terça-feira, 5 de abril de 2011

Marisa Monte


Marisa de Azevedo Monte (Rio de Janeiro, 1 de julho de 1967) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora musical brasileira de música MPB/Pop. Marisa já vendeu mais de 10 milhões de álbuns e ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais, incluindo três Grammy Latino, sete Video Music Brasil, nove Prêmio Multishow de Música Brasileira, cinco APCA e seis Prêmio TIM de Música. Marisa é considerada pela revista Rolling Stone Brasil como a maior cantora do Brasil. Ela também tem dois álbuns (MM e Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão) na lista dos 100 de maiores discos da música brasileira.

Estudou canto, piano e bateria na infância. Na adolescência participou do musical Rock Horror Show, dirigido por Miguel Falabella, com alunos do Colégio Andrews, mas nunca abandonou o estudo de canto lírico, iniciado aos catorze anos.

Aos dezenove, mudou-se para Roma, na Itália, onde durante dez meses estudou belcanto, do qual desistiu em seguida, passando a fazer apresentações em bares e casas noturnas cantando música brasileira, acompanhada de amigos. Um desses espetáculos foi assistido pelo produtor musical Nelson Motta, que se tornou diretor do primeiro show no Rio de Janeiro, em 1987. O show Veludo Azul teve temporadas no Rio e em São Paulo e despertou o interesse das gravadoras.

Marisa Monte já fazia muito sucesso de público e crítica antes de ter o primeiro disco. Na época, Marisa foi convidada pela TV Manchete a gravar seu primeiro especial; este especial foi lançando em dois formatos: LP e VHS MM.

A este disco com repertório eclético, pertence o primeiro grande sucesso, Bem que Se Quis (versão de Nelson Motta para a E Po' Che Fa, do compositor italiano Pino Daniele), que foi executado exaustivamente nas emissoras radiofônicas brasileiras e fez parte da trilha sonora da novela da Rede Globo O Salvador da Pátria, de Lauro César Muniz (1989).

Este álbum vendeu 500 mil cópias, sendo um sucesso para uma artista estreante no Brasil. Este disco está na na lista dos 100 Melhores Discos da História da Música Brasileira na posição #62.

Em 1991, Monte lançou o segundo álbum, intitulado Mais, através da EMI. As críticas pósitivas, afirmando que a cantora tinha amadurecido do álbum anterior, introduziu-a no mercado internacional, sendo seu primeiro disco autoral.

Este disco vendeu ainda mais que o anterior e produziu o hit, "Beija Eu", classificada como uma das Melhores Músicas de Pop Brasileiras, em pesquisa realizada pelo jornalista Zeca Camargo através do Portal G1 figurando a vigésima sexta posição.



Em 1994, lançou o terceiro álbum, Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão. Produzido por Arto Lindsay, mesmo produtor do anterior, foi muito bem recebido por crítica e público, sendo considerado pelo site All Music Guide o melhor da carreira da cantora.

Entre as canções lançadas está o single "Segue o Seco", que ganhou cinco MTV Video Music Brasil 1995, nas categorias Melhor videoclipe do ano, Melhor videoclipe de MPB, Melhor direção de videoclipe, Melhor fotografia de videoclipe e Melhor edição de videoclipe. As vendas de Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão chegaram a marca de 1,050 milhão de cópias vendidas. Este disco está na na lista dos 100 Melhores Discos da História da Música Brasileira na posição #87.



Em 1996, Marisa lança seu primeiro álbum duplo Barulhinho Bom, que trazia regravações dos antigos sucessos entre outras canções inéditas e consagradas, resultado do show originado do álbum de estúdio anterior. Barulhinho Bom também provocou grande polêmica pela capa, um desenho do artista pornô-naif Carlos Zéfiro, censurada nos EUA. Este CD marcou uma aproximação maior com o mundo do samba carioca, com as diversas escolas e gerações. Nesse ano, ela abre sua editora a Monte Songs Edições Musicais Ltda..

Em 1998, conquista sua independência musical quando compra todas as fitas matrizes de sua músicas desde seu álbum estreia até Barulhinho Bom, e abre seu próprio selo, a Phonomotor Records, com distribuição da gravadora EMI.

Apresenta-se, também, ao lado da Velha Guarda da Portela, tendo produzido e participado do CD Tudo Azul. Como produtora, atuou também em Omelete Man (1998), disco de Carlinhos Brown e colaborou com a cantora cabo-verdeana Cesária Évora em seu disco Café Atlântico, produzindo a faixa É Doce Morrer no Mar ao qual também participa fazendo um belo dueto.



Em 2000 Marisa lança o CD Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, centrado no tema do amor e muito aclamado pela crítica, ganhando Disco de Diamante pela venda superior a 1 milhão de cópias no país. Este álbum foi puxado pelo hit "Amor I Love You", sendo a música mais tocada de 2000, que ganhou um MTV Video Music Brasil 2000, na categoria Melhor videoclipe de MPB. Teve cinco indicações: Melhor Website de Artista, Videoclipe do Ano, Melhor Fotografia em Videoclipe, Melhor Direção de Arte em Videoclipe e Melhor Direção em Videoclipe.



No mesmo ano, Marisa inicia sua quarta tour mundial Memórias, Crônicas e Declarações de Amor Tour; a turnê teve 150 shows, durando mais de um ano.

Em 2001, Marisa lança o DVD, gravado no Rio de Janeiro no formato de película, tendo o orçamento de 1,5 milhão de reais. Para divulgar o DVD, a sua gravadora lança um EP com duas faixas, incluindo "A Sua", sendo umas das mais tocadas de 2001, que ajudou o DVD ser torna um sucesso de vendas, sendo certificado de diamante pelas 100 mil cópias vendidas.



O álbum ganhou vários prêmios, recebendo suas primeiras indiçaões ao Grammy Latino, o prêmio mais importante do meio musical, sendo em duas categorias: Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro por Memórias, Crônicas e Declarações de Amor - que ganhou o prêmio, e uma indicanção na Melhor Canção Brasileira para "Amor I Love You", com o clipe "O Que me Importa", ganhou um MTV Video Music Brasil 2001, nas categoria Melhor videoclipe de MPB. Ainda ganha dois Prêmio Multishow de Música Brasileira.

Em Novembro de 2002 a cantora lançou seu sexto álbum, em parceira com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, e assumiram o nome de Tribalistas. O álbum foi gravado entre 8 e 24 de abril daquele ano, na casa da Marisa no Rio de Janeiro. As vendas foram de 1,5 milhão de cópias no Brasil e mais de 1 milhão mundialmente, sendo o DVD também um grande sucesso de vendas.

Nele, eles registraram a gravação do disco. Todas as canções lançadas atigiram o sucesso rapidamente: "Já Sei Namorar" - sendo o hit de 2002, "Velha Infância" - sendo o hit de 2003, e "É Você".





O curioso é que o trio nunca se apresentou junto, com três raras exceções Grammy Latino, e no DVD Ao Vivo no Estúdio, e a terceira aberta ao público no Sarau do Brown. Eles só concederam uma entrevista, no site oficial do grupo.

Em 2003, recebem 4 indiçaões ao Grammy Latino, sendo nas categorias Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro por Tribalistas - que ganhou o prêmio, e três indicanção na Gravação do Ano e Melhor Canção Brasileira para "Já Sei Namorar", e Álbum do Ano.



Após três anos e meio do lançamento dos Tribalistas e seis anos após seu último disco solo, Marisa voltou no primeiro semestre de 2006, quando lançou simultaneamente dois discos Infinito Particular e Universo Ao Meu Redor, dedicados a canções inéditas do Pop e do Samba, respectivamente. Cada disco vendeu 300 mil cópias e fizeram Marisa ultrapassar a marca de 9 milhões de discos vendidos no Brasil, de acordo com seu site oficial, o que a fez entrar para lista de recordistas de vendas no Brasil.

No mesmo ano, recebeu 3 indicações ao Grammy Latino, sendo nas categorias Melhor Álbum de Samba/Pagode por Universo ao Meu Redor - que ganhou o prêmio, e duas outras indicações em Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro para "Infinito Particular" e Melhor Canção Brasileira para "O Bonde do Dom".



Ainda no mesmo ano cria sua quinta turnê mundial Universo Particular, que durou quase dois anos, e gerou o documentário Infinito ao Meu Redor, DVD que registra os dois anos de trabalho de Marisa, desde o lançamento dos discos até o término da turnê, mostrando os bastidores com viagens, ensaios, relação dos fãs com seu trabalho e alguns registros do show, que também foram registrados em CD, contido como bônus no mesmo estojo do DVD, lançando o hit "Não é Proibido".



O ano de 2008 também marcou a estréia de Marisa como produtora de cinema. É que neste ano é lançado o filme "O Mistério do Samba", que retrata a história e o cotidiano dos integrantes da Velha Guarda da Portela e o trabalho de pesquisa de Marisa no resgate de composições quase esquecidas e que existiam apenas na tradição oral, já que os antigos bambas não tinham o costume de registrá-las. Esse filme fez parte da seleção oficial do Festival Internacional de Cannes. "O Mistério do Samba", lançado nas salas de cinema em 2008, foi lançado também em DVD em 2009.



Em 2009 recebeu um indicação ao Grammy Latino, na categoria Melhor Canção Brasileira para "Não é Proibido".

Entre as gravações mais representativas da carreira de Marisa Monte, seu maiores sucessos são: "Bem Que Se Quis", "Beija Eu", "Segue O Seco", "Amor I Love You", "A Sua", "Já Sei Namorar", "Velha Infância", "Não é Proibido". Muitas de suas músicas foram inclusas em trilhas sonoras de novelas, sendo no total 23 músicas.

FONTE

Nenhum comentário: