quarta-feira, 2 de março de 2011

Nerino Silva

album Deixe Comigo
Nerino Teodoro da Silva, carioca de Vila Izabel, nascido em 1920, ficou conhecido como Nerino Silva. Sambista que fez muito sucesso nos anos 50 e 60, participou junto com Germano Mathias no ano de 1959, do filme "Preço da Vitória", do Diretor Oswaldo Sampaio.


Depois de sua estréia em 57 na RGE, passou pela Chantecler, em 1968 Nerino Silva gravou na RCA sambas de Oswaldo Nunes, Luiz Wanderley, Zé Kéti, Lupicínio Rodrigues, mas também marcha-rancho (Do meu pensamento saiu lágrima), xote estilizado (Adeus Maria Fulo) e até o clássico Súplica Cearense, de Gordurinha e Manoel Ávila Peixoto - em ritmo de samba.

Súplica cearense

No espaço do Forró em Vinil li que: Curiosamente a primeira versão gravada de “Súplica cearense”, gravada pelo Gordurinha por volta de 1960, está catalogada como de autoria de Gordurinha em parceria com Nelinho, mas aqui nesse disco, gravado alguns anos depois, a parceria é com Manoel Ávila Peixoto.


Em 1960, Súplica Cearense foi gravada pelo próprio Gordurinha, um dos autores, com lançamento em julho de 1960 (78 rpm Continental 17778-A). Ressalte-se que esse clássico também tem interpretações expressivas de Ary Lobo e até mesmo Luiz Gonzaga, que gravou a música duas vezes: em 1979 (LP “Eu e meu pai”) e 1984, em dueto com Fagner, no segundo e último álbum que eles fizeram em dupla.

Nerino Silva – Compacto
1967 – RCA Victor
01 Súplica cearense (Gordurinha – Manoel Ávila Peixoto)
02 Laranja madura (Ataulpho Alves)


Nerino Silva estreou em 1957 pela RGE, passou pela Chantecler, Continental e lançou esse compacto pela RCA Victor, este que precederia seu LP mais conhecido “Deixe comigo” de 1968. Depois disso ainda lançou discos pela Bervely e BMG. Gravou pouco menos de 10 LPs, além de diversos compactos e 78rpm.


A música Minha Sogra foi bastante tocada na década de 50 e 60 devido ao bom humor nas letras que animavam vários gostos, trazendo músicas como:

01-Minha sogra
02-Faixa Preta de Araque
03-Pobre palhaço
04-A boa nora
05-Só Deus
06-Maria Teresa
07-Minha nega quando chora
08-Quem é que não
09-Pelé e Kiki
10-Minha gratidão
11-Caminho da Rua
12-A mão de Teresa


CURIOSIDADES

*"Estava eu no meu táxi, um chevrolet 1946, no ponto onde estacionava à Rua Libero Badaró, quando subiu no meu automóvel o então saudoso Nerino Silva. Conversa vai, conversa vem eu disse a ele que gostava de cantar, e quando chegamos à TUPI onde ele era contratado Já estava tudo combinado: eu faria um teste na quarta-feira. Tudo bem. lá fui eu com o coração disparado e as pernas bambas, mas era tudo o que eu queria e sonhava. Fiz o teste com outros cantores e por sorte fui naquele mesmo instante contratado para um período de dois anos, onde ia fazer parte de um cast da TV TUPI e também participações na RADIO TUPI. O mesmo Nerino Silva me levou para a Chantecler, onde fui contratado também para gravar o meu primeiro disco 78 RPM, isso, depois de ter mostrado ao Diogo Mulero (Palmeira), então diretor artístico da gravadora, uma fita magnética em que cantava algumas músicas. Foram escolhidas duas músicas: "AGORA", um bolero, e "NÃO ME FALEM DELA", um tango". (Francisco Petronio).


3 comentários:

Unknown disse...

Oi, Beth!
O que eu faço para baixar os CDs do seu Blog, principalmente os do Nerino Silva!
Meu e-mail é: joserosendo@bol.com.br
Um abraço!
José Rosendo

Elizabeth disse...

Oi, José Rosendo
eu fiquei um longo tempo sem mexer nos meus Bloggers, e há poucos dias observei que por uma razão ou outra alguns vídeos e links sugeridos não abrem, ou não existem mais... e desde então estou corrigindo as postagens e substituindo vídeos e links que apresentam tais restrições.

Abçs!

Carlus Maximus disse...

Gostei muito do post sobre o Nerino Silva... tinha me esquecido que foi o bom Nerino que descobriu o FRANCISCO PETRÔNIO... muito bem narrado no blog. Parabéns.