segunda-feira, 14 de março de 2011

Pato Fu


Música de Brinquedo, do Pato Fu, um dos três mais vendidos no Brasil em 2010, apresenta todas as músicas tocadas com instrumentos de brinquedo e conta com participação de crianças interpretando clássicos de gente como Titãs, Paul McCartney, Paralamas do Sucesso e Elvis Presley. Graças a essa iniciativa, o grupo mineiro se aproximou do público infantil e lançou um concurso para colocar bebês no videoclipe de Rock’n’Roll Lullaby, que será colaborativo.

Como parte dessa integração com seu novo público infantil, o iniciou uma seleção de imagens de crianças de 0 a 4 anos para participarem do videoclipe de Rock’n’Roll Lullaby. Pais e mães que quiserem ter seus filhos no vídeo poderão enviar imagens das crianças através do site http://www.projetobabystar.com.br/

As fotos selecionadas pelo Pato Fu serão usadas para montagem do vídeo, que será divulgado pela banda durante sua atual turnê, site e redes sociais.

Vamos juntar essa coisa que todo mundo tem de corujar, foi uma sugestão minha. É muito bonitinha. A gente está surpreso com o resultado. Estamos dando as dicas de luz, posição do bebê, tem o critério técnico, mas tem o critério subjetivo.”, avisa Fernanda Takai.

Nada Pra Mim
Pato Fu
Composição: John


Eu não vim aqui
Pra entender
Ou explicar
Nem pedir nada pra mim
Não quero nada pra mim

Eu vim pelo que sei
E pelo que sei
Você gosta de mim
É por isso que eu vim

Eu não quero cantar
Pra ninguém a canção
Que eu fiz pra você
Que eu guardei pra você
Pra você não esquecer
Que tem um coração
E é seu tudo mais que eu tenho
Tenho tempo de sobra
Tenho um jogo de botão
Tenho essa canção

Eu não vim aqui
Pra entender
Ou explicar
Nem pedir nada pra mim
Não quero nada pra mim

Eu vim pelo que sei
E pelo que sei
Você gosta de mim
É por isso que eu vim

Eu não quero cantar
Pra ninguém a canção
Que eu fiz pra você
Que eu guardei pra você
Pra você não esquecer
Que tem um coração
E é seu tudo mais que eu tenho
Tenho tempo de sobra
Tenho um jogo de botão
Tenho essa canção

PATO FU

Pato Fu é uma banda brasileira de rock alternativo formada em 1992 da banda Sustados por 1 Gesto, na cidade de Belo Horizonte. Ao lado de bandas como Radiohead, U2 e Portishead, foi considerada pela revista Time uma das dez melhores bandas do mundo fora dos Estados Unidos.

Composta atualmente por Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Lulu Camargo, a banda possui um som que vai do rock alternativo à música experimental, incluindo influências eletrônicas em certas faixas.

Entre as músicas que a banda gravou mais famosas estão: "Depois", "Made in Japan" e "Ando Meio Desligado" (regravação d'Os Mutantes).



O Pato Fu teve início em 1992, quando Fernanda Takai, até então vocalista da banda Fernanda & 3 Do Povo decidiu formar uma banda com dois amigos de uma loja de guitarras onde ela costumava comprar encordoamentos. Os amigos eram John Ulhoa e Ricardo Koctus, da banda Sustados por 1 Gesto e Sexo Explícito.

A banda escolheu o nome Pato Fu em alusão a uma tira em que o gato Garfield lutava gato-fu. Para não lembrar tanto a história original, trocaram a primeira letra, e ficaram com um nome tão estranho quanto o som que fariam mais tarde.

Em outubro de 1992, gravaram sua primeira fita demo, e, no final do ano, começaram a se apresentar em Belo Horizonte.

No começo de 1993, participaram do show "Rock Brasil", ao lado de bandas como Skank, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Titãs.

Em maio de 1993, o Pato Fu terminou de gravar o seu primeiro álbum — Rotomusic de Liquidificapum — no estúdio Ferreti, localizado em Belo Horizonte, atual estúdio Máquina do Haroldo Ferreti (baterista do Skank).

Embora o disco não tenha obtido o sucesso esperado, acabou atraindo a BMG, em 1994, durante uma apresentação no Rio de Janeiro. Em meio a outras bandas sem sucesso, o Pato Fu foi escolhido por Maurício Valadares (coordenador do selo Plug da BMG) para assinar um contrato com a gravadora.

Em 1995, gravaram o segundo CD — Gol de Quem? — em um mês, no estúdio Cia. de Técnicos, também no Rio. Músicas como: "Sobre o Tempo" e "Qualquer Bobagem" garantiram o prêmio de revelação no 1º Video Music Awards da MTV Brasil.

Pela primeira vez, o Pato Fu tocou nos Estados Unidos e aproveitou para trocar a sua bateria eletrônica por um músico de verdade: Xande Tamietti.

Lançaram o álbum Tem Mas Acabou em 1996. Neste disco se destacaram as faixas: "Pinga", "Capetão" e "Água". Neste ano a banda já flertava a ideia de gravar um disco somente com instrumentos de brinquedo, mas tal projeto só foi ser realizado anos mais tarde.

O álbum Televisão de Cachorro foi lançado em 1998 e a banda ficou muito conhecida com a música e o clipe da faixa "Antes Que Seja Tarde".



Em 1999 chegou as lojas o álbum Isopor que foi considerado um dos 10 melhores discos de rock nacional da história. A música de abre o disco, "Made In Japan", é cantada em japonês por Fernanda que, na época, teve aulas particulares. A música também fez muito sucesso no Japão, assim como o clipe.



Ruído Rosa, o sexto disco da banda foi lançado em 2001. A faixa fantasmagórica "Eu" foi grande sucesso nas rádios e o clipe ganhou prêmios como o VMB daquele ano. A regravação de "Ando Meio Desligado" foi tema da novela Um Anjo Caiu Do Céu.

No mesmo ano, a banda se apresentou para cerca de 250 mil pessoas, abrindo o show de Oasis, Ira!, Ultraje e Guns N' Roses no Rock in Rio III.

 Em 2002 a banda lança o CD e DVD MTV Ao Vivo, show realizado no Museu de Arte da Pampulha em comemoração aos dez anos da banda.



Neste show a banda já conta com o tecladista e pianista Lulu Camargo como músico convidado. O ex-integrante da Karnak logo viria a se tornar o mais novo Pato Fu.

Durante os três anos que se seguiram, os agora cinco integrantes dedicam-se a tarefas pessoais: Fernanda e John tornam-se pais e este ainda trabalha na produção do primeiro álbum da Wonkavision; Tamietti aprofunda-se na black music; Koctus dedica-se à fotografia e à Let's Presley e; Lulu Camargo inicia seu projeto na nova banda.

2005 é o ano de lançamento de Toda Cura Para Todo Mal, que inaugura o selo independente da banda: o Rotomusic. O videoclipe da música "Anormal" venceu no VMB na categoria de melhor direção de arte.

No ano de 2007, lançaram o álbum Daqui pro Futuro que, antes mesmo de ser lançado nas lojas, já era vendido via internet. O álbum rendeu à banda o título de "Melhor de 2007" pela revista Quem.

Em junho de 2008, o Pato Fu anunciou a saída do tecladista Lulu Camargo. Cerca de oito anos depois de seu ingresso na banda, Lulu resolveu se dedicar a desenvolver projetos pessoais. Em seu lugar entrou Dudu Tsuda, que também se apresenta com a vocalista Fernanda Takai em seus shows solo da turnê Onde Brilhem os Olhos Seus.

Em janeiro de 2009, Lulu Camargo retorna à banda após 6 meses afastado, e Dudu Tsuda deixa a banda para se dedicar aos seus vários projetos pessoais. Fernanda lança seu segundo disco solo em 2009. Intitulado de Luz Negra, o disco ao vivo ganhou prêmios de melhor show e melhor DVD.

Em agosto de 2010, a banda lança seu álbum mais ousado: o Música de Brinquedo. Como o próprio nome já revela, o disco foi gravado usando somente instrumentos de brinquedo e miniaturas. A filha de Fernanda e John, Nina Takai, empresta sua voz em algumas faixas do disco que, apesar de não ser propriamente para crianças, brinca bastante com a sonoridade infantil. Sendo um disco de regravações de clássicos antigos já foi indicado ao prêmio de Artista do Ano em Música Digital.



O álbum Música de Brinquedo, do Pato Fu, foi um dos três mais vendidos no Brasil. “É um disco de música pop adulta com musicalidade de brinquedos e as crianças fazendo uma interface com o público infantil. Ele é colocado na seção infantil e vende bastante. É um produto bem híbrido”, revela Fernanda Takai.

Outro mérito de Música de Brinquedo são os shows, que contam com censura livre na maioria dos lugares, o que possibilita que os pais levem seus filhos pequenos. Além disso, as apresentações contam com a participação de Ziglo e Groco, bonecos criados e manipulados pelo Giramundo.

Está sendo muito legal, é a turnê mais improvável do mundo. Um montão de gente viajando. Sempre viajamos com oito, dez pessoas no máximo. Agora temos o pessoal do Giramundo e mais sete músicos para tocar os brinquedos ao vivo, não tem nenhum sampler. Todo som do show está sendo gerado na hora, por uma mão humana”, explica Fernanda Takai. “O público do Pato Fu é bem variado, mas esse bateu todos os recordes. É uma salada, desde bebês de quatro meses, adolescentes e avós dessas crianças.

Sobre um possível Música de Brinquedo 2, Fernanda Takai é categórica ao dizer que isso dificilmente acontecerá. “Eu não vejo o Pato Fu fazendo o Música de Brinquedo 2. Se fôssemos preguiçosos faríamos o Música de Brinquedo 2, mas a gente quer fazer um DVD muito legal, para registrar essa turnê”, conta a vocalista.



O DVD com o registro da turnê do Música de Brinquedo já está em fase de pré-produção e segundo Fernanda Takai, deverá ser lançado em setembro deste ano.

FONTE

wikipédia

Contigo

Nenhum comentário: