quinta-feira, 31 de março de 2011

Elza Laranjeira


Elza Laranjeira (Bauru/SP em 1925 - São Paulo em 1986) foi uma cantora brasileira. Aos 10 anos, Elza cantou na Rádio Clube de Bauru, porém na adolescência preferiu dar continuidade aos estudos e acabou formando-se pela Escola Normal de Bauru, onde ainda chegou a exercer a profissão lecionando em escola pública antes de iniciar a carreira artística.

Sua estréia foi na cidade de Rio Claro, na emissora Rádio Club (PRF-2). Em seguida, inscreveu-se na Rádio Cruzeiro do Sul (depois Piratininga). Laranjeira iniciou sua carreira mais precisamente na década de 40, substituindo Leny Eversong no programa de Blota Júnior, transmitido pela Rádio Cruzeiro do Sul. Numa falta da cantora Leny Eversong, Elza foi solicitada a enfrentar o microfone e obteve grande êxito, já que, assim como a colega, cantava bem em inglês. Acabou sendo contratada.

Aula De Matemática
Composição : Antonio Carlos Jobim / Marino Pinto
Pra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você

Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal

Quando dois meios se encontram
desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão

Prá finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.

Elza era uma exímia intérprete de samba-canção e também uma das maiores cantoras ao interpretar as músicas de Dolores Duran. Foi casada com o cantor Agostinho dos Santos e considerada uma das cantoras mais importantes do chamado broadcasting da radiofonia paulistana.

Tome Continha De Você - Elza Laranjeira

Elza atuou também na noite paulistana como crooner em boates como a Oásis. Posteriormente, o comunicador Blota Junior a levou para a Rádio Record (SP), onde permaneceu durante muitos anos (atuando também na TV do mesmo grupo). Suas primeiras gravações, na antiga Star (depois Copacabana), foram as dos sambas Foi sem querer (Simonetti e Maragliano) e Quando eu era pequenina (Simonetti e Donato), e das canções Dia das mães e Poema das duas mãozinhas, passando depois a lançar vários sucessos.


Elza Laranjeira - Ninguém é de Ninguém

Em 1945, transferiu-se com o apresentador para a Rádio Record de São Paulo. Elza teve êxito em países latino-americanos, principalmente no Uruguai. Em 1951 conquistou o prêmio Roquete Pinto de melhor cantora. Durante longo período atuou em shows das boates paulistanas, sendo considerada uma das maiores intérpretes de Dolores Duran.

Em 1951, fez suas primeiras gravações pelo selo Star, lançando quase simultaneamente dois discos, com os sambas "Foi sem querer", de Enrico Simoneti e Maragliano e "Quando eu era pequenina", de Enrico Simoneti e Donato, e, as canções "Poema das duas mãozinhas", de Hervê Cordovil e Jorge de Lima e "Dia das mães", de Maria Cecília B. França. No mesmo ano, gravou o baião "O galo já cantou", de Hervê Cordovil e Raul Duarte.

Em 1953, foi contratada pela Copacabana e lá estreou com o samba "Vida nova", de Alfredo Borba e Sérgio Rubens e a batucada "A louca chegou", de Rômulo Paes, Adoniran Barbosa e Henrique de Almeida. No mesmo ano, gravou o samba "Gol de Baltazar", de Alfredo Borba, homenagem ao então artilheiro do time de futebol do Corinthians de São Paulo. Gravou também no mesmo período, em dueto com Cauby Peixoto, o samba "Já paguei o meu tributo", também de Alfredo Borba. Ainda no mesmo ano, estreou na gravadora Columbia, com o choro "Doçura", primeira composição de sua autoria e o samba canção "Meu Deus não sei", de Ted.

Em 1954, gravou a marcha "É covardia", de Alfredo Borba e José Sacomani e o samba "Mulher namoradeira", de Alfredo Borba. No mesmo ano, gravou outra música alusiva ao futebol, uma vez que a seleção brasileira de futebol, em junho daquele ano, participava da Copa do Mundo da Suiça, o samba "Gol do Brasil", de Alfredo Borba. No ano seguinte, gravou o xote "Bandinha do interior", de Mário Vieira e Elpídio dos Santos e o baião "Baião espanhol", de Alfredo Borba e Luiz Gaúcho. No mesmo ano, gravou mais duas composições de Alfredo Borba, a marcha "Gole de cachaça" e o samba "Lampião de querosene".


Em 1956, teve uma rápida passagem pela Odeon, onde gravou dois discos. No primeiro, cantou "Lavadeiras de Portugal", de Popp e Lucchesi, em ritmo de baião, com versão de Joubert de Carvalho e o choro "pica-pau", de Alfredo Borba e José Henrique. O segundo disco, lançado em janeiro do ano seguinte, trazia a valsa "Que será, será", de Livingstone e Evans, com versão de Nadir Corte Real, e, o samba "Poço dos desejos", de Edson Borges.

Em 1957, passou a gravar na RGE e lançou avalsa " Dois olhos azuis", de M. Jary e Maugéri Neto e o beguine "Insônia", de Mário Albanese e Heitor Carrilho, com acompanhamento de Enrico Simoneti e sua orquestra.


Em 1959, gravou o fox "É disso que eu gosto", de Heitor Carrilho e Maugério Neto e o samba canção "Dona saudade", de Mário Albanese e Habib Nader. Seu maior sucesso foi o samba-canção "Eu Sei que Vou Te Amar" (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes), em 1959.
 
No mesmo ano que gravou de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes, o samba canção "Eu sei que vou te amar", gravou de Marino Pinto o samba "Aula de matemática". Foi considerada uma das maiores intérpretes de Dolores Duran, de quem gravou ainda em 1959, o samba canção " A noite do meu bem".


Cantou durante muito tempo em casas noturnas de São Paulo. Destacou-se como cantora romântica, tendo gravado valsas, fox, beguines e sambas canções, como "Estou amando azul", de Fernando César e Britinho, lançado também em 1959.
 
No ano seguinte, gravou o samba canção "Fale baixinho", de Portinho e Heitor Carrilho, e a marcha rancho "Um punhadinho de estrelas", de Mário Albanese e Heitor Carrilho. No mesmo ano, gravou o samba " Tome continha de você", de Dolores Duran e o samba canção "Um minuto só", de Edson Borges.
 
Fiel ao seu estilo de músicas românticas, com temâticas amorosas, gravou ainda no mesmo ano, o bolero "Ninguém é de ninguém", de Umberto Silva, Toso Gomes e Luiz Mergulhão e, o fox "Devaneio", de Djalma Ferreira e Luiz Antônio. Deixou a Rádio Record e foi para Rádio Nacional (SP) no início da década de 1960.

Ainda em 1960, lançou seu primeiro LP, e um dos discos de maior destaque, "A noite do meu bem", com Simonetti e sua Orquestra, no qual cantou além da música título, as composições "Tome continha de você", de Dolores Duran e Édson Borges; "Um punhadinho de estrêlas", de Mário Albanese e Heitor Carillo; "Cuidado coração", de Ciloca Madeira e Fred Jorge; "Eu sei que vou te amar", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes; "Estou amando azul", de Fernando César e Leal Brito "Britinho"; "Fale baixinho", de Portinho e Heitor Carillo; "Quando te achei", de Adoniran Barbosa e Hilda Hilst; "Podem falar", de Agostinho dos Santos e Quico; "Conversa", de Jair Amorim e Evaldo Gouveia; "Um minuto só", de Édson Borges, e "Porquê", de Hervé Cordovil e Vicente Leporace.
 
Em 1962, gravou o bolero "Sem motivo", de Aderaldo Monteiro e o samba canção "Mais uma vez adeus", de Georges Auric e Teixeira Filho. No mesmo ano, gravou acompanhada pelo Conjunto RGE, dois clássicos da bossa nova, os sambas "Só danço samba", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes e "Samba do avião", de Tom Jobim. Apresentou-se em vários países latino-americanos, destacando-se o Uruguai.

Recebeu o Prêmio Roquete Pinto (melhor cantora paulista de música internacional), o Prêmio Cidade de São Sebastião (RJ) e o Troféu Chico Viola (SP). As músicas "A noite do meu bem", de Dolores Duran e "Eu sei que vou te amar", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes destacaram-se entre suas gravações de maior sucesso.


Elza chegou mesmo a dedicar um LP inteiro à referida dupla de compositores – "A Música de Jobim e Vinicius" (RGE), com várias inéditas. A música fez tanto sucesso que foi escolhida pra ser seu prefixo musical. Considerada por Vinicius de Moraes como "a voz mais feminina do Brasil" Elza foi escolhida por Jobin para participar do terceiro LP da dupla, de 1963.

Elza também fez sucesso com a música A noite do meu bem (Dolores Duran) pela RGE. Um dos seus maiores êxitos, foi em 1963, ano em que lançou o LP "A música de Tom e Vinicius", nesse disco cantou "Só danço samba", "Sem você", "Por toda minha vida", "Serenata do adeus" e "Derradeira primavera".

Elza Laranjeira - Corcovado

Em 1963, lançou o LP "A música de Tom e Vinicius", no qual interpretou, entre outras, "Só danço samba", "Sem você", "Por toda minha vida", "Serenata do adeus" e "Derradeira primavera". Ficou um tempo afastada da vida artística, só retornando em 1975. Nesse mesmo ano voltou a cantar na Boate Samba-Enredo (SP).

(LP "A Música de Jobim e Vinicius" - 1963).

Elza gravou outros LPs na mesma etiqueta, porém sempre ficou mais restrita ao ambiente paulista, ao contrário de seu marido, o cantor Agostinho dos Santos.

FONTE

Wikipédia

Cliquemusic

Cifrantiga







Nenhum comentário: