sexta-feira, 29 de abril de 2011

Arthur Moreira Lima


Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, Arthur Moreira Lima projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, Moreira Lima tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo.

O cenário não poderia ser mais propício. A chuva fina, que caiu sobre a cidade durante a noite de quarta-feira (27/04/2011), obrigou a produção de Arthur Moreira Lima a mudar o local da apresentação do pianista: o altar do Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

Barbacena foi o palco da apresentação de número 371 da turnê “Um piano pela estrada”, idealizada por um dos mais importantes personalidades da cultura brasileira. A cada peça executada Arthur Moreira Lima interagia com o público explicando o autor e também contando algumas histórias. Diversas vezes a platéia barbacenense aplaudiu de pé o artista.

Por cerca de 1h30 Arthur executou peças de artistas internacionais como Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Liszt, e os brasileiros Pixinguinha, Villa-Lobos, Ernesto Nazaret e Luiz Gonzaga. A reação do público parecia unanime, como se uma hipnose coletiva tomasse conta da centenária igreja barroca, tamanha admiração para com Arthur Moreira Lima. Carinhosamente o pianista atendeu ao pedido do público e voltou ao palco para uma última peça.



Um sorriso pela estrada – Em conjunto com o “Um piano pela estrada”, a equipe de Arthur desenvolve o projeto Um sorriso pela estrada, idealizado pelas odontólogas Margareth Garret e Grasiela Garret da Silva. Em Barbacena as profissionais visitaram a Escola Pio XI, onde ministraram palestra educativa sobre prevenção, saúde e higiene bucal, distribuição de kits e escovação em escovódromos.

Arthur Moreira Lima Jr. (Rio de Janeiro, 16 de julho de 1940) é um pianista erudito brasileiro, famoso por suas interpretações de choro.

Começou a estudar piano aos seis anos. Aos nove, tocou um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Seus mestres foram Lúcia Branco (Rio de Janeiro), Marguerite Long (Paris) e Rudolf Kehrer (Conservatório Tchaikovsky de Moscou).

Projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou).

Arthur criou um projeto o Piano pela Estrada, na área social que mescla o popular e o erudito. O projeto faz parte uma campanha de democratização da cultura e leva a música erudita, através de um caminhão, que monta um palco em uma hora, aos mais distantes cantos do país.


O Caminhão de Teatro participou antes de outros projetos sociais, antes de Arthur decidir criar o próprio, como: 'Francisco - Um Rio de Música (2003), São Paulo 450 Anos, CTBC 40 Anos, Embratel 21 (todos em 2004), Light 100 Anos (2005), Nos Caminhos da Fronteira (2005/06), Nos Caminhos de JK (2007), e atualmente, Nos Caminhos dos Tropeiros (2009).

Entre as orquestras e os regentes famosos com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França, sob a direção de Kurt Sanderling, KiriIl Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev, Rudolf Barshai...

A crítica mundial o considera extraordinário intérprete do grande repertório romântico e não tem poupado elogios à beleza da sua sonoridade e ao seu grande virtuosismo. A revista LA SUISSE chamou Moreira Lima "O Pelé do Piano", a crítica americana elegeu sua gravação dos Noturnos de Chopin "o mais importante registro pianístico do ano", e o famoso crítico londrino Dominic Gill do FINANCIAL TIMES escreveu "Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar".

Em seu trabalho de resgate e difusão das raízes culturais brasileiras, Arthur Moreira Lima foi solista da primeira audição do Concerto n. 1 de Villa-Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha. Foi também o pianista que fez reviver a obra de Ernesto Nazareth. Por seu trabalho discográfico no Brasil, recebeu por duas vezes consecutivas o Prêmio Sharp (1989 e 1990).

Nos Estados Unidos, seu CD da obra de Ernesto Nazareth foi incluído na lista das melhores gravações do ano da Stereo Review Magazine. Um CD de Chopin Favourites lançado no Japão pela Nippon Columbia continua como um dos best-sellers da companhia.

Lançado internacionalmente pelo selo Olympia em 1999, seu CD com músicas de Astor Piazzolla foi considerado na França como "Disco do Mês" pela revista Répertoire e pela revista Tipptopp da Rádio da Suiça alemã. Gramophone, na Inglaterra, escreveu que Moreira Lima "captou magicamente a fantasia e grandiosidade da música", e a BBC Music Magazine: "Moreira Lima é um marcante e eloquente campeão de Piazzolla. Este CD certamente irá converter os céticos".



A revista CARAS lançou em 98/99 em todo o Brasil uma coletânea de 41 CDs onde Moreira Lima interpreta de Bach a Bartok, incluindo compositores brasileiros como Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Nazareth. Ao total, mais de 100 compositores europeus, americanos e brasileiros, clássicos e populares.



Arthur Moreira Lima já gravou nos Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão, Suíça, Bulgária e Polônia. No repertório: Bach, Beethoven e Mozart (as sonatas famosas), Chopin (integral da obra para piano e orquestra com a Filarmônica de Sofia, todos os Noturnos, Polonaises, Valsas, Prelúdios e Scherzi) nos Estados Unidos, uma antologia da obra pianística de Villa-Lobos (3 CD's), de Radamés Gnattali e de Tchaikovsky, assim como os grandes concertos para piano e orquestra (Rachmaninov, Tchaikovsky, Mozart) com grandes formações sinfônicas européias: Orquestra da Rádio da Polônia, da Rádio de Moscou e de Câmara de Moscou.



FONTE

WIKIPÉDIA

SITE

BARBACENA ONLINE

Nenhum comentário: