quarta-feira, 2 de março de 2011

Época de Ouro


Época de Ouro é um conjunto regional de choro fundado por Jacob do Bandolim em 1964. Foi organizado definitivamente em 1966 e teve grande importância no movimento de resistência do choro na década de 1960, época em que a bossa nova reinava quase absoluta.



Com o falecimento de Jacob em 13 de agosto de 1969, alguns compromissos foram adiados e desde esta data até 1972 o conjunto não se apresentou, retomando suas atividades somente em 1973 a convite de Paulinho da Viola, para participar do espetáculo SARAU, no Teatro da Lagoa. Daí então foi que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral e todo um movimento no país em busca de dar maior amplitude ao Choro.



Em 1977 produzido por Jorginho do Pandeiro, o conjunto grava mais um disco, "Época de Ouro interpreta Pixinguinha e Benedito Lacerda", rendendo ao conjunto o prêmio de Melhor Conjunto Instrumental do Ano, pela revista PLAYBOY.

Ao retornar de apresentações na Feira do Livro de Frankfurt, em 1996, o conjunto foi convidado por Marisa Monte, Elba Ramalho, Ivan Lins e Paulinho da Viola para participar das gravações dos seus CDs.

Marisa Monte e Conjunto Época de Ouro - Onde Andarás?
Música: Onde Andarás? (Caetano Veloso/Ferreira Gullar)
Onde andarás nesta tarde vazia
Tão clara e sem fim
Enquanto o mar bate azul em Ipanema
Em que bar, em que cinema te esqueces de mim?
Enquanto o mar bate azul em Ipanema
Em que bar, em que cinema te esqueces...
Eu sei, meu endereço apagaste do teu coração
A cigarra do apartamento
O chão de cimento existem em vão
Não serve pra nada a escada, o elevador
Já não serve pra nada a janela
A cortina amarela, perdi meu amor
E é por isso que eu saio pra rua
Sem saber pra quê
Na esperança talvez que o acaso
Por mero descaso me leve a você
Na esperança talvez que o acaso
Por mero descaso
Me leve... eu sei

Retribuindo os convites, o Conjunto lança o CD Café Brasil, em 2001, compondo uma mistura aromática do Conjunto Época de Ouro com grandes intérpretes como estes artistas, além de João Bosco, Martinho da Vila e Leila Pinheiro, que vendeu mais de 25 mil cópias no Japão.

Logo surgiu a oportunidade de lançar o Café Brasil 2, com as participações de Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Ney Matogrosso, Ivan Lins, Paulinho Moska, Arlindo Cruz e Sombrinha, Elba Ramalho, Nó em Pingo D Água e Lobão. Este CD rendeu ainda a oportunidade de uma outra turnê pelo Japão, onde o disco também fez muito sucesso.

Até os dias atuais o Época de Ouro junto com Jacob do Bandolim chegam a marca de mais de 40 discos gravados.

Em 2010 o Conjunto lançou, com muito sucesso, no Japão, o CD Feijão com Arroz, que, em breve, também estará disponível no Brasil e reestreiou o Programa Época de Ouro na Radio Nacional. Com shows ao vivo, todas as sextas-feiras, de 17 ás 19h, é possível assistir ao vivo no Auditório da Rádio Nacional no Rio de Janeiro, gratuitamente, como na época de ouro do rádio e também pela internet, como permite a era de ouro da informática!

A formação atual do conjunto é Ronaldo do Bandolim no bandolim, Jorge Filho no cavaquinho, Toni Azeredo no violão de 7 cordas, André Bellieny no violão, Jorginho do Pandeiro no pandeiro e Antônio Rocha na flauta.

Época de Ouro Jô Soares - Parte 1




FONTE

Wikipédia
site oficial

Nenhum comentário: