terça-feira, 19 de abril de 2011

Manfredo Fest


Manfredo Irmin Fest (13/5/1936 Porto Alegre/RS *1999 Tampa Bay, Florida/EUA) Instrumentista. Compositor. Arranjador.


Casado com a compositora Lili Fest e pai do guitarrista Phil Fest. A música era rotina em sua casa. Seu pai, imigrante alemão, maestro e pianista em seu país de origem, dirigiu o Departamento de Música da antiga Universidade de Porto Alegre. Deficiente visual, aprendeu a ler partituras pelo Método Braille.


Apreciador do jazz, interessou-se desde cedo pela música de Bill Evans, Oscar Peterson e George Shearing. Em Porto Alegre, organizou vários conjuntos, atuando em festas, reuniões e bailes.

Em 1961, formou-se como pianista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesse ano, transferiu-se para São Paulo, onde conheceu músicos ligados à bossa nova.



Em São Paulo, formou seu primeiro trio, apresentando-se em boates famosas como Baiúca, Hotel Jaraguá e Cabridge Hotel.

Gravou seu primeiro LP em 1962, incluindo músicas de sua autoria, como "Eu sou feliz", com Lili Fest. Nos anos seguintes, gravou mais dois discos, o segundo com canções de Edu Lobo, Durval Ferreira, Baden Powell e Vera Brasil.

Em 1965, registrou em LP sucessos dos Beatles em ritmo de samba e, no ano seguinte, lançou "Alma brasileira".

Convidado por Sérgio Mendes, atuou como arranjador e tecladista do grupo Brasil 66. Fixou residência em Los Angeles (EUA), onde começou a pesquisar uma mistura de jazz brasileiro e samba.

Formou um novo trio e participou dos shows de abertura para as apresentações do Brasil 66, gravando vários LPs produzidos por Sérgio Mendes. Desligou-se do conjunto em 1970. Em seguida, formou novos grupos, entre eles o Batucada.

Em 1976, lançou um LP pelo seu próprio selo, que incluiu sua canção "Jungle cat".

Em 1992, homenageou o pianista Oscar Peterson com a música "A blues for Oscar", gravada em LP independente.


A partir do ano seguinte, começou a gravar pelo selo Concord (EUA), lançando quatro CDs com versões instrumentais de "Caminhos cruzados", de Tom Jobim e Newton Mendonça, "Passarim", de Tom Jobim, "Começar de novo, de Ivan Lins e Vítor Martins, "Amazonas", de João Donato, "Over the rainbow", de Harold Arlen e Harburg e "Summertime", de George e Ira Gershwin e Du Bose Heyward.

Em 1996, excursionou pela Alemanha e Dinamarca, acompanhado de seu filho Phill Fest na guitarra e Hendrik Mevrkens na harmônica, gravando com eles seus trabalhos mais recentes.



Dois anos depois, registrou em CD, ao vivo, sua apresentação no Vartan Live Jazz, em Denver (Colorado), regravando músicas de sua autoria. Teve na esposa, Lili Fest, a parceira mais constante, que atuou também na transcrição de suas composições.

FONTE

Dicionário MPB

Nenhum comentário: