segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pedro Martelli


Pedro Martelli apresentou-se na 29ª Oficina de Música de Curitiba/PR (janeiro/2011) - Um programa diversificado que apresentou desde suites de Robert Visée, prestigiado compositor de violão da corte de Luis XIV até o modernismo brasileiro de Heitor Villa-Lobos. Com essa proposta Pedro Martelli arrancou aplausos de uma plateia encantada e atenta a cada detalhe de sua performance, no SESC da Esquina.

Pela primeira vez na capital paranaense, o instrumentista, arranjador e compositor de origem cearense, mostrou-se estupefato com a qualidade, organização e amplitude da Oficina de Música de Curitiba: “Participar dessa edição do evento é um presente para mim. Fiquei extremamente surpreso com o alto nível e o tamanho deste movimento tão enriquecedor para os amantes e profissionais da música”.

A escolha dos arranjos que fizeram parte do Recital foi feita para mostrar a evolução histórica das grandes composições, inicialmente, feitas no violão de cinco cordas duplas e, realizadas no instrumento de seis cordas a partir do final do século XVIII.

Na abertura do programa, o público experimentou a musicalidade dançante que deliciava a realeza francesa, numa sequência de músicas baseada no livro de 1686 de Robert Visée, exibida de forma inédita pelo músico cearense. O espetáculo contou ainda com três estudos – praiana, seresta e bossa nova – de Geraldo Vespar, amigo de Pedro Martelli e grande nome do cenário nacional, além de algumas obras do espanhol Fernando Sor.

Destaque para a reprodução de três estudos de Heitor Villa-Lobos, considerado por Martelli como um dos mais complexos conjuntos de obras de violão do século XX. A transcrição do piano para o violão de Asturias, obra do espanhol Isaac Albeniz encerrou com chave de ouro a apresentação.

Mestre em música pela The Julliard School de Nova Iorque, Pedro Martelli também ficou impressionado com a qualidade dos músicos da Camerata Antiqua de Curitiba, ao lado da qual também se apresentou como solista em concerto realizado no último dia 14.

“O alto nível da Camerata é surpreendente. Entendo que Curitiba deve reivindicar o codinome de capital da música”, destaca.Ingrid Stein tem apenas 15 anos, leciona música para adolescentes e participa da aula de guitarra nesta edição da Oficina de Música. Empolgada com o espetáculo, destaca: “Gostei muito, foi incrível. É, sem dúvida, uma experiência enriquecedora para mim que foco no violão”.

Para o médico Gabriel Wandich Corbe, 30 anos, que teve aulas com Martelli dos 10 aos 14 anos: “A diversidade dos estilos propostos, o carisma, a dança dos dedos, são os grandes diferenciais desse músico que nos faz experimentar de maneira irreverente a musicalidade”, diz.

A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), com Patrocínio da Petrobras.

O violonista Pedro Martelli é mestre em música pela The Juilliard School de Nova York, onde apresentou-se no Alice Tully Hall, Paul Hall, Morse Hall e Manhattan School of Music em performances Solo, Trio, Quarteto e com vários cantores, entre os quais Nan Maro Babakhanian (Mezzo Soprano), com quem realizou uma tournê pelo Estado de São Paulo em 1997, sob patrocínio do Sesc.

Vencedor do II Concurso Nacional de Violão promovido pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e Segundo Prêmio no I Concurso para Instrumentistas e Cantores promovido pela OMB de São Paulo, apresentou-se como solista junto ao Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto e, junto com a soprano Ilda Sergl participou do projeto “Lorca na Rua” promovido pelo SESC em 1998, numa grande homenagem ao poeta espanhol Federico García Lorca.

Atuou como professor da Universidade de Ribeirão Preto e em Seminários Nacionais e Internacionais de Violão. Desenvolveu trabalhos com música coral, tendo participado de encontros nesta área, em especial do Projeto Monitores Corais promovido pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado de São Paulo; pesquisou por vários anos a Música Popular Brasileira e ministra cursos de Harmonia aplicada a este gênero. Bacharel pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, participou de Seminários em São Paulo e Porto Alegre.

Fez seu aperfeiçoamento com Henrique Pinto (SP) e Sharon Isbin (NY) e participou de master classes com John Duarte, Carlos Barbosa Lima, Eduardo Isaac, Miguel Girolet, entre outros.

Desde 2001 é professor da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás onde é coordenador de área e ministra aulas de Violão, Conjunto Musical, Formação de Repertório e Música de Câmera.

Tem intensificado sua atividade camerística desenvolvendo trabalhos com os violinistas Anderson Rocha e Alessandro Borgomanero, com as cantoras Marília Álvares e Joana Christina Azevedo e com o violonista Eduardo Meirinhos. Mais recentemente tem trabalhado com o ator/diretor Marcos Fayad no espetáculo ‘Por Prazer’ baseado na obra do poeta americano Walt Whitman.
FONTE

OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA

Nenhum comentário: