quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Terno de Damas


As belas vozes de Celina Gusmão, Fernanda Brazzach e Heloisa Araújo formam o trio vocal Terno de Damas.



O trio vocal Terno de Damas, formado em 1997, é atualmente composto por Heloisa Araújo, Denise Matta e Celina Gusmão. O grupo é dirigido pelo maestro Adilson Rodrigues, que também é responsável pelos arranjos.

Em sua trajetória o Terno de Damas desenvolveu um repertório baseado em diversos gêneros e momentos da canção popular, incluindo compositores como Ary Barroso, Zeca Baleiro, Chico Buarque, Itamar Assumpção, Luis Melodia, Tom Jobim e Caetano Veloso, José Miguel Wisnik, Luiz Gonzaga, Tom Zé, entre outros.

O trio se apresentou em bares paulistanos conhecidos pela qualidade da sua programação de música ao vivo, como o Bar Avenida, Vou Vivendo, Café Piu Piu, All of Jazz, KVA, Supremo Musical e Villaggio Café e também fez shows em teatros de prestígio, como o Crowne Plaza e o Tom Brasil.

Em 2001, o trio gravou o CD “Terno de Damas”, produzido por Mário Manga. Em 2002 participou, ao lado do Trio Futricando, do CD “Vida”, produzido por Cláudio Duarthe. Em novembro deste mesmo ano, o grupo foi selecionado pelo jornalista e crítico musical Carlos Calado para participar do projeto de divulgação de novos talentos “Prata da Casa”, com apresentação no teatro do Sesc Pompéia.

Em 2003, o Terno de Damas participou do projeto “Ouvindo Vozes”, no Sesc Vila Mariana, e fez apresentações no Sesc Araraquara, Sesc Campinas, Café Piu Piu e Teatro Crowne Plaza. Em 2004 e 2005, os shows foram no Supremo Musical, Villaggio Café, Sesc Vila Mariana, XII Festival de Artes de Itu, Ton Ton Jazz, Tom Jazz, além da participação nos projetos “Veja São Paulo” (no Litoral Norte e em Campos do Jordão); e em 2006, no Sesc Bauru.


(show Terno de Damas em 15/08/2008 na Casa de Francisca com part. especial Mauricio Pereira. Banda: Mauricio Marques ( piano e arranjo instrum.) e Claudio Vecchiato (bateria). Direção e arranjos vocais ; Adilson Rodrigues.)

Em sua trajetória, cantou também em diversos eventos para empresas e, junto com o coral Cantoria, se apresentou no Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Cultura Artística, Sala São Paulo e Teatro Sérgio Cardoso.



Em 2010, o trio vocal Terno de Damas apresenta temporada de dois meses, durante todos os sábados de março e abril, no Bucchanan´s Lounge by Ranieri.

No show Jeito Danado apresentaram um repertório baseado em canções como Tigresa e Gatas extraordinárias, de Caetano Veloso, Cabrochinha, de Maurício Carrilho e Paulo César Pinheiro, Folhetim e A história de Lily Braun, de Chico Buarque, Tem francesa no morro, de Assis Valente, além de Surra de chicote e Jeito danado, que deu nome ao espetáculo, ambas de Luiz Melodia.

Gatas extraordinárias
O amor me pegou
E eu não descanso enquanto não pegar
Aquela criatura
Saio na noite à procura
O batidão do meu coração na pista escura
Se pego, ui...
Me entrego e fui
Será que ela quererá
Será que ela quer
Será que meu sonho influi
Será que meu plano é bom
Será que é no tom
Será que ele se conclui
E as gatas extraordinárias que
Andam nos meios onde ela flui
Será que ela evolui
Será que ela evolui
E se ela evoluir, será que isso me inclui
Tenho que pegar, tenho que pegar
Tenho que pegar essa criatura
Tenho que pegar, tenho que pegar
Tenho que pegar

O trio apresentou um show leve, bem-humorado, com novas músicas e novos arranjos para canções que já figuraram no repertório do grupo. Com direção musical e arranjos de Adilson Rodrigues, o trio foi acompanhado no palco por Maurício Marques, no piano, Cláudio Vecchiato e Adriano Busko, na bateria e percussão e Chico Filho, no sax. No repertório, ainda, músicas como Marambaia, de Henricão, A melhor comida, de Péricles Cavalcanti e Hamilton Vaz Pereira e Novo amor, de Ary Barroso, entre outras.



As vozes:

Heloísa Araújo cantou em corais antes de integrar o Terno de Damas. Estudou percepção musical com Ricardo Breim, técnica vocal com Sandra Ximenes, Selma Boragian e Eduardo Figueiredo.

Celina Gusmão cantou no coral dos funcionários da Escola Vera Cruz, onde é professora de artes plásticas. Aperfeiçoou-se em técnica vocal com Sandra Ximenes e Edu Aguiar.

Denise Matta cantou no Grupo Beijo / Coralusp, acompanhou a cantora Marluí Miranda em seus trabalhos Ihu - Todos os sons e Ihu - Kewere /Rezar, apresentou-se na ExpoSP – Lisboa. É professora de técnica vocal da TIM, Instituto Música para Todos. Grava jingles e trilhas.

Diretor:

Adilson Rodrigues é bacharel em Composição e Regência e há 20 anos dirige corais e grupos vocais em São Paulo. Neste período também fez a direção musical de várias montagens teatrais, vídeos e shows. Há dez anos é cantor e diretor musical da orquestra Cometa Gafi.

Banda:

As apresentações do Terno de Damas são atualmente acompanhadas pelos músicos:
Maurício Marques no piano ou teclado
Claudio Vecchiato na bateria e percussão
Sylvinho Mazzucca no baixo



FONTE
Myspace

Nenhum comentário: