segunda-feira, 21 de março de 2011

Moacyr Franco



Moacyr Franco atua em várias frentes, mas confessa que é no palco da música onde está sua realização:

A música, a referência, está dentro do coração da pessoa. Para você fazer um humor original, autêntico, de atualidade, você tem que escrever muito bem. A música facilita um pouco isso. Quando você sobe no palco escuta a si mesmo”.
Moacyr Franco.

Cantor, compositor, ator, redator, diretor, humorista e apresentador, com 47 anos de carreira, o artista já conquistou mais de 40 discos de ouro, além de inúmeros prêmios, como: seis Roquete Pinto, que era o prêmio máximo da televisão; 14 Prêmio Chico Viola, que equivalia ao Disco de Ouro, e o globo ouro.

Moacyr Franco fez grande sucesso na década de 60 com a marchinha “Me dá um dinheiro aí”, de Homero Ivan e Glauco Ferreira (1959), campeã do carnaval de 1960.



Cenas do filme "Entrei de gaiato" (filme brasileiro de 1959, dos gêneros musical e comédia chanchada, dirigido por J.B. Tanko.), com Moacyr Franco interpretando "Me dá um dinheiro aí".

Nos inúmeros quadros musicais, destacam-se as atuações dos grandes cantores de marchinha de carnaval da época, como Moacyr Franco, que canta seu sucesso Me dá um dinheiro aí, usada também como canção-tema do filme.

Outros números musicais presentes no filme são interpretados por Grande Otelo, Linda Batista, Carlos Galhardo, Blecaute, Joel de Almeida e Emilinha Borba. Os atores Dercy Gonçalves e Zé Trindade também interpretam canções carnavalescas.

Moacyr passou a gravar discos regularmente, alternando canções humorísticas e românticas; também canções sertanejas e temas religiosos. Entre os hits de Moacyr Franco destacaram-se: “Balada n° 7”, “Eu nunca mais vou te esquecer”, “A rosa”, “Pedágio”, "Suave é a Noite" (versão de Tender is the Night)...

Eu Nunca Mais Vou Te Esquecer
by Moacyr Franco



Se eu tivesse o coração que dei
Tivesse ainda ilusão, nem sei
Coragem pra recomeçar no amor
Bobagem, pois amor assim, só um.

Agora é vida sem razão, porque?
Tentando orar eu só rezei você
A sua ausência mais e mais me invade,
Pediu amor e devolveu saudade

eu nunca mais vou te esquecer
eu nunca mais vou te esquecer meu amor

Moacyr de Oliveira Franco (Ituiutaba, 5 de outubro de 1936) é um ator, cantor, compositor, autor, apresentador de TV, humorista, e político brasileiro. Começou sua carreira nos anos 60 no programa Praça da Alegria, interpretando o personagem "Mendigo".

Além de atuar na Tupi, Bandeirantes e SBT, brilhou com seu “Moacyr Franco Show” nos domingos da TV Globo - um programa de variedades exibido de 1972 a 1977. Moacyr Franco apresentava e escrevia o roteiro junto com Mário Wilson e Gilberto Garcia. Vários artistas se apresentaram no programa, estiveram Eliana Pittman, Nívea Maria, José Lewgoy, Flávio Migliaccio e Renata Fronzi, com personagem fixo.

Lançou vários discos (fez muito sucesso com a canção Balada número sete, homenagem ao grande jogador de futebol Mané Garrincha).



Além de trabalhar nas principais emissoras do país apresentando, produzindo, escrevendo e atuando em diversos programas, Moacyr Franco continua a seguir paralelamente a carreira de cantor, apresentando-se por todo o Brasil.

Em 1982, elegeu-se deputado federal pelo PTB, cumprindo mandato de quatro anos.

Entre fins dos anos 80 e começo dos 90 ficou longe das telas, atuando mais como cantor (principalmente em shows) e compositor – escrevendo canções sertanejas para Chitãozinho & Xororó, João Mineiro e Marciano e Nalva Aguiar.

No final dos anos 90, voltou à TV com sucesso, atuando no SBT em programas como Concurso de Paródias, Pequenos Brilhantes, A Mulher é um Show, Moacyr Franco Show e Moacyr TV, na Rede Globo (sempre tendo como redator o amigo de infância Gilberto Garcia, falecido em 1996) além de atuar nos humorísticos Meu Cunhado, ao lado de Ronald Golias, Ô… Coitado!, A Praça é Nossa, SBT Palace Hotel entre outros. Participou também da versão da Rede Globo, Praça da Alegria, apresentada por Luís Carlos Miéli.



Como animador de auditórios, apresentou muitos programas de sucesso, como Show Doçura (TV Rio) e Moacyr TV (TV Globo), que pretendia revelar novos talentos. No Programa "Moacyr Franco Show", revelou vários artistas como: Isabela Garcia, Guto Franco, Carla Daniel, Nizo Neto, Rosana Garcia, sua afilhada de batismo, entre outros.

Depois de ser operado de um aneurisma cerebral voltou à TV, atuando na Tupi, Bandeirantes e SBT.

Em 1996 gravou – recitando – todo o Novo Testamento numa coleção de 18 fitas cassete.



Seu filho Guto Franco fez sucesso ao ser lançado ainda criança em programas do pai, chegando a participar como ator da telenovela O Grito, produzida e exibida pela TV Globo na década de 70. Guto participou da Praça interpretando o personagem Dona Guajarina e atualmente é diretor e redator chefe do humorístico A Turma do Didi exibido pela Rede Globo aos domingos.

Seu filho mais velho, Moacyr Franco Jr., é comandante dos aviões da TAM e faz voos internacionais. João Vitor (13), fez programa de televisão ainda novo assim como Guto, participou mais atualmente de Meu Cunhado e hoje com seu nome artístico Johnny Franco segue carreira na área musical, cantando, especificamente músicas com letras em inglês.



Trabalhos na TV

2010 - Uma Rosa com Amor … Velho Bento
2009 - Vende-se Um Véu de Noiva … Walter
2004 … 2006 - Meu Cunhado … Washington Cantapedra
1999 … 2000 - Ô... Coitado! … Stevie Formoso
1987 - A Praça é Nossa … Jeca Gay

Discografia

2008 Aquelas Antigas 2
2005 Se me deixarem viver
1999 Questão de Tempo
1997 O Amor é Verde
1993 Inteligência é Loucura
1992 Aquelas Antigas
1991 A Música da Estrada
1989 O Amor Torna Novo Tudo de Novo
1987 Moacyr Franco
1979 Moacyr Franco
1977 Morrendo de Amor
1977 Moacyr Franco
1977 Moacyr Franco Show
1976 Reencontro
1975 Moacyr Franco
1972 Moacyr Franco
1971 Moacyr Franco Especial
1970 Nosso Primeiro Amor
1970 Moacyr Franco Show
1968 Por Amor
1966 Querida
1966 E… Moacyr Franco
1965 Me Perderás
1964 LP 14 Maiorais (Participação com as músicas: "O Que Será De Ti", de Demetrio Ortíz/Maria Thereza Marques/Vers.: Hélio Ansaldo) • 2:56: Pobre Eliza - Moacyr Franco, de Jorge Smera/Paulo Gesta) • 3:16)
1962 LP 14 Maiorais (Participação com a música: "Suave É A Noite", de Paul-Francis Webster/Sammy Fain/Vers.: Nazareno de Brito) • 3:00 - 1963)
1962 Contrastes


FONTE

Wikipédia

cliquemusic

Nenhum comentário: