quinta-feira, 31 de março de 2011

Germano Mathias


Germano Mathias, referência do samba de sotaque paulistano, recebeu a alcunha de “Catedrático do Samba”, depois de receber, da X-9 Paulistana, o título alegórico “Bacharel do Samba da Ordem da Palheta Dourada”.

Autor de sucessos dos anos 50 e 60, como "Guarde a Sandália Dela", e intérprete de muitos outros hinos do gênero, como: "Malvadeza Durão", de Zé Keti, "A História de um Valente", de Nelson Cavaquinho, e "Joga a Chave", de Adoniran Barbosa... Germano Mathias, o último dos malandros de figurino, carrega consigo parte da história do gênero que destila em performances cheias de bossa, improviso e imitações dos sons de cuíca e trombone.

BIO

Germano Mathias (São Paulo, 2 de junho de 1934) é um cantor brasileiro, representante do samba paulistano. Sambista nascido no bairro da Barra Funda, foi contratado pela Rádio Tupi em 1955, depois de se apresentar em um programa de calouros da emissora cantando um samba. Seu grande sucesso foi "Minha nega na janela", também seu samba de estreia.



Germano chama a atenção por causa do jeito peculiar de interpretar os sambas, sempre de forma sincopada, e acompanhá-los tocando com uma tampa de uma lata de graxa, herança dos engraxates da Praça da Sé, com quem conviveu no início da década de 1950.

Em 1957 saiu seu primeiro LP, "Germano Matias, o Sambista Diferente", título que se devia à sua maneira diferente de interpretar sambas e ao acompanhamento percussivo feito por tampa de lata, que executava.

Germano também é conhecido por interpretar vários sambas de Zé Ketti:"Nega Dina", "Malvadeza Durão" e "O Assalto" são exemplos; e o primeiro a gravar um samba de outro ícone do samba paulistano, Geraldo Filme. Durante a década de 70, chegou a ser um dos campeões de vendas de discos do país.

Fã de Germano, Gilberto Gil gravou em 1978 o álbum "Antologia do Samba-Choro", que traz também algumas gravações originais do sambista nascido na Rua Santa Rita, no bairro paulistano do Pari. A maioria de seus discos saíram nas décadas de 1950 e 1960. Depois disso seus lançamentos foram cada vez mais esporádicos.

Germano Mathias participou dos filmes:
  • "O Preço de Vitória";
  • "Quem roubou meu samba".
Foi convidado para atuar na novela Brasileiras e Brasileiros, exibida pelo SBT em 1990.

Germano apresentou-se em 2000 no programa Musikaos, da TV Cultura. Em 2000, o lançamento do filme/
documentário com a história de sua vida - "O Catedrático do Samba" - contribuiu para que a mídia o redescobrisse, ficando as portas da imprensa escrita, falada e televisiva bem mais abertas. Foi um ano de agenda cheia com shows, entrevistas e muitas homenagens...

Em 2005, Germano Mathias completou 50 anos de carreira.

Em 2003, lançou "Talento de Bamba". Em CD, pode-se encontrar: "Ginga no Asfalto", de 1962; "20 preferidas. Germano Mathias" (Som Livre).

Em 2004 lançou "Tributo a Caco Velho", em homenagem ao compositor gaúcho que tanto o influenciou, morto em 1971.



Em 2007, durante o show da turnê "Banda larga", de Gilberto Gil, em São Paulo - o cantor deu espaço para homenagens a sambistas clássicos como: Cartola, e Zé Keti, Jackson do Pandeiro, Gordurinha e Germano Mathias.

Ainda em 2007, lançou o DVD Germano Mathias - Ginga no Asfalto - Brasil - 2007 - No DVD Germano, que foi um dos maiores vendedores de discos na década de 50 e 60, canta seus sucessos acompanhado por: Quinteto em Branco e Preto, Raul de Souza, Bocato, Osvaldinho da Cuíca e outros.


Em 2008 foi lançado o livro biográfico: "Sambexplícito as Vidas Desvairadas de Germano Mathias"  (448 páginas), por Caio Silveira Ramos - em São Paulo. Publicado pela editora Girafa, o livro usa a gíria dos meios sociais nos quais o artista esteve e que aparecem em seus sambas. O prefácio da obra é de Walnice Nogueira Galvão. O livro aborda temas como racismo no cenário musical nos anos 1950 e a influência dos ritmos do Norte e do Nordeste no samba.



Sobre o livro o espaço Forró em Vinil destaca: "Abro uma extensa discussão sobre a influência da música do Norte e Nordeste sobre o samba (em especial o sincopado) e digo da relação de Germano com Manezinho Araújo e Gordurinha (foi grande amigo de ambos – aliás o LP do Gordurinha recém colocado no ‘Forró em Vinil‘ (Mamãe, estou agradando) apresenta músicas que o Germano canta há muito tempo e que inclusive foram apresentadas recentemente – e de forma magnífica – no Programa ‘Sr. Brasil’ do Rolando Boldrin: Marido de Vedete, Calouro Teimoso e Súplica Cearense).

Ademais, Mathias também gravou músicas de Luiz Wanderley, do próprio Gordurinha e Elias Soares. Isso sem contar que planeja gravar há muitos anos um CD de cocos sincopados (ele tem o repertório todo pronto). Por isso o livro trata também de Jackson do Pandeiro (de quem Germano foi também amigo), de Osvaldo Oliveira e Jacinto Silva...



(Roberta Sá e Germano Mathias no Prêmio TIM de Música, cantando "Guarde a Sandália Dela", da dupla Germano Mathias e Sereno.)

Em 2009, o veterano Germano Mathias, conhecido por seu estilo sincopado de cantar e suas letras recheadas de humor,  homenagiou o compositor Gordurinha - cuja obra destaca-se pela enorme capacidade de fazer piadas e sátiras de qualquer situação. O show apresentado no SESC Ipiranga foi uma oportunidade para conhecer melhor a obra desse grande compositor brasileiro, por meio da interpretação de um dos mais talentosos intérpretes paulistanos. Germano Mathias cantou acompanhado por um quinteto de violão, cavaquinho, percussões e sopro.

No dia 13/01/2009 às 22h10 na TV Cultura, o programa Sr.Brasil reprisou a edição com Germano Mathias e Daniel Gonzaga. Germano interpretou: Súplica Cearense (Gordurinha e Nelinho), Orora Analfabeta (Gordurinha e Nascimento Gomes), Calouro Teimoso (Gordurinha e Nelinho), O marido da Vedete (Gordurinha e Nelinho), O turista Baiano (Luis Vanderlei e Elias Soares) e Não é da Bahia (Padeirinho da Mangueira e Jorge Costa).

Germano apresentou-se acompanhado pelos músicos Edson Alves (violão), Luizinho 7 cordas (violão de 7 cordas), Milton Mori (cavaquinho) e Paulo Pixu (timba). E Daniel Gonzaga canta Comportamento Geral (Gonzaguinha), Não dá mais pra segurar (Explode Coração) e João do amor divino (Gonzaguinha), acompanhado por Edmilson Capelupi (violão de 7 cordas), Edson Alves (violão), Milton Mori (bandolim) e Paulo Pixu (timba). Reprise da reprise no domingo (18/01/2009) às 10h.

Curiosidade

  • Germano Mathias serviu o Exército com Rolando Boldrin, quando tinha pseudônimo de Madureira.

FONTE


Wikipédia

Nenhum comentário: