quinta-feira, 31 de março de 2011

Daniel Bueno


Daniel Bueno (Carnaíba, 8 de abril de 1960) é um cantor brasileiro e compositor de forró pé-de-serra, gênero típico do Nordeste, é também pesquisador de música brasileira. Até 2008, ele compôs cerca de 80 músicas.


Na infância Daniel costumava ouvir toadas, xotes e baiões de Luiz Gonzaga, identificando-se com as mensagens e lamentos telúricos do Rei do Baião, como: Vozes da Seca e A Triste Partida. Foi também quando se tornou fã do Trio Nordestino, Jacinto Silva e Marinês.

No sítio do avô, seu Badu, Daniel ivenciou o cotidiano rural, como: cortar palma para o gado, catar algodão, debulhar milho e feijão, tanger gado, fazer ordenha, conduzir carro de boi, rezar novenas, plantar e semear...

Aos 11 anos, Daniel mudou-se para Afogados da Ingazeira, cidade vizinha de Carnaíba, onde completou o ensino médio. Aos 15 anos, Daniel começou a trabalhar como repórter e produtor na Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira. Nessa época, já compunha músicas e tocava violão.



Aos 24 anos venceu o Festival Pernambucano de Música com "Canção para Dom Hélder", gravada em seu primeiro LP. Daniel ainda participou como crooner do grupo de serestas Unidos da Saudade e da Banda Rutilante.


Em 1987, Daniel Bueno mudou-se para o Recife. Três anos depois, ainda na capital, Daniel gravou seu primeiro disco só com músicas de sua autoria, destacando-se, com seu primeiro hit “Preciso tanto desse amor”.


O segundo LP emplacou o sucesso “Planeta Sedução”, de Nando Cordel.

Em 1995 lançou as músicas “Volta pra mim” e “Estou começando a chorar”, esta última de autoria do Rei Roberto Carlos.
BENITO DI PAULA E DANIEL BUENO

E NÃO VOU DEIXAR VOCÊ TÃO SÓ

O quarto disco veio em 1997, quando cantou ao lado de Agnaldo Timóteo a música “Se eu pudesse conversar com Deus”,

Em seguida, gravou alguns CDs com participação especial de Ângela Maria, Cauby Peixoto, Marinês, Benito Di Paula, Núbia Lafayette e outros nomes importantes da Música Popular. Mais de uma década depois que deixou o interior, Daniel resolveu mergulhar definitivamente em suas raízes. Passou a compor xotes e baiões para marcar as imagens, cenários e experiências vividas durante a infância no Sítio Oitizeiro em sua terra natal.


Daniel Bueno ganhou destaque como intérprete e compositor do forró pé-de-serra. Seus maiores sucessos, nesse gênero, são: "Na fazenda de vovô" (gravada por Alcymar Monteiro), "Filho do morador", "Xote natalino" e "O filme", este último o maior sucesso das festas juninas de 2005.

Na Fazenda de Vovô

Em 2006, adaptou para o xote um sucesso de Gilberto Gil, “Não chore mais”, que tocou bastante nas emissoras de rádio do Nordeste.


Em 2007, Daniel Bueno se destacou como compositor, escrevendo as 17 faixas do CD Forró 4. Com esse trabalho autoral, Bueno se firma como cronista rural, bem no estilo Zé Dantas, seu conterrâneo. Isso fica bem claro em composições como "As coisas que deixei ali" e "As lembranças do meu pai". Outro destaque é a preocupação de Daniel com o aquecimento global na faixa "Lamento Ecológico". O maior sucesso do CD, porém, foi a faixa "O dossiê", crônica de um amor mal-sucedido.

O disco de 2008, Forró 5, traz sucessos eternos de Luiz Gonzaga, e autorais, como "Sinuca de Bico". Mas a faixa de maior repercussão é "Minha Saudade", autoria de Geraldo Freire.


No álbum Forro 5 (2008) eu faço um destaque para a música Uma Prece Para o Homem sem Deus, de Gordurinha. No álbum a música vem com o nome "Prece Para Um Homem Sem Deus".

Em 2009, Bueno reapareceu com um trabalho cuja temática, “O retirante”, foi título do CD e da faixa de maior destaque, além de Minha casa, Moleque de recado, dentre outras. Bueno ensaia para a gravação de um DVD com a seleção de seus principais sucessos e homenagem à obra de Zé Dantas e Luiz Gonzaga.

Cantor, compositor e produtor, além de escritor-pesquisador por diversão, Daniel Bueno conversou com a revista O Piruá sobre suas paixões, planos e histórias da sua infância em Carnaíba, alto sertão do Estado...




FONTE

Wikipédia

Blog do Bueno

Nenhum comentário: