sexta-feira, 20 de maio de 2011

Délio e Delinha


Délio (José Pompeu) e Delinha (Delanira Gonçalves), dupla sertaneja de cantores e compositores do Brasil, nasceram na cidade de Maracaju, no então estado de Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul. Primos e também Marido e Mulher, iniciaram a Carreira Artística Profissional na década de 1950, na mesma época em que haviam se casado. Cantando, de início, em festas e programas de auditório, foram conquistando uma rápida e merecida popularidade, que incentivou o casal a seguir em frente com maiores desafios.



A dupla cantou a música típica e de raiz de Mato Grosso do Sul, por Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros, fazendo com que o nosso Estado ficasse conhecido no Brasil. Eles cantavam ritmos como o Maxixe Mato-Grossense, Cana Verde, Arrasta-Pé, e principalmente, o Rasqueado. Os dois artistas foram um dos primeiros a divulgar a música do nosso Estado para o Brasil todo.



Pouco tempo depois de se casarem, Délio e Delinha mudaram do interior Mato Grosso do Sul (na época, Maracaju-MS ainda pertencia ao Estado do Mato Grosso) para capital Paulista, onde atuaram nas Rádios "Bandeirantes" e "Nove de Julho". Delinha tinha apenas 19 anos de idade, na época.

A mudança para São Paulo-SP foi incentivada pelo compositor Sul Matogrossense Zacarias Mourão e, além de atuarem nas duas emissoras de rádio já mencionadas, a dupla assinou contrato com a gravadora Califórnia, na qual "O Casal de Onças de Mato Grosso" gravou no dia 26/03/1959 o primeiro Disco 78 RPM (TC-1.045), tendo no Lado A o Rasqueado "Malvada" (Delinha - Délio) e no Lado B o Rasqueado "Cidades Irmãs" (Délio - Delinha).

Conhecidos como "O Casal de Onças de Mato Grosso" em 1959, gravaram os rasqueados "Malvada" e "Cidades irmãs", ambos de autoria da dupla.

Em 1960 gravaram, também de autoria da dupla, o rasqueado "Prenda querida" e a guarânia "Meu cigarro".




Gravaram também no mesmo ano, entre outras composições, o rasqueado "Querendo você", em parceria com Biguá, radialista e compositor.

A dupla estava empenhada em gravar ritmos considerados de raiz, como o rasqueado e a cava-verde, entre outros. Ainda em 1961 gravaram, de autoria da dupla, a cana-verde "Louvor a São João" e o arrasta-pé "Triste verdade".



Délio e Delinha também participaram da gravação da trilha sonora do primeiro filme estrelado pela inesquecível dupla Tonico e Tinoco: "Lá No Meu Sertão" de Eduardo Llorente, em 1961.

Em 1962 gravaram, também de autoria da dupla, os rasqueados Coisinha querida.

Em 1963 gravaram, entre outras composições, o maxixe "Mundo de ilusão" e a cana-verde "Triste adeus", ambas de autoria da dupla.

Em 1964, também de autoria da dupla, gravaram o rasqueado "Lembrando Mato Grosso" e o maxixe "Esperança perdida".


Apesar da dupla ter se realizado artisticamente na Capital Paulista, a saudade foi muito maior e Délio e Delinha decidiram retornar ao querido Estado do Mato Grosso, ainda na década de 1960. Ocorreu também o divórcio após os 25 anos do Casamento de Délio e Delinha.

A dupla porém chegou a se reunir novamente em 1978, ocasião na qual lançou o disco independente "O Sol e a Lua".


Em 1993, influenciados por antigos admiradores, somados a uma numerosa geração jovem, que veio aos poucos descobrindo seu belíssimo repertório, a dupla reapareceu em algumas apresentações públicas.


Em Dezembro de 2007 foi lançado o CD e o DVD comemorando os 50 anos de carreira da dupla Délio e Delinha no Clube União Beneficente dos Sub-Tenentes e Sargentos das Forças Armadas, em Campo Grande-MS, DVD esse que foi gravado no mesmo local, no dia 02/06/2007, e que contou com a participação de Maciel Corrêa e Zézinho Nantes.



O DVD apresenta diversas Músicas que marcaram a trajetória da dupla, intercaladas com imagens de arquivo, fotos e depoimentos de amigos, Músicos e Profissionais de Emissoras de Rádio que sempre acompanharam a carreira da dupla.

Em linguagem agradável e poética, é contada a trajetória de Délio e Delinha e seu repertório, cujas letras retratam amores impossíveis, sentimentos nativos e sofrimentos apaixonados. Composições Musicais que permanecem na memória dos que conhecem (mesmo que tardiamente) os sucessos de Délio e Delinha.

Esse trabalho resultou do empenho do repórter cinematográfico José Eduardo Moraes (o Zédu), e também de João Paulo, filho de Délio e Delinha. De início, eles foram em busca de financiamento do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) do Governo anterior, no entanto, não conseguiram o recurso.



Resolveram então ir em busca de recursos junto à iniciativa privada em Campo Grande-MS. Os recursos levantados, no entanto, foram muito aquém do que se necessitava, em relação aos custos da gravação, levando-se também em conta a importância da dupla Délio e Delinha para a Cultura Sul-Mato-Grossense.

Mesmo assim, o Projeto foi levado adiante e foi gravado o importante DVD, prestando justa homenagem à dupla Délio e Delinha, proporcionando também à nova geração de Apreciadores o contato com o trabalho da dupla que não pode ser jamais esquecida.



Morreu no dia 08/02/2010, aos 84 anos de idade, o cantor Délio, da dupla Délio e Delinha. O velório foi realizado na Câmara Municipal de Campo Grande. O cantor faleceu por volta das 17h30, no Hospital do Câncer Alfredo Abraão, em Campo Grande (MS), vítima de um câncer de pulmão. O sepultamento foi realizado no Cemitério Jardim da Paz, saída para Sidrolândia.

Délio morava com a segunda esposa, Olanda Roque, e com que estava casado há 30 anos.


FONTE

WIKIPÉDIA

Boa Música Ricardinho

Nenhum comentário: