terça-feira, 17 de maio de 2011

BaianaSystem


70 anos depois da criação da guitarra baiana, Roberto Barreto propõe um diálogo entre o som e o uso “pau elétrico” de Dodô e Osmar, e os recursos e atualizações presentes no século XX. Formado por uma guitarra baiana, um baixo, um vocal e um DJ, o Baiana System mistura linguagens, numa espécie de redescoberta do pau elétrico.

Parente do bandolim elétrico, a guitarra baiana foi inventada por Dodô e Osmar no início da década de 40. Sua aparência, quando criada, lembrava uma mistura de cavaquinho com bandolim. Hoje a guitarra baiana se parece com uma miniatura de guitarra elétrica.



A idéia principal do BaianaSystem é que a guitarra baiana interaja num formato de Live P.A. com um DJ que assuma as bases sampleadas e/ou tocadas, fazendo inserções de sons e efeitos. A formação pode ser completada por baixo, percussão ou outros instrumentos, a depender da intenção, onde essas combinações passeiam por temas com liberdade de improvisos e se utilizam de recursos como camadas, efeitos e loops, numa concepção que também se inspira na liberdade e psicodelia do Dub.

A Bahia exporta para o mundo o som produzido pela guitarra baiana. E é para mostrar as novas possibilidades sonoras do instrumento popularizado no Carnaval de Salvador que, há dois anos, o BaianaSystem produz uma música urbana com influências das culturas brasileira, africana e jamaicana. “Eu não gosto da ideia de resgate, porque referencia o passado. A guitarrinha precisa dialogar com o que está se produzindo hoje”, ressalta o idealizador do projeto, Robertinho Barreto.



Nas mãos dele, a guitarrinha dialoga de forma harmônica com as sonoridades africanas e com a liberdade e psicodelia do dub. O instrumento se renova e interage com as bases trabalhadas e mixadas por Chico Correa. Em todas as músicas produzidas pelo grupo há inserções de sons e efeitos com liberdade de improvisos.

O vocal também é especial. Na voz de Russo Passapusso, o BaianaSystem explora novas possibilidades de timbragens e de interação com a produção das bases rítmicas dos sound system`s. Essa linguagem e a filosofia das “colagens” dos sistemas de sons, do recriar a partir do existente, tornam o desafio do grupo.

BaianaSystem tem um formato que possibilita diversas combinações, “sistemas”. Com isso, amplia a ideia de sound system`s para novas timbragens, estéticas e formações musicais. A base do grupo, no entanto, vem sendo preparada pelo núcleo formado pelo guitarrista Robertinho Barreto, o vocalista Russo Passapusso, o baixista e também produtor do disco Marcelo Seco, o percussionista Wilton Batata e o DJ/Produtor Chico Corrêa (bases e mixdubs).

Concepção visual – BaianaSystem tem uma concepção visual idealizada e executada por Filipe Cartaxo. Em todos os materiais produzidos para a banda, Filipe explora grafismos como referências às manifestações populares da Bahia, como o Carnaval e as demais festas de largo.

CD – Toda essa inventividade sonora pode ser conferida no primeiro CD homônimo ao grupo, onde o BaianaSystem canta a cidade e suas nuances cotidianas. Para reforçar o time, o disco conta com participações como as de Lucas Santtana, Gerônimo, Roberto Mendes, Buguinha Dub e o mais constante parceiro do grupo, BNegão. O álbum teve grande aceitação do público e da mídia, tendo recebido críticas positivas de revistas especializadas em música, como a Bravo.

Reconhecimento – A BaianaSystem já participou de projetos, além de ter sido apoiado por editais como Conexão Vivo (2010 e 2011), Caixa Cultural (2010) e Oi Futuro (2011). Dentre as apresentações do grupo no ano passado estão a Expo Shangai/China, o Festival de Inverno de Garanhuns, o Brasil Rural Contemporâneo 2010 de Brasília, o REC Beat de Pernambuco, o Festival UFSCAR de São Paulo e o Sesc/Prata da Casa, no mesmo estado. Neste último, o show da BaianaSystem foi eleito como um dos quatro melhores do ano, o que resultou em uma outra apresentação com os melhores grupos de todo o projeto.



A música do grupo BaianaSystem chega pela segunda vez em terras orientais. Na próxima semana, o grupo baiano desembarca em Shangai, na China, para participar de um workshop sobre guitarra baiana, em 20/05/2011, e apresentar três shows: um no Festival World Music Shangai 2011, no dia 21/05/2011, e outros dois em casas de festas da cidade.

Apenas o BaianaSystem e a banda carioca Samba Batucada representam o Brasil no Festival World Music Shangai 2011, que conta com mais de 30 atrações de todo o mundo.

A BaianaSystem surgiu em 2009 e explora novas possibilidades sonoras na guitarra baiana, como sonoridades africanas e o DUB. A banda é formada por Roberto Barreto (guitarra baiana), Russo Passapusso (vocais), Wilton Batata (percussão), Marcelo Seco (baixo) e Chico Corrêa (DJ - Live P.A.).

FONTE

ATARDE ONLINE

SITE OFICIAL

Nenhum comentário: