terça-feira, 31 de maio de 2011

Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora


Inscrições abertas para evento que tem o maior departamento de música antiga do país; promoção é do Centro Cultural Pró-Música - O Centro Cultural Pró-Música abre no dia 1° de junho inscrições para o 22º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga realizado em Juiz de Fora (MG) entre os dias 17 e 30 de julho.

A organização receberá inscrições de cerca de 700 alunos para 48 cursos nas áreas de cordas, sopros, orquestras, vozes e didática da musicalização ministrados por 44 conceituados professores brasileiros e estrangeiros.

O evento, que tem o maior departamento de música antiga do país, oferece cursos de trompa natural, traverso, viola da gamba, violino, violoncelo, cravo, além de canto barroco. Entre as opções também estão os instrumentos modernos e as oficinas para crianças, como a de prática de orquestras. A formação de professores tem espaço com o curso de didática da musicalização infantil.

Este ano, o Festival amplia seu conteúdo teórico com a realização de masterclass internacionais e palestras, ministradas por Paulo Bosísio, Homero Magalhães Filho, Luis Otávio Santos e Rodolfo Valverde.

Para o público a novidade é o bate-papo sobre os concertos, toda noite, às 19h30. O professor Rodolfo Valverde fará comentários sobre as atrações e os programas dos concertos.

Na programação cultural, destaque para o alto nível de mais de 30 concertos vespertinos e noturnos, todos gratuitos, em teatros e nas ruas.

Entre os pontos altos está a apresentação da Orquestra Barroca do Festival. Formada por músicos de consolidada carreira internacional, a orquestra faz mais um registro em CD da música barroca e colonial interpretada de forma historicamente correta.

O grupo francês Doulce Mémoire tem participação confirmada.



O Quinteto Villa-Lobos é um conjunto musical brasileiro de sopros fundado em 1962, com a proposta de divulgar a música de câmara brasileira.

O Quarteto Camargo Guarnieri foi criado em outubro de 2001 por quatro renomados músicos do ambiente musical de São Paulo para homenagear o grande compositor paulista.

A execução e valorização de obras de autores brasileiros são sua principal meta, assim como de obras consagradas do repertório internacional. A estréia do quarteto aconteceu em janeiro de 2002 no 13° Curso Internacional de Música Scala em Juiz de Fora (MG), onde houve aclamação do público e exaltados elogios dos renomados instrumentistas e professores presentes no curso.

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais vem cumprindo a sua missão de oferecer ao público um trabalho de excelência artística. Por esse trabalho, foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) como o Melhor Grupo Musical erudito de 2010.

Compõem a Filarmônica instrumentistas mineiros e de vários lugares do Brasil e do mundo. O talento e a dedicação desses artistas se harmonizam com um repertório ousado, abrangente e diversificado, oferecendo aos ouvintes uma experiência musical única.

A Orquestra Ouro Preto foi criada em maio de 2000, com o nome Orquestra Experimental UFOP/Ouro Preto, por Rufo Herrera e Ronaldo Toffolo, ambos então professores da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem como propostas o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas e a oferta à comunidade universitária, local e itinerante de uma programação permanente de concertos, além da difusão da música de “compositores da escola mineira”, com ênfase naqueles que atuaram em Vila Rica e Mariana nos séculos XVIII e XIX, a exemplo de João de Deus de Castro Lobo (1794-1832).

Além dos concertos periódicos em Ouro Preto, a Orquestra já se apresentou em diversos estados brasileiros sob a regência de importantes maestros, como Arnon Sávio Reis de Oliveira (MG), Ernani Aguiar (RJ) e Júlio Moretzsohn (RJ).

De modo especial, a partir de 2007, abriu uma programação destinada aos distritos do município de Ouro Preto, além de realizar concertos que se deslocaram do centro histórico para os bairros da cidade. Conta ainda, desde a sua criação, com o patrocínio da empresa ArcelorMittal. Mais Informações sobre a Orquestra pelo site http://www.orquestraouropreto.com.br/
Entre os concertos temáticos, destaque para a execução da “A Arte da Fuga”, de J.S. Bach, pelos cravistas Marcelo Fagerlande e Ana Cecília Tavares.


E ainda a execução de “Pièces de clavencin em concert”, de J.P. Rameau, pelo trio formado por Luis Otávio Santos (violinista barroco), Sérgio Álvares (gambista) e Bruno Procópio (cravista).

Pièces de Clavecin en Concert é a última compilação publicada das obras instrumentais do compositor francês Jean-Philippe Rameau, abrange quatro suítes de peças amplamente características, intituladas a partir de imagens ou quadros, ou de figuras da sociedade, estudantes ou compositores. Embora sejam peças para conjunto, o cravo rouba a cena.

O violinista barroco Luis Otávio Santos é natural de Juiz de Fora (MG). Em 1990, ingressou no Conservatório Real de Haia (Holanda), estudando violino barroco com Sigiswald Kuijken e cravo com Jacques Ogg. Em 1996, recebeu a graduação máxima da Instituição, o "Solist Diploma". Desde 1992, é membro da La Petite Bande , e integra outros grupos, como Ricercar Consort , Le Concert Français e De Nederlandse Bachverening . Atuou sob a direção de importantes artistas, como Sigiswald Kuijken, Phillipe Pierlot e Gustav Leonhardt. Desde 1998, é professor de violino barroco no Conservatório Real de Bruxelas (Bélgica). Leciona regularmente violino barroco em vários festivais, como o Stage de Musique Barroque de Barbastre (França), o Festival de Música de Brasília , a Oficina de Música de Curitiba e o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga (Juiz de Fora, MG).

Natural de Belo Horizonte, Sérgio Álvares inicia seus estudos musicais com o Violão Clássico e o Violoncello em sua cidade natal em 1987. Seu interesse pela música barroca e a sua frequente participação em festivais de Musica Antiga no Brasil leva-o ao início dos seus estudos da Viola da Gamba com Eunice Brandão em 1997.

Em 1999 inicia seus estudos superiores de Viola da Gamba com Paolo Pandolfo na Schola Cantorum Basiliensis em Basel, Suiça onde obtém seu diploma de solista em 2004 com menção honrosa.

Bruno Procopio interprète Rameau

Bruno Procopio faz parte de uma nova geração de cravistas merecedora de especial atenção. Sua trajetória exemplar e sua formação junto aos professores Pierre Hantai e Christophe Rousset, fazem dele um dos mais interessantes jovens talentos do atual mundo do cravo.

Já na sua primeira experiência discográfica, Bruno propôs uma versão inovadora das monumentais Partitas de J.S.Bach. Este disco foi muito bem acolhido pela crítica francesa, recebendo a classificação de ” 5 Diapasons”. Foi também escolhido como um dos cinco melhores discos de música barroca do ano de 2004, pelos exigentes críticos da revista americana “Fanfare”.

Bruno fundou o selo discográfico Paraty com o apoio do distribuidor europeu Integral Distribution, com o objetivo de criar uma nova dinâmica ao disco clássico.

Seu ultimo disco, dedicado as Sonatas para viola da gamba e cravo de J.S.Bach recebeu o “Choc du Monde de la Musique”, uma das mais importantes recompensas discográficas em música clássica. O disco também recebeu a critica de “5 croches” da Pizzicato, revista especializada de Luxemburgo.

As inscrições para o 22º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora - podem ser feitas pelo o site do Pró-Música (http://www.promusica.org.br/) até a véspera do evento, dependendo da disponibilidade de vagas. Os cem primeiros inscritos têm direito a alojamento gratuito e os 150 primeiros recebem alimentação (almoço e jantar) sem custo. As inscrições podem ser feitas no site.

A taxa é de R$ 120, por curso em pagamento com cheque nominal ao Centro Cultural Pró-Música ou depósito no Banco do Brasil (agência 0024-8, conta 6745-8). No caso do depósito, o comprovante deve ser remetido junto com a ficha de inscrição por e-mail (promusica@terra.com.br) ou fax (32) 3216-4787.

O 22° Festival tem o patrocínio de Petrobras, UFJF, ArcelorMittal, Cemig e Prefeitura de Juiz de Fora; apoio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Funalfa, Institut Français - Consulado Francês, Tribuna de Minas, Colégio dos Jesuítas, TV Panorama e Quilombo Comunicação.

Todas as informações, inclusive a ficha de inscrição, estão disponíveis no site. Acompanhe o Festival e todas as atividades do Pró-Música no Twitter – @promusicajf

Fonte

Portal Click

Nenhum comentário: