quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sonia Delfino


Acompanhada por Marcello Lessa, a cantora Sônia Delfino apresentou seu mais recente show “O chorinho é nosso”, no dia 20 de outubro/2010, no Sesc Campos com entrada franca. Foi a terceira edição do projeto “Vou Atrás do Choro... Com Cavaco, Um Pandeiro e Um Tamborim”, reunindo o melhor do chorinho na forma de shows.

A cantora Sonia Delfino alcançou sucesso nacional, no início dos anos 60, quando lançou seu 1º disco pela Philips “Sônia Delfino canta para a mocidade”.

Nesta época, Sonia recebeu o prêmio de melhor cantora das mãos do Governador Carlos Lacerda. A popularidade foi tanta que a TV Tupi lançou um programa destinado a juventude “Alô Brotos”, apresentado por ela.

No palco do teatro do Sesc Campos, Sônia cantou o melhor chorinho, clássicos da bossa nova e antigos sucessos. O repertório incluiu: “Doce de Coco” (Jacob do Bandolim); “Pedacinho do Céu”; “Brasileirinho”
(Waldir Azevedo); “O que vier eu traço” (Zé Maria); “Carinhoso”; e “Lamentos” (Pinxinguinha).


Sônia Delfino (Sonia de Campos Veras), cantora, nasceu no Rio de Janeiro/RJ em 23/11/1942.

Sobrinha de Ademilde Fonseca, Sonia cantava bossa nova e também rock-and-roll, sendo uma das primeiras cantoras brasileiras desse gênero, contemporânea e concorrente carioca da paulista Celly Campello.

Cantou em público pela primeira vez aos oito anos, participando de um concurso radiofônico infantil na cidade de Natal/ RN.



Seus maiores sucessos são o folkrock Bimbombey (Hugo Peretti, Luigi Creatore e Mack David), o twist Diga que me ama (Make Believe Baby, de Ben Weisman e E. Lewis, versão de Luís Bittencourt; Philips, 1960) e a bossa nova Bolinha de sabão (Orlandivo; Philips, 1963).

Sonia Delfino participou como atriz em dois filmes: "Tudo legal", de Vítor Lima, em 1960, e "Um candango na Belacap", de Roberto Farias, em 1961.



Sonia de Campos Veras
23/11/1942 Rio de Janeiro, RJ

Iniciou sua carreira profissional aos 13 anos de idade, no "Clube do Guri", programa transmitido na época pela Rádio Tupi, no qual várias crianças mostravam suas habilidades.

Sonia foi o cartão de visitas do produtor Samuel Rosemberg e do apresentador Coli Filho. Dava autógrafos para outras crianças, fazia anúncios dos produtos Estrela nos intervalos, pagava o colégio com os 2.400 réis que ganhava e mais: conseguia gravar músicas inéditas, escritas especialmente para ela por Pedro Machado e Emanuel Gitai.

Em 1960, Sonia Delfino recebeu das mãos do Governador Carlos Lacerda o prêmio de Cantora Revelação. Nesse ano, lançou seu primeiro disco, "Sônia Delfino canta para a mocidade", obtendo sucesso com as faixas "Diga que me ama", "Bolinha de sabão" e "O barquinho" (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli).

Trio Esperança - Bolinha de sabão
Composição: Orlandivo Honório de Souza e Adilson Azevedo


Sentado na calçada
de canudo e canequinha
Tchuplec Tchuplim
Eu vi um garotinho
Tchuplec Tchuplim
Fazendo uma bolinha
Tchuplec Tchuplim
Bolinha de Sabão

Em seguida, foi convidada para apresentar, ao lado de Sérgio Murilo, o "Alô Brotos" (TV Tupi), programa destinado à juventude, dirigido por Carlos Alberto Santos. Transmitido às quintas-feiras, às 19h45, antes do "Repórter Esso", o programa foi líder de audiência do horário.

Alguns anos mais tarde, casou-se com um diplomata brasileiro, fixando residência no exterior e afastando-se da vida artística. Afastou-se do meio artístico ao se casar em 1970.



Em 1983, voltou para o Brasil e retomou sua carreira, apresentando-se em casas noturnas, como Rio Jazz Club, Au Bar, Vinícius Bar e Mistura Fina, no Rio de Janeiro, e Tobaco Road, em Miami.

Participou do projeto de três CDs O amor, o sorriso e a flor (Albatroz, 1998), produzido por Roberto Menescal para comemorar os 40 anos da bossa nova.

Para alegria dos fãs, em 2008 Sonia passou a se apresentar em shows pelas praças da cidade, num Projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Sala Baden Powell, no Teatro Ziembinski e está dando os últimos retoques no show “Tradição” que apresenta com sua tia Ademilde Fonseca, nos dias 23 e 24 de maio, no Centro de Referência da Cultura Carioca, na Tijuca.

Em outubro de 2008, esta artista querida por todos e que encantou os “brotos” de várias gerações, fez palestra sobre Bossa Nova, na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Para comemorar os 50 anos da Bossa Nova, a cantora Sonia Delfino apresentou o show "A Bossa de Sonia Delfino", no Vinicius Show Bar. Acompanhada do violonista e arranjador Marcello Lessa, Sonia cantou grandes sucessos da Bossa Nova e clássicos da MPB, como: Sábado em Copacabana, de Dorival Caymmi e Carlos Guinle, Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e Barquinho, de Menescal e Bôscoli.
Sonia Delfino  no Filme: Um Candango na Belacap


Curiosidade: Filme feito no embalo da inauguração de Brasília, quando então era chamada de Novacap e a cidade do Rio de Janeiro, antiga capital, de Belacap ("bela capital"). Candangos eram os migrantes que a construíram.



DISCOGRAFIA (aqui)

FONTE

Dicionário MPB

MPB Antiga

Nenhum comentário: