quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Zezé Di Camargo & Luciano


Zezé Di Camargo & Luciano é uma dupla sertaneja brasileira formada pelos irmãos Mirosmar José de Camargo (cujo nome artístico é Zezé di Camargo) e Welson David de Camargo (conhecido como Luciano), naturais de Capela do Rio do Peixe, distrito de Pirenópolis, no estado de Goiás.

Antes de se lançar como cantores, os irmãos atuaram como compositores. Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó e Sula Miranda foram alguns astros da música sertaneja que gravaram suas músicas.

Em 1991, lançaram o primeiro LP , com o sucesso É o amor, composta por Zezé. Sucesso esmagador que expandiu as fronteiras do sertanejo e popularizou o estilo em regiões que até então não consumiam tanto esse tipo de música. Maria Bethânia chegou a gravá-lo. Desde então lançaram diversos discos e consolidaram uma carreira de grandes vendagens.



Desde então lançaram 21 álbuns (17 de carreira, dois em espanhol e dois ao vivo, estes últimos em formato duplo), que venderam mais de 30 milhões de cópias.

Seu disco mais vendido foi lançado em 1995- tendo como destaque o hit Pão De Mel e alcançou a marca de 2 milhões de cópias.



 Zezé Di Camargo e Luciano têm 100 canções entre as 15 mais tocadas, sendo que quase todas delas chegaram ao primeiro lugar.

A dupla também é conhecida por ser a primeira a chegar a marca de 1 milhão de cópias em um disco de estréia

Em 2004, foi lançada uma caixa especial, intitulada Dois Corações e Uma História (mesmo nome de uma canção do álbum de 1998), com 7 CDs e 100 músicas.



Os seis primeiros discos contém, cada um, 14 faixas, pertencentes a dois discos originais (7 faixas de cada disco): 1991-92, 1993-94, 1995-96, 1997-98, 1999-2000 e 2001-2002. O sétimo disco contém 16 faixas, formadas por gravações raras e duetos realizados com outros artistas. A mesma caixa inclui um DVD extra (não vendido separadamente), contendo 14 videoclipes da dupla. Os 7 CDs também são vendidos separadamente

Em 2005, a história da vida e da carreira da dupla foi contada no filme 2 Filhos de Francisco, parceria da dupla com a produtora Conspiração Filmes e com os Estúdios Mega. O longa assinado pelo diretor Breno Silveira trouxe os atores Márcio Kieling, Thiago Mendonça (interpretando, respectivamente, Zezé e Luciano) e Ângelo Antônio (que vive Francisco, pai dos irmãos).

Sucesso de crítica e público, a produção contou com trilha assinada por Caetano Veloso. Além de hits da dupla, o disco trazia também clássicos da MPB e da canção sertaneja cantadas por artistas de peso como Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Nando Reis e Chitãozinho & Xororó.

O filme quebrou recordes de bilheteria no Brasil, sendo assistido por mais de 5 milhões de pessoas (marca superada pelo filme Se Eu Fosse Você 2, em 2009, com mais de 6 milhões de pessoas).

Em maio de 2010, a dupla lançou seu mais recente disco, intitulado Double Face e lançado em formato duplo, como sugere o título.

O disco 1 é formado por canções inéditas, como: Tapa na Cara (primeira música de trabalho).



O disco 2, por sua vez, contém regravações de clássicos da música sertaneja, realizando um antigo desejo de Zezé di Camargo - gravar canções que fizeram sucesso antes de os irmãos se tornarem famosos.

No Dia das Mães de 2010, o álbum alcançou a expressiva vendagem de 70 mil cópias para o consumidor final (não incluídas as cópias vendidas pelas gravadoras para as lojas).

A dupla já gravou sucessos com grandes artistas internacionais como Wille Nelson (Eu só penso em você - 1993) e Júlio Iglessias (Dois Amigos - esta, composta por Zezé Di Camargo ) em 1998.





Filmografia

2 Filhos de Francisco - filme dirigido por Breno Silveira, que conta a história da vida e da carreira dos irmãos. Alcançou público de mais de 5 milhões de pessoas, durante sua exibição nos cinemas, e vendeu mais de 250 mil cópias de sua versão em DVD, rendendo-lhe o DVD de Diamante Duplo.





CONCURSO

O concurso cultural da revista Contigo! vai presentear o vencedor com a ida ao cruzeiro marítimo de Zezé di Camargo e Luciano "É o amor!", o qual passa pelas cidades de Santos, Rio de Janeiro, Búzios e Ilhabela.

Para participar, os interessados devem seguir o perfil da Contigo! no Twitter e depois, no perfil pessoal da rede, twittar uma resposta para a pergunta: "Que loucura de amor você faria para embarcar em um Cruzeiro com a sua dupla sertaneja preferida?”. Não se esqueça que na resposta deverá conter a hashtag #passaporteContigo.

Cada participante poderá enviar apenas uma resposta.

O resultado será divulgado a partir de 2 de março no site da Contigo! e no perfil da revista.

O cruzeiro tem a sua saída de Santos/SP na data de 19 de março e terá retorno dia 23 de março.


FONTE

Wikipédia

Nenhum comentário: