domingo, 3 de abril de 2011

Demétrius


Demétrius, nome artístico de Demétrio Zahra Neto (São Paulo, 28 de março de 1942) é um cantor e compositor brasileiro. Nascido em Jacarepaguá, cidade do Rio de Janeiro, quando mudou-se para São Paulo ele tinha apenas 6 meses de vida.

Estudou no Colégio Ateneu Paulista de Campinas como aluno interno; no Colégio 7 de Setembro, no Colégio Paulistano, no Colégio Paes Leme e no Colégio Alfredo Pucca. Estes todos em São Paulo, Capital. Sua primeira professora chamava-se Fidalga, e foi ela quem lhe deu os primeiros ensinamentos e de quem ele lembra com muito carinho e saudade. Cursou até o 2º ano colegial, quando iniciou sua carreira artística, interrompendo aí os estudos. Seus ídolos na adolescência e juventude foram Elvis Presley, Cauby Peixoto, Ângela Maria e Tito Madi.

Em 1960, quando cantava em uma festa de aniversário, músicas de Elvis para seus amigos, foi convidado por Miguel Vaccaro Neto, disc jockey da Rádio Pan-americana de São Paulo (hoje Jovem Pan) e diretor da gravadora Young, para gravar um disco 45 rpm com a música Hold Me So Tight, canção em que revela a forte influência de Elvis Presley, no auge do sucesso.

O detalhe é que esse primeiro disco foi gravado pela Young, uma gravadora especializada em rock, por onde passou os cantores Marcos Roberto, Dori Edson e Prini Lorez. A música, de autoria de Hamilton Di Giorgio, intitulada Hold Me So Tight, logo apareceu como bem executada nas emissoras de rádio de São Paulo.

Em 1961, indicado por Genival Melo a Nazareno de Brito, diretor artístico da Gravadora Continental e grande compositor, assinou contrato e gravou a versão que fez para o português da música Corinna Corinna, que logo transformou-se num dos maiores sucessos daquele ano entre os jovens de todo o Brasil. As apresentações em televisão, entrevistas em rádio e revistas e inúmeros shows que fazia, rapidamente transformaram Demetrius num dos maiores ídolos da juventude do país.


A partir daí, Demétrius passou a colecionar alguns hits, como "Rock Do Saci" (de Tony Chaves e Baby Santiago), "O Amor Que Perdi" (versão de Fred Jorge para a música Runaway), "Chega", versão que fez para "Making Love", "A bruxa" (composição própria em parceria com Baby Santiago).


Demétrius foi o primeiro a gravar a versão de "Somehow It Got To Be Tomorrow Today", a música "Ternura", foi o sucesso também na voz de Wanderléa. Ainda outros sucessos como "Não presto mas te amo", de Roberto Carlos, que alcançou as paradas de sucesso do Brasil inteiro, (Roberto Carlos gravou "Preciso lhe encontrar", de Demétrius). Contudo, foi com a música O Ritmo da Chuva, que Demétrius consagrou-se em todo o país como letrista e intérprete. Esta gravação, feita em 1964, nunca deixou de ser vendida e executada nas emissoras de todo o país, até os dias atuais...

"O Ritmo da Chuva" by Demétrius

Olho para a chuva que não quer cessar
Nela vejo o meu amor
Esta chuva ingrata que não vai parar
Pra aliviar a minha dor

Eu sei que o meu amor pra muito longe foi
Com a chuva que caiu
Oh, gente, por favor, pra ela vá contar
Que o meu coração se partiu

Chuva traga o meu benzinho
Pois preciso de carinho
Diga a ela pra não me deixar triste assim...

O ritmo dos pingos ao cair no chão
Só me deixa relembrar
Tomara que eu não fique a esperar em vão
Por ela, que me faz chorar.

Chuva traga o meu benzinho
Pois preciso de carinho
Diga a ela pra não me deixar triste assim...

O ritmo dos pingos ao cair no chão
Só me deixa relembrar
Tomara que eu não fique a esperar em vão
Por ela, que me faz chorar.

"O ritmo da chuva" é uma versão de Demétrius para "Rhythm of the Rain", gravada originalmente em 1962 pelo grupo The Cascades e composta por John Claude Gummoe, membro da banda. No Brasil foi lançada em 1964 e foi sucesso absoluto, tanto que está presente em várias coletâneas, nunca deixou de ser vendida, e é executada nas emissoras de rádio de todo o país até os dias atuais. Vários artistas em todo o mundo já a gravaram, como: Johnny Rivers, Jan and Dean, Gary Lewis & the Playboys, Neil Sedaka, Bobby Darin, Sarah Brightman and Dan Fogelberg...

A versão de Demétrius já foi registrada por vários artistas, como: Leno, Raça Negra, José Augusto, Los Hermanos, Victor e Léo, Os Incrivéis, Fernando Mendes, Angélica, Perla, Sylvinho; e mais recentemente por Fernanda Takai, do Pato Fu.

♫♫♫Não gosto muito de chuva... ela me traz melancolia. Sinto vontade de chorar ou mesmo vontade de receber um abraço demorado, um cafuné, um gesto de carinho qualquer. Alguem que me diga: "estou aqui pode contar comigo". Sei lá. Observe a letra do Demétrius. É bem assim que me sinto... ouvi todas as interpretações e sentimentos e reações foram as mesmas. Linda música! Saudades... Um arco-íris, por favor! ♫♫♫

Victor e Leo: ♫ Ritmo da Chuva ♫ (Rhythm of the rain)


Fernanda Takai e Rodrigo Amarante - O Ritmo da Chuva


OS INCRÍVEIS - RITMO DA CHUVA


Casado e pai de três filhos, Demetrius começou,com o passar do tempo, a dar mais atenção à sua carreira de compositor. Suas canções passaram a ser cantadas também nas vozes de seus colegas brasileiros e de outros países.

Na fase dos festivais, esteve presente em vários deles com suas músicas. Em 1967, compôs a marcha-rancho "Minha Gente" para o III Festival da Música Popular Brasileira (TV Record); em 1968, "Joana Maria", "O Sertão" (TV Excelsior); em 1970, "Oferta" (TV Globo), etc.


Em 1981, afastou-se da carreira artística para dedicar-se a outros afazeres, fase que perdurou até o ano 2000, quando gravou um CD, na Gravadora Zan-Brasidisc, reunindo uma coletânea de alguns dos seus maiores sucessos, além de algumas canções inéditas.

Demétrius vendeu milhares de cópias e se apresentou nos principais palcos brasileiros. Ganhou prêmios como o troféu Chico Viola e vários Globos de Ouro e foi presença constante nos principais programas de televisão e revistas da época.

Demétrius retomou sua carreira após vinte anos longe dos palcos e é dono de uma imobiliária, de uma loja de barcos; e de um quiosque na praia.


Alguns cantores que gravaram músicas de Demetrius

Antônio Marcos, Altemar Dutra, Ary Sanches, Ary Toledo, Fernando Mendes, Francisco Petrônio, Gilberto Reis, Herondy Bueno, Jerry Adriani, Lindomar Castilho, Luís Américo, Nalva Aguiar, Nonô e Naná, Paulo Sérgio, Pedro Paulo, Ricardo Braga, Roberto Barreiros, Roberto Carlos, Ronnie Von, Valdirene, Vanusa, Wanderley Cardoso, Wilson Miranda. E mais: Peninha Zenilton, Som Bateau, Mozart, Mister Banana,Ian Simmons(Americano) e vários outros artistas e orquestras.





**MP3 de Demétrius aqui

FONTE

Wikipédia

Site Oficial

Nenhum comentário: