quarta-feira, 4 de maio de 2011

Isaias Souza

Para ilustrar a postagem sobre o compositor Isaias Souza
escolhi a obra JANELA INDISCRETA,
do pintor português Abel Manta (Gouveia -12/10/1888 ** Lisboa 09/08/1982).
O compositor Isaias Souza iniciou a carreira artística na década de 1960, e teve sua primeira música gravada em 1963, o bolero "Ainda podemos" pelo cantor Carlos Alberto em LP CBS.

A balada "Que vida levo eu", na interpretação de Roberto Livi, foi incluída no LP "As 14 mais - Vol. XVII", lançado em 1965 pela gravadora CBS.

Em 1966, a balada "Ela tem que ser meu bem" foi gravada por Sérgio Murilo na RCA Victor.

Dois anos depois, teve duas músicas gravadas por Carlos Nobre, no LP "O seresteiro moderno": "Um grande amor no carnaval" e "Impossível me foi".

A partir de 1972, começou a conhecer seu período de maior sucesso, quando teve três composições gravadas pelo cantor Evaldo Braga, no LP "O ídolo negro", da gravadora Polydor: "Vem cá"; "Meu delicado drama" e "A cruz que carrego". Esta última tornou-se o maior sucesso do cantor Evaldo Braga, vendendo milhares de discos e consolidando-se como um dos clássicos da chamada música brega-romântica.


No mesmo ano, no Lp "O ídolo negro - Volume 2", gravado por Evaldo Braga, incluiu as canções "Esse alguém" e "Tudo fizeram pra me derrotar".

Em 1973, o grupo Os Garotos da Praia regravaram as canções "Esse alguém" e "Tudo fizeram pra me derrotar", parcerias com Evaldo Braga, e "Vem ", no LP "Os Garotos da Praia interpretam o inesquecível Evaldo Braga, lançado pela gravadora Som/Copacabana após a morte do cantor naquele ano.

No mesmo ano, as canções "Lenço manchado", "Capricho louco" e "Não volte pra mim" foram gravadas pelo cantor brega-romântico Maurício Reis.

Em 1974, as composições 'Tudo eu perdi por você" e "A cigana me enganou" foram gravadas por Maurício Reis.

Em 1975, o cantor Balthazar gravou as baladas "Mariana" e "Que Será de Mim.


No mesmo ano, o cantor Nino Gatto lançou a balada "Sai do meu caminho".

Em 1976, o samba "Eu e meu pandeiro" foi gravado simultaneamente por Jorginho do Império na Polydor, e por Ely Arcoverde pela Entré/CBS. Nesse ano, o cantor Balthazar gravou mais uma composição sua: "Garoto de rua".

Em 1977, teve várias composições lançadas: "Enquanto o sol não se apagar" e "Extrato de maldade" por João Dias em LP Odeon; "Eu posso não resistir" por Roberto San, na Tapecar; "Eu quero o divórcio Doutor" por Márcio Renée na Continental; "Maria Vai Quem Quer" por Ronaldo Lopes, na Entré/CB;, "Não digas adeus", por Gil Max na RGE; "Seu sistema nervoso", por Luis Geraldo em disco Coronado/EMI-Odeon; "Tempo de primavera", por Nino Gatto na RCA Camden e "Vou guardar minha guitarra" por Waldir Ramos, em disco Entré/CBS.

Em 1978, o cantor brega-romântico Célio Roberto gravou "A mensagem".

Em 1979, "A cruz que carrego" foi relançada pelo cantor Carlos André, ex-integrante do Trio Mossoró, no Lp "O apaixonado", da gravadora Copacabana. No mesmo ano, a canção "Os mandamentos" deu título ao LP lançado pelo cantor Roberto Linhares, pela Sinter/Philips, incluindo, ainda, as músicas "Quando me disseres que sim"; "Conselho de amigo" e "Estou sofrendo só".

Em 1980, os boleros "Voltas" e "Esta noite" foram lançados por Ronaldo Adriano, pela Tapecar/Som Livre. Ainda nesse ano, Roberto Linhares, no LP "Prece de amor", da Polyfar/Philips, gravou "Fica"; "Eu só quero você" e "Teu escravo".

Em 1982, o cantor potiguar Carlos Alexandre lançou, pela RGE, o LP "Revelação de um sonho", uma homenagem a Evaldo Braga, incluindo as composições "Tudo fizeram para me derrotar" e "Meu delicado drama".


Quase sempre compôs sozinho, fazendo letra e música. Com mais de 40 músicas gravadas por renomados cantores bregas-românticos como Evaldo Braga, Carlos Alexandre, Carlos Alberto, Célio Roberto, Carlos André, Waldir Ramos e João Dias, entre outros, Seu maior sucesso foi "A cruz que carrego" música gravada por Evaldo Braga e um ícone da música brega ao longo de décadas.

FONTE

Wikipédia


Nenhum comentário: