quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Wilson Sideral


O cantor e compositor mineiro, Wilson Sideral, toca no MPB Bar, na sexta-feira (25). No show, o irmão de Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, dispara versões acústica para sucessos seus e alheios.



Das músicas próprias, ele deve tocar "Fácil" e "Na Moral" - hits do Jota Quest que ele ajudou a compor -, além das canções "Maria", "Lançado ao Mar" e "Zero a Zero", também de forte apelo radiofônico, com refrões e melodia que não saem tão facilmente da cabeça.

O cantor, que lançou quatro álbuns e já foi indicado ao Grammy Latino, aproveita para mostrar cinco novas músicas: "Apenas Assim", "Um Céu Cinco Estrelas", "Deu Saudade [Da Gente]", "Quase Um" e "Voz, Solidão e Violão".

Deu Saudade [Da Gente]


Deu Saudade [Da Gente] (4:18)
Letra e Música: Wilson Sideral

Hoje eu acordei tão rápido
Que nem deu tempo de te dar bom dia
Dei um pulo da cama, tinha tanto a fazer
Que não ganhei teu beijo

A casa limpa, os lençóis trocados
Um filminho, a TV, do jeito que a gente gosta
A roupa fora, os barulhos da rua
Os ruídos da gente e o silêncio depois...

Uhuhuhuh... Deu saudade...
Uhuhuhuh... Saudade...
Uhuhuhuh... Deu saudade... Da gente...
Da gente... Da gente...

Tudo está errado, acordei tão rápido
Troquei o teu abraço, entrei no carro
E nada deu certo, a cidade, o contato
O trânsito e o trabalho...

Quis voltar pra casa
Pra comida, pra massagem
Pra tua intensa cura
A tua imensa cura

Quando li tuas mensagens
Impulsivas e inseguras
Desesperadamente apaixonadas...

Uhuhuhuh... Deu saudade...
Uhuhuhuh... Saudade...
Uhuhuhuh... Deu saudade... Da gente...

Uhuhuhuh... Deu saudade...
Uhuhuhuh... Saudade...
Uhuhuhuh... Saudade...

Quis voltar pra casa
A comida, a massagem
A tua intensa cura
A tua imensa cura

Quando li tuas mensagens
Impulsivas e inseguras
Desesperadamente apaixonadas...

Uhuhuhuh... Deu saudade...
Uhuhuhuh... Saudade...
Uhuhuhuh... Deu saudade... Da gente...

Uhuhuhuh... Deu saudade...
Uhuhuhuh... Saudade...
Uhuhuhuh... Saudade... Da gente...
Da gente...

Seu novo projeto, "Singles", reúne essas cinco canções, além de um documentário registrando a rotina do músico no estúdio, versões acústicas das músicas, letras, cifras e fotos.



Local:
MPB Bar - Avenida Curitiba, 210 - Tel: (44) 3028-4239
Horário:
25 de fevereiro às 23h
Preço:
A entrada custa a partir de R$15



BIO

O cantor, compositor e instrumentista Wilson Sideral chega ao seu quarto álbum de carreira. “Dias Claros” é o segundo lançamento do seu selo independente, SIDERAL EXPERIENCE, desta vez, em parceria inédita, na região sul do Brasil, com o selo ANTÍDOTO (braço pop-rock da gravadora gaúcha ACIT), dirigido por Raul Albornoz, e com distribuição da UNIMAR para o restante do território brasileiro. “Dias Claros” foi produzido por Sideral e Ruben Di Souza (Prêmio Tim de Música 2007).


A engenharia de áudio ficou a cargo dos experientes Luis Paulo Serafim e Bill R. São 12 faixas, sendo, oito delas de autoria apenas do artista, e duas em parceria: a faixa-título, “Dias Claros”, com o habitual parceiro, o poeta, Mauro Sta Cecília, letrista da canção que deu nome ao álbum anterior, “Lançado ao Mar”; e a faixa de trabalho, “Fugindo de Mim”, em parceria com o ator e letrista mineiro, Caju.

Além das 10 faixas inéditas, o disco traz, ainda, duas releituras: “Exagerado”, de Cazuza; e “Já Foi”, mais uma parceria de sucesso entre Wilson Sideral e os mineiros do Jota Quest, que, pela primeira vez, o músico inclui em seu próprio CD.

Ambas as releituras e mais duas faixas, “Tá Tudo Certo” e “Vou Também”, receberam “especiais” arranjos de cordas assinados pelo Maestro Cristóvão Bastos, responsável por trabalhos com Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Maria Bethânia, entre outros “bambas” da MPB.

O investimento na qualidade de sua música pop, a sofisticação e o refinamento na produção, associados à simplicidade de suas canções certeiras, são o grande diferencial deste quarto trabalho de Wilson Sideral. Um presente aos antigos, atuais e futuros fãs do cantor, um dos mais versáteis e competentes músicos do Brasil.

No dia 05 de maio de 1975, nasce em Alfenas, sul de Minas Gerais, Wilson da Silveira Oliveira Filho. Wilson Sideral é um cantor, compositor, guitarrista e produtor musical brasileiro. Com quatro álbuns de estúdio lançados, indicações aos prêmios Grammy Latino e Prêmio Multishow de Música Brasileira e quatro canções em trilhas de novela.

Wilson Sideral é um dos destaques do cenário Pop Rock Brasileiro. Irmão de Rogério Flausino (Jota Quest), com quem tem canções em parceria de grande sucesso, e Flávio Landau, também músico.

A paixão pela música desperta cedo, aos oito anos, sob diretainfluência de sua família. A adolescência, toda dedicada à musica, leva “Wilsinho” pela escola da vida: bandas de rock, da garagem à escola, da escola aos bares, dos bares aos bailes, o caminho natural das pedras, pedras que rolam, rock and roll (primeira influência musical de Wilson Sideral), que, aliada à música negra (o soul, o blues, e o funk) e à MPB, formam, hoje, a plataforma para a construção de sua música pop.

Aos dezoito anos, muda-se para Belo Horizonte, cidade onde vive até hoje. E após quatro anos como guitarrista da banda de reggae Omeriah e passagens por outros grupos, em 1997, Wilson Sideral parte para a carreira solo, cheio de letras, melodias, arranjos e sonhos na cabeça...

Começa, então, a construir sua carreira na noite de Belo Horizonte, nos bares, casas noturnas, eventos universitários e shows de abertura para bandas consagradas (O Rappa, Planet Hemp, Charlie Brown Jr, Pato Fu...), e em 1998, já era destaque na capital mineira e em grande parte do Estado.

O sucesso definitivamente bateà porta em meados de 1998, quando uma composição sua, a canção “Fácil”, é gravada pela banda de seu irmão e parceiro Rogério Flausino (Jota Quest), tomando de assalto todas as rádios do Brasil. Pouco tempo depois, a gravadora Universal Music oferece a Wilson Sideral um contrato para a gravação de seus dois primeiros discos:

Wilson Sideral “1” (1999), produzido pelo paulista Dudu Marote, com os hits “Não Pode Parar” e “Zero a Zero”, e destaque para a balada “Eu Estarei Com Você”, a funkeira “Wilson” (“Wilson do cabelo duro”), e a bela versão “blues” de “Bem Que Se Quis” de Marisa Monte.

O artista inicia uma longa e consagrada turnê de estréia, com mais de 250 apresentações, incluindo a participação nos maiores festivais de música do País (Rock in Rio 3 - RJ, Planeta Atlântida - RS / SC, Pop Rock Brasil - MG); o segundo CD, “Na Paz” (2002), produzido por Tadeu Patola, foi indicado ao Grammy Latino como melhor álbum de rock brasileiro, destacando-se as canções “Simples”, com participação especial de Dinho Ouro Preto, a balada “Ela Foi Embora”, a versão do clássico “Para Lennon e McCartney” e “Um Beijo Seu”, incluída na trilha sonora de “Malhação” (TVGlobo).

Em julho de 2004, Wilson Sideral monta o seu selo independente SIDERAL EXPERIENCE e, em outubro do mesmo ano, lança, em parceria com a Universal Music, o terceiro álbum, “Lançado ao Mar”, seu disco de maior êxito, com destaque para as canções, “Lançado ao Mar”, “Hollywood Star”, “Cinco Dias”, a belíssima “O Amor Só Descansa Quando Morre”, com letra do escritor Paulo Coelho, e a balada soul “Maria”, esta, em dueto com o irmão Rogério Flausino.

Com o pé na estrada, o artista realiza novamente uma longa turnê, mais de 250 apresentações, entre shows, projetos musicais (Sideral Experience) e participações especiais em programas de Rádio e TV.
 
Agora é a hora de “Dias Claros”, o CD e a turnê “Dias Claros”, que começa em novembro de 2007, e deverá se estender por 2008 e 2009... Novo show, novo cenário, novo site, novas músicas, novos tempos!!! Durante a turnê “Dias Claros”, como parte das comemorações de seus dez anos de carreira, Wilson Sideral planeja a gravação e o lançamento de seu primeiro CD e DVD“ Ao Vivo”.

Uma celebração de sua música e da cultura de Minas Gerais, seu Estado do coração. Histórias para contar, grandes canções e convidados muito especiais...

Wilson Sideral está lançando seu novo projeto #Singles, primeiro trabalho musical lançado em USB Flash Drive (Pen Drive) no Brasil.



Projeto Abrace com Paixão

As chuvas na região serrana do Rio de Janeiro – que mataram 800 pessoas até o momento – causaram uma comoção nacional. Voluntários de todo o Brasil se movimentaram para ajudar aos desabrigados da região, ajudando da maneira que podiam.

Sensibilizados, os brasilienses da Banda Zignal criaram o projeto Abrace com Paixão que, além de ajudar na arrecadação de donativos, procura levar conforto e esperança aos desabrigados por meio da música. Eles então criaram o projeto com artistas de projeção nacional para conseguir mais visibilidade e ajudar.

Tom Zignal compôs a música "Leito de Esperança", gravada pelo Zignal (Tom Zignal, Lucas Stringhetti e Rafael Baêta) no Rio de Janeiro com participação de Tania Mara, Tico Santa Cruz (Detonautas), Digão (Raimundos), Wilson Sideral (Sideral), Marcus Menna (LS Jack). Alan Pinheiro e Diogo Mutti produziram a canção.



Da música feita com o objetivo de ajudar, Rafael Almeida vai dirigir um clipe com as participações de Jayme Matarazzo e Murilo Rosa. Durante o clipe, crianças e idosos vão declamar um poema escrito por Tom Zignal. O clipe ainda vai contar com a participação de internautas de todo o país e os vídeos serão utilizados no clipe da música para mostrar que todos os brasileiros estão unidos para ajudar os desabrigados.



BIOGRAFIA

1975 – Nasce, no dia 05 de maio, em Alfenas-MG, Wilson da Silveira Oliveira Filho, o segundo, dos quatro filhos do casal, Wilson da Silveira Oliveira e Maria das Graças Oliveira de Oliveira (Dacha).

1983 – Influenciado pelos avós, tios e primos, cresce a paixão pela música e, no Natal, ganha seu primeiro violão, presente do pai, Wilson.

1985 – Tem as primeiras aulas de violão com a tia Jussara (Tia Ju), o amigo Celso Fiorini e o tio Wilson Roberto (Tio Deco). Primeiros acordes do precoce instrumentista e incansáveis cantorias nas festas de família, ao lado do irmão Rogerinho (Rogério Flausino).

1987 – Começa a escrever as primeiras canções e se apresentar ao lado dos companheiros de sua primeira banda, Contacto Imediato, fãs incondicionais do Rock Brasileiro produzido nos anos 80.

1988 – Recebe, aos 13 anos de idade, o troféu de melhor instrumentista, no Primeiro Festival de Rock de Poços de Caldas-MG.

1992 – Após a experiência acumulada com a primeira banda e com apresentações de música ao vivo, tocando, em versões acústicas, grandes clássicos da MPB, Rock Nacional e da Música Negra Americana, Wilsinho, monta sua segunda banda, assumindo, pela primeira vez, os vocais. Capitão Gancho era o nome do grupo, inspirado pelos clássicos do Rock ‘n Roll 70 e a cena retrô de Seattle.

1993 – A convite do amigo Alexandre Mourão, muda-se para Belo Horizonte- MG, para integrar o grupo Omeriah, com o qual gravou, no ano seguinte, seu primeiro disco oficial, “Omeriah”, lançado pelo Selo Plug/BMG, com fortes referências de Reggae e da Música Caribenha.

1997 – Após quatro anos como guitarrista, backing vocal e compositor do Omeriah, Wilsinho, deixa o grupo e, finalmente, começa sua carreira solo, adotando, a partir de então, o nome artístico Wilson Sideral.

1998 – Torna-se destaque da cena independente belo-horizontina, tocando em bares, casas noturnas e no circuito universitário de BH, recebendo convites para abrir shows de bandas consagradas do Pop Brazuca, como Planet Hemp, Pato Fu, Charlie Brown Jr, Jota Quest, O Rappa, entre outros. Nesse mesmo ano, uma composição sua, “Fácil”, gravada pelos conterrâneos do Jota Quest, torna-se o hit do ano, abrindo as portas do mercado fonográfico para Sideral.

1999 – Contratado pela Universal Music, Wilson Sideral lança seu primeiro álbum solo, “1”, com produção de Dudu Marote. O primeiro single, “Não Pode Parar”, muito bem aceito pelas rádios jovens, rende ainda, um videoclipe dirigido por Alex Miranda, figurando no Top 20 MTV. Por esse disco, Sideral recebe a indicação ao prêmio de artista revelação no Prêmio Multishow de Música Brasileira do ano seguinte, em meio a uma turnê de mais de 250 shows, incluindo sua participação nos grandes festivais do gênero, como o Planeta Atlântida, Pop Rock Brasil e Rock in Rio III.

2001 – Com produção de Tadeu Patola, lança o segundo álbum, “Na Paz”, com as participações especiais de Dinho Ouro Preto (Capital Inicial) e Bahiano, da banda argentina, Los Pericos. O disco é indicado ao Prêmio Grammy Latino como melhor álbum de Rock Brasileiro, e emplaca o single “Um Beijo Seu”, como tema de “Malhação”.

2002 – No final desse ano, Wilson Sideral recebe o melhor prêmio de sua vida, o filho Igor, inspiração para novas canções de sucesso, como “Na Moral”, também gravada pelo Jota Quest. Durante esse período, incluíndo os próximos anos, Sideral dedica-se ao Projeto Sideral Experience, levando a algumas capitais brasileiras, shows com participações especiais de grandes amigos da música, como Nando Reis, Fernanda Abreu, Toni Garrido, Paula Lima, Dinho Ouro Preto, Claudia Leitte, Júnior Lima, Luciana Mello, entre vários outros. Uma grande jam, como Sideral gosta, muita música e gente boa cantando junto.

2004 – Monta o selo independente SIDERAL EXPERIENCE e lança, em parceria com a Universal Music, “Lançado ao Mar”, primeiro álbum com produção musical própria, ao lado do experiente engenheiro de áudio Renato Cipriano.



O disco marca o início de sua parceria com o poeta carioca, Mauro Sta Cecília, na faixa-título, “Lançado ao Mar”; traz um dueto inédito entre os irmãos Sideral e Flausino, na canção destaque do cd, “Maria”, ambas com videoclipes dirigidos por Pietro Sargentelli, com grande exibição nos canais Multishow e MTV e, ainda, uma canção feita por Sideral em parceria com o escritor Paulo Coelho, “O Amor Só Descansa Quando Morre”.

Uma grande turnê de lançamento do CD toma conta da agenda do cantor que, nos meses seguintes, apresenta-se em grandes programas da TV brasileira, como Domingão do Faustão e Altas Horas.

2005 – Em turnê com o cd “Lançado ao Mar”, Wilson Sideral é convidado pelo Multishow e Universal Music para participar do DVD, “Um Barzinho e um Violão – Jovem Guarda”, gravando o clássico de Roberto e Erasmo Carlos, “Lobo Mau”, numa versão acústica de acento Blues, com direito a slide guitar e tudo mais.

2006 – Durante o Carnaval de Salvador, Sideral, juntamente com Toni Garrido, Samuel Rosa e o então, Ministro da Cultura, Gilberto Gil, comandam a folia no famoso Trio Elétrico Expresso 2222, numa experiência inédita e emocionante para o cantor das Minas Gerais.

2007 – O segundo lançamento de seu selo independente, “Dias Claros”, chega ao mercado, trazendo novos ares à carreira de Wilson Sideral. Com parceria, na produção musical, do amigo Ruben Di Souza (Prêmio TIM de Música 2007), e arranjos de cordas assinados pelo maestro Cristóvão Bastos, o novo álbum, mostra uma maturidade musical, conquistada ao longo desses 10 anos de carreira, e recebe elogios do meio musical, inclusive do escritor, produtor e crítico musical, Nelson Motta, pelo requinte e sofisticação das canções e da produção de “Dias Claros”.

O álbum emplaca três canções em trilha de novelas, “Fugindo de Mim” (“Malhação”), “Minha Garota” (“Amor e Intrigas” – Record) e, “Exagerado” (“Revelação” – SBT ), uma releitura ao clássico do ídolo, Cazuza.

Todos esses fatores levam o artista, no ano seguinte, a uma nova turnê de sucesso, com convites para a participação em grandes eventos, como o Pop Rock Brasil 2008, Triângulo Music Festival e à abertura dos shows, de São Paulo, da turnê do R.E.M pelo Brasil. Sideral, ainda, faz uma nova leva de apresentações em grandes programas de TV, como o Programa do Jô, Programa Hebe, Raul Gil, Happy Hour (GNT), Sem Censura (TV Cultura), MTV, entre outros.

2008/2009 – Em turnê com o show “Dias Claros”, Wilson Sideral roda o País mostrando aos admiradores do seu trabalho as canções deste álbum.

2010 - Apostando nas novas tecnologias, o cantor e compositor Wilson Sideral lança o Projeto Especial #Singles. Com edição limitada, #Singles foi lançado exclusivamente em USB Flash Drive [Pen Drive], trazendo aos fãs da boa música brasileira as últimas novidades do artista mineiro.

O “Sideral Drive” contendo, 5 canções inéditas e seus respectivos videoclipes, documentário com os bastidores das gravações, vídeos com versões acústicas dos novos singles, extras, letras, cifras, fotos e ‘wallpapers’, é uma opção de entretenimento para um mundo cada vez mais conectado através dos computadores.

As cinco canções, “Apenas Assim”, “Deu Saudade [Da Gente]”, “Um Céu Cinco Estrelas”, “Voz, Solidão E Violão” e “Quase Um”, são de autoria de Wilson Sideral e foram gravadas no estúdio Máquina [Skank] em Belo Horizonte.

Com produção musical de Ruben Di Souza e Sideral, e a participação dos músicos Adriano Campagnani [Baixo] e David Maciel [Bateria], os novos singles mostram a evolução da poesia e sonoridade do músico. A direção, filmagens e edição dos vídeos ficou por conta de Marinho Antunes, antenado diretor da cena ‘indie’ de BH, com videoclipes produzidos para grupos como Transmissor, Tianastácia, Leo Minax, Kadu Viana, entre outros.

O formato multimídia do Pen Drive #Singles permite ao usuário, assistir e ouvir todos os vídeos e canções em um ‘player’ personalizado, aprender a tocar as músicas através das letras e cifras disponibilizadas e ilustrar o desktop com fotos e ‘wallpapers’ do artista, tudo isso, na ponta dos dedos, do tamanho de um isqueiro e com visual customizado, Wilson Sideral - #Singles.



O artista sai em turnê deste novo trabalho em Setembro em 2010, o show de lançamento acontece em São Paulo [Capital] e percorre várias cidades do Brasil. até o final do verão, No show da turnê #Singles, além das cinco novas canções, uma seleção de suas melhores composições, especialmente dos dois últimos álbuns, “Lançado Ao Mar” e “Dias Claros”.



Wilson Sideral e André Valadão cantam 'Cura-me' no Culto da Igreja Batista da Lagoinha.


FONTE
Odiario
Ofuxico
Wikipédia

Nenhum comentário: