sexta-feira, 27 de maio de 2011

Danilo Caymmi


Danilo Candido Tostes Caymmi (Rio de Janeiro, 7 de março de 1948) é um músico, cantor, compositor e arranjador brasileiro. É filho de Dorival Caymmi e Stella Maris, e irmão de Dori e Nana Caymmi.

O Que É o Amor
Danilo Caymmi
Composição: Danilo Caymmi
O que é o amor, onde vai dar,
Parece não ter fim
Uma canção cheirando a mar,
Que bate forte em mim
O que me dá meu coração
Que eu canto prá não chorar
O que é o amor, onde vai dar
Porque me deixa assim
O que é o amor, onde vai dar,
Luar perdido em mim ...

Danilo Caymmi começou a tocar flauta e violão na adolescência. Abandonou o curso de arquitetura no fim do curso. Iniciou a carreira artística, participando como flautista, da gravação do disco "Caymmi Visita Tom", de 1964.

Seu primeiro trabalho como compositor a ser registrado foi com a música "De Brincadeira", feita em parceria com Edmundo Souto, interpretada por Mário Castro Neves em 1967.


Atuou como flautista e compositor, obtendo o terceiro lugar no III Festival Internacional da Canção, na fase nacional, transmitido pela Rede Globo, em 1968, com a canção Andança, sendo seus parceiros na composição da canção Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, lançando a cantora Beth Carvalho, contando com a participação do grupo vocal Golden Boys.


Fez sucesso com a canção Casaco Marrom, composta juntamente com Guarabyra, na voz da cantora Evinha.


Danilo trabalhou com seus irmãos e fez espetáculos em 1973 com Edu Lobo. No mesmo ano, participou da gravação do disco "Matança do Porco", do grupo Som Imaginário.

Em 1983 entra para o conjunto musical Banda Nova de Tom Jobim.


Danilo Caymmi foi convidado pela TV Globo (Rede Globo) a escrever trilhas musicais para alguns seriados e novelas como Riacho Doce, Teresa Batista, Corpo e Alma e Mulheres de Areia, sendo lançado o longplay Trilhas.


Em 2001 participou com Roberto Menescal, Marcos Valle e Wanda Sá do Fare Festival, realizado em Pavia, na Itália pela Società dell'Academia. Fez turnê nas seguintes cidades Estocolmo, na Suécia, Helsinki na Finlândia e em Moscou na Rússia.

Em comemoração aos noventa anos do pai, lançou em 2004, junto com seus irmãos Nana e Dori, o compact disc Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo, com os maiores sucessos de Dorival Caymmi.


Em 2009, foi lançado pela Rob Digital, em parceria com o Canal Brasil (TV por Assinatura), o CD e DVD "Danilo Caymmi e Amigos", cujo registro teve a participação de Roberto Menescal, Fafá de Belém, Zé Renato, Claudio Nucci, Dori Caymmi e sua filha Alice Caymmi.


Danilo Caymmi é o convidado da 2ª edição de projeto em homenagem ao samba

Com longa história na MPB, iniciada com o pé direito na primeira metade da década de 1960, quando participou como flautista do disco Caymmi visita Tom, com o qual começou a se tornar conhecido país afora, o cantor, arranjador e instrumentista Danilo Caymmi está nesta quinta-feira em Belo Horizonte, onde participa como segundo convidado do projeto Outros bambas, outros sambas, que teve na estreia o cantor Vander Lee.


Nascido no Rio em 1948, ligado à música desde a infância por influência do pai, Dorival Caymmi, dos irmãos Dori e Nana, Danilo chega a Minas cheio das novidades: uma delas é que, depois de muitos anos, acaba de gravar, pela Biscoito Fino, um novo CD, ainda sem nome, já em fase de mixagem.


Será um disco autoral, com 11 músicas inéditas e duas regravações. Uma delas será Branca, que fiz em parceria com João Carlos Pádua e Nana gravou nos anos de 1980, e A vida vai mudar, em parceria com Dudu Falcão para a minissérie da TV Globo Teresa Batista, baseada no livro de Jorge Amado”, diz Danilo. Satisfeito com o resultado do disco, ele conta que o lançamento será ainda este ano, quando pega de novo a estrada para divulgá-lo em shows por todo o Brasil.

Mas como o objetivo do projeto Outros bambas, outros sambas, obviamente, é divulgar o gênero, nenhuma das músicas do novo disco será apresentada hoje em Belo Horizonte. “Mostrarei composições antigas, com repertório de meu pai, como Saudade da Bahia, Maracangalha e Vatapá, além de canções de Tom Jobim, com quem trabalhei durante 10 anos, de Paulo César Pinheiro, e músicas minhas, como Casaco marrom, com a qual ganhei o Festival de Juiz de Fora, em 1968, e Andanças, que segundo o Ecade é uma das 10 músicas brasileiras mais executadas de todos os tempos”, conta Danilo. Feita em parceria com Edmundo Souto e Paulo Tapajós, ela foi lançada por Beth Carvalho, com participação de Os Golden Boys.


No show do dia 19/05/2011, Danilo foi acompanhado pelo violinista Muri Costa, com o qual tem antiga parceria. Para as próximas edições do projeto, que está sendo realizado sempre às quintas-feiras, estão previstas, entre outras, participações de bambas como Fátima Guedes, Leny Andrade, Cauby Peixoto, Alaíde Costa, Claudinha Teles, Zé Renato, Moacyr Luz e outros...


FONTE

DIVIRTA-SE

Wikipédia

Nenhum comentário: