sábado, 14 de maio de 2011

Festival Virtuosi Brasil


O Virtuosi, principal festival internacional de música de concerto do Recife, que sempre ocorre em dezembro, realiza todos os anos uma edição extra dedicada apenas a músicos brasileiros: o Virtuosi Brasil, que em 2011 é realizado de 12 a 15 de maio (quinta a domingo) no Centro Cultural Correios, com entrada grátis. O homenageado deste ano é o compositor Almeida Prado, (1943-2010), cujas músicas serão tocadas no domingo.


Instrumentos de sopro dominam a noite de abertura, na quinta-feira. Sobe ao palco o Trio Lignum, formado por Alexandre Ficarelli (Oboé), Luis Afonso Montanha (Clarinete) e Fábio Cury (fagote). Os três são pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e devem tocar músicas de Heitor Villa-Lobos, Darius Milhaud, Sandor Veress e Jean Françaix.

Na sexta, o público do Recife é apresentado ao grupo catarinense Anima: Musica Mundi et Instrumentalis, que apresenta o espetáculo Donzela guerreira, uma mistura entre concerto e encenação dramática. Eles misturam instrumentos clássicos e rústicos, com um repertório que mescla música barroca e medieval com a cultura popular brasileira.

Um dos pontos altos do festival será o recital (solo) do violencelista pernambucano Leonardo Altino, que passou por grandes orquestras do mundo e hoje vive nos EUA. Ele tocará uma suíte completa de Johann Sebastian Bach, algo raro de se ver (e ouvir, principalmente) em palcos de Pernambuco. Seu programa também inclui obras contemporâneas de Marlos Nobre e Zoltan Kodaly.

No domingo, o maestro Rafael Garcia rege sua Orquestra Jovem de Pernambuco, acompanhada de Leonardo Altino. Peças de Almeida Prado, Haydn, Popper, Bach e Holst serão intepretadas.

Todos as apresentações começam pontualmente às 19h, exceto no domingo, quando a programação está marcada para as 17h. O Centro Cultural Correios fica na Avenida Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife. Informações: 3363-0138.

Obs: Eu fiz esta postagem na quinta-feira (12/05) mas só hj eu vi q ela estava entre os rascunhos do Blog =(

FONTE

Nenhum comentário: