sexta-feira, 27 de maio de 2011

Claudio Cartier


Claudio Brandini Cartier (25/9/1950, Rio de Janeiro/RJ). Instrumentista (violonista). Arranjador. Cantor. Compositor. Artista plástico. Cartunista. Aos 11 anos de idade ganhou seu primeiro violão. Estudou com os professores Antonio Rebello e Jodacil Damasceno (violão clássico). Inicialmente voltado para a área erudita, em 1968 começou a ter contato com a música popular nas reuniões do Movimento Artístico Universitário (MAU).


Entre 1968 e 1970, Claudio Cartier freqüentou o Instituto Villa-Lobos. Recebeu orientação musical de Radamés Gnattali e estudou canto na Escola Nacional de Música. Nessa mesma época, ingressou no Instituto de Belas Artes, tendo realizado diversos trabalhos como desenhista, destacando-se cartuns para o programa "Faça humor, não faça guerra" (TV Globo).

Em 1974, formou, com Octávio Burnier (hoje Tavynho Bonfá), a dupla Burnier & Cartier, que atuou no cenário artístico até 1978. Com a dissolução da dupla, Claudio começou a dedicar-se preponderantemente ao seu trabalho de compositor, instrumentista e arranjador.


Em 1979, gravou uma participação especial, como cantor e violonista, na faixa "No analises", de sua autoria e de Paulo César Feital, incluída no LP de Nana Caymmi.

Em 1982, lançou seu primeiro LP solo, "Claudio Cartier", pela Opus Columbia, com arranjos seus e de César Camargo Mariano.

Em 1985, Claudio gravou suas músicas "Saigon" (c/ Carlão e Paulo César Feital) e "Dia tão bonito" (c/ Paulo César Feital) em compacto simples lançado pela Som Livre.


Dois anos depois, esteve presente, como compositor intérprete e violonista, na trilha sonora da novela "Direito de amar" (TV Globo), com "Dias de lua" (c/ Marco Aurélio e Paulo César Feital), gravada em LP lançado pela Som Livre. A canção foi incluída também na minissérie "Araponga" e indicada para o Prêmio Sharp de 1992, na interpretação de Emílio Santiago.

Participou ainda da trilha sonora da novela "Perigosas peruas" (TV Globo), com a música "É demais pra mim" (c/ Marco Aurélio).

Para o teatro, Claudio compôs a trilha sonora da peça "A tempestade" e, com Geraldo Casé, a trilha sonora do musical infantil "A fábrica de sonhos".

Assinou a produção e direção musical da peça infantil "Cinderela", de Maria Clara Machado, com músicas compostas em parceria com Elvira Helena.

Destacou-se como o autor de "Saigon" (c/ Carlão e Paulo César Feital), sucesso nas gravações de Beth Carvalho e Emílio Santiago, e "Ziguezagueou", registrada por Danilo Caymmi.


Em 1999, suas canções "Demorô" e "Olhar bandido", ambas em parceria com Paulinho Tapajós, foram registradas em disco por Beth Carvalho.

Atuou, como músico, vocalista e/ou arranjador, em gravações de Nana Caymmi, Zizi Possi, Fafá de Belem, Emílio Santiago, Sérgio Mendes, Doris Monteiro, Sarah Vaughan, Dun Burrows, George Golla, Tim Maia, Beth Carvalho, Nelson Gonçalves, Elba Ramalho, e Mussum, entre outros, e na trilha sonora do "Sítio do Pica-pau Amarelo" ( TV Globo).

Na área publicitária, Claudio Cartier compôs e, juntamente com o maestro Darcy de Paulo, produziu, peças veiculadas em rádio e televisão, para Newsplan, Fabricatto, Taco, Abecip, JPX, Corsa, Sloper, Embratur, Shopping Interlagos, Royal, Costa Verde, Azeite Borges, Telefônica Celular e Bacalhau da Noruega, entre outros.

Como cartunista e/ou ilustrador, realizou trabalhos para Editora Vecchi,TV Globo e participou de Salões, como Salão Naval , Salão do Trem, Salão Carioca de Humor, Correios e Cem Anos de Futebol, entre outros.


Em 2001, fez a foto-montagem de Tim Maia, Cassiano e Hyldon para a capa do CD "Velhos Camaradas - 2", de Carol Santos, para a Universal Music. Nesse mesmo ano, Nana Caymmi incluiu no repertório do CD "Desejo", sua canção "Naquela noite" (c/ Guto Marques).

Constam da relação dos intérpretes de suas canções Nana Caymmi, Milton Nascimento, Danilo Caymmi, Emílio Santiago, João Nogueira, Olívia Hime, Beth Carvalho, Os Cariocas, Quarteto em Cy, Leny Andrade, Nei Lopes, Wilson Moreira, Aldir Blanc, Walter Alfaiate e Tim Maia, entre outros.

FONTE

DICIONÁRIO MPB

Nenhum comentário: