quarta-feira, 18 de maio de 2011

Chico Saraiva


Considerado um dos melhores músicos de sua geração, Chico Saraiva nasceu no Rio de Janeiro, foi criado em Santa Catarina e vive em São Paulo desde 1995. Formado em música popular na UNICAMP, estreou como compositor no álbum instrumental Água (MCD/1999) gravado ao lado de Edu Ribeiro (bateria) e Zé Nigro (baixo).

Vencedor do 6° Prêmio Visa de MPB - Edição Compositores – em 2003, Chico Saraiva, 29 anos, é um dos destaques da nova safra de compositores responsáveis pela renovação atual da MPB. O compositor integrou a formação instrumental do Corda Coral e participa, atualmente, do grupo A Barca.

A gravação do disco Trégua (Biscoito Fino/2003), como parte da premiação, apresenta canções interpretadas por grandes cantoras brasileiras. Permeado por composições instrumentais, foi considerado "uma obra-prima" pela revista francesa Vibrations.

Em 2005, Chico foi finalista do Festival da TV Cultura com a canção Startrek de Tacape. No mesmo ano, foi selecionado pelo Projeto Pixinguinha e excursionou por quatro Estados do norte do Brasil.

Lançando Saraivada (Biscoito Fino/2007), o autor fez uma leitura musical das culturas tradicionais brasileiras, as quais visita com o grupo A Barca, do qual é co-fundador. O próprio Chico deu voz às parcerias com poetas como Luiz Tatit e Paulo César Pinheiro.


Show Saraivada


Gravado dia 7 de setembro de 2008 no Teatro do Sesc Vila Mariana na Série Encontros, com Francis Hime e Chico Saraiva dividindo a noite. Saraivada (Biscoito Fino) apresenta o olhar do compositor Chico Saraiva (Prêmio Visa) acerca dos hábitos musicais das tradições populares brasileiras, que o compositor visita como integrante do grupo A Barca.

Músicos:

Chico Saraiva - Violão
Vitor Lopes- Gaita
Ricardo Sohyo - Baixo
Cléber Almeida - Bateria
Helena Castro - Percussão
Criação e Operação de Luz - Nelson e Kleber Bernardo
Câmera e Edição - PC Toledo


Em 2009, Chico e a cantora Verônica Ferriani lançaram o cd Sobre Palavras (Borandá), com músicas de Chico sobre a poesia de Mauro Aguiar. O projeto foi selecionado pelo Projeto Pixinguinha, que proporcionou a gravação do cd e os shows de lançamento.

Ainda no final do ano passado, Chico lançou o Duo instrumental Saraiva-Murray, com o violonista Daniel Murray. A estreia foi em Paris, em novembro. Chico vem se apresentando nos principais palcos brasileiros ao lado de compositores como Francis Hime e Guinga.

Carioca de nascimento, criado em Florianópolis, e atualmente morando em São Paulo, o compositor e instrumentista transita com liberdade nos diversos gêneros musicais que fazem da música popular um caldeirão de diversidade. Seu talento se mostra com igual preciosismo no choro, no samba, no baião, no frevo e até mesmo na bossa.

O violão de Chico é suave, cada acorde transborda um refinado sentimento, que ainda que sofisticado, - o que o insere na mesma linha evolutiva de mestres como Villa Lobos, Tom Jobim e Francis Hime, - tem suas raízes fincadas nas tradições populares. O conhecimento sobre MPB e teoria da música reforça seu instinto para a composição popular. Segundo o compositor e violonista Guinga, Chico tem “alma de compositor de rua, incorporada num violão que freqüenta a academia”.


FONTE

Site Oficial

Nenhum comentário: