terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Wagner Tiso


Diário da Música: Wagner Tiso: Músico, arranjador, regente, pianista, tecladista, compositor, arranjador, maestro e diretor musical Wagner Tiso Veiga (Três Pontas, 12/12/1945) , começou a estudar música por conta própria em Minas Gerais, onde tocava com Milton Nascimento. Mais tarde teve auxílio e instrução do clarinetista, saxofonista, flautista, compositor e maestro Paulo Moura. Concentrou-se em piano e teclados e integrou as primeiras bandas em Belo Horizonte."


(Momento solo do show Wagner Tiso convida Victor Biglione - Festival de Jazz & Blues 2010 - Guaramiranga/CE - 15.02.2010)

O compositor mineiro Wagner Tiso se apresentou na última sexta-feira (11/02/2011) na Beurs van Berlage, em Amsterdã, abrindo a programação da série Highlights from Brazil com a Metropole Orkest, uma das mais renomadas orquestras holandesas.



Além de obras próprias, o programa do concerto fazia uma homenagem a Pixinguinha e também incluiu peças de Tom Jobim, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e Ary Barroso, sob regência do britânico Jules Buckley.

Eles fizeram um projeto que inauguraria com uma homenagem a Pixinguinha e depois seguiria com compositores brasileiros modernos, e fui convidado para este do Pixinguinha por ser orquestrador", conta Wagner Tiso.

Quando foi contactado pelo maestro norte-americano Vince Mendoza - um dos regentes titulares da Metropole Orkest -, ele recebeu a proposta de fazer orquestrações de três a quatro músicas de Pixinguinha e o resto do concerto com peças próprias, mas preferiu fazer um repertório mais variado: "Aproveitei para colocar outros compositores brasileiros que eu gosto, e aí fizemos um show completo, de 90 minutos, com esta orquestra maravilhosa. Foi uma experiência muito gratificante.”

Folha
Composição: Ary Barroso



Novos arranjos

Wagner Tiso já tinha arranjos para algumas obras de Pixinguinha, mas reescreveu todos especialmente para a Metropole Orkest. “Já participei de projetos sobre Pixinguinha no Brasil, mas refiz todos os arranjos que tinha porque a formação desta orquestra é diferente das orquestras sinfônicas - tem apenas uma trompa, por exemplo, mas tem cinco saxofones, o que as sinfônicas não têm.”

Embora trabalhar com orquestras seja privilégio para poucos músicos populares, Wagner Tiso é exceção: por ano, ele faz de sete a oito concertos com orquestras sinfônicas. Os próximos serão com a Sinfônica de Belo Horizonte (dia 18 de março) e Filarmônica do Espírito Santo, com a qual fará concertos em julho e setembro.

Eu suei por isso. Sempre procurei pôr o som orquestral nos arranjos para os artistas com quem trabalhei. São 45 anos tentando impor este meu estilo de música popular com grande orquestra”, comenta o compositor, que pelas características de seu trabalho também é frequentemente convidado para compor trilhas para cinema.

Divulgar a música que eu gosto de escrever e de tocar, que é uma música popular com informações sinfônicas, é muito bom. E divulgar o trabalho da gente em países diferentes também é sempre muito bom. Tenho certeza que isso vai gerar novos convites”, diz Wagner Tiso, que antes desta apresentação tinha vindo apenas uma vez à Holanda. “Pra mim foi ótimo, porque pude inclusive refazer arranjos de coisas minhas que eu gosto muito e apresentar para um público que nunca tinha me ouvido.”

Marca

Perguntado se acha que fez escola na música brasileira, ele reflete um pouco e reconhece que percebe sua influência no trabalho de outros arranjadores. “O pessoal de Minas deixou uma marca, né? Milton Nascimento deixou uma marca, e é claro que no trabalho do Milton tem também a minha marca. E assim como eu segui a do Radamés, assim como ouço muito Villa-Lobos, fico muito orgulhoso quando vejo alguma coisa parecida com o que eu faço. Não acho ruim, não. Eu penso: poxa, legal, valeu o que eu estou fazendo.”



"Coração de Estudante" é mais um resultado da parceria de Milton Nascimento (1942) com Wagner Tiso (1945). A música, composta em 1983, era a predileta do ex-presidente Tancredo Neves. Desse modo foi executada incansavelmente por todas as emissoras de TV nos momentos que acompanharam a comoção nacional com a agonia e morte do presidente.

Milton Nascimento fez a letra da canção, baseado na lembrança do enterro do estudante Edson Luís, morto pela polícia em 68, cantando-a nos três shows realizados no Palácio das Convenções de São Paulo, em novembro de 83. Gravado ao vivo, o espetáculo resultou num elepê, que mostrava ainda "Menestrel das Alagoas", composição dedicada por Milton e Fernando Brant ao senador Teotônio Vilela.

CURIOSIDADES: Existe em Minas uma flor muito comum chamada "coração de estudante". A música "Coração de Estudante" faz parte da trilha do filme-documentário "Jango", de Silvio Tendler. (Aqui)

CORAÇÃO DE ESTUDANTE
Wagner Tiso / Milton Nascimento
Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor

Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora, cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor flor o o e fruto

Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração,
Juventude e fé.

Os próximos concertos da série Highlights from Brazil trarão a Amsterdã os compositores Ivan Lins (dia 26 de março) e Edu Lobo (dia 28 de maio). A série é produzida pela Metropole Orkest em parceria com NTR e Radio 6.

FONTE

RNW
museudacanção

Nenhum comentário: