quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ricardo Serpa



Ricardo Serpa é publicitário, Diretor de Criação da Agência Zipper em Porto Alegre, guitarrista e compositor nas horas vagas, editor GRÊMIOROCK.COM, e tricolor!

"Toco gaita há 12 anos, fui aluno do Endorsee Bends Engels Espíritus e, participei das duas edições do festival Gaitistas do Cerrado. Comecei tocando em barzilnhos e tive convites para tocar com várias bandas daqui. Em 2205 participei de um projeto do músico de Chicago, vocalista e etnomusicologista Jesse Wheeler “The Mad Dog”, tocando clássicos do blues. Desenvolvo atualmente com a minha banda "Um Tributo a Little Walter", disse Ricardo Serpa.

www.myspace.com/ricardoserpabrasil

Após gravar com diversos artistas e músicos brasileiros e estrangeiros, Ricardo Serpa parte para sua carreira solo, e lança seu primeiro CD, Aquariando, pelo selo Ethos Brasil. Músico profissional, saxofonista , flautista, produtor, professor e luthier.



Natural do Rio de Janeiro, Sobrinho neto de Canhoto, grande chorão, e bisneto de dn. Alzira Oliveira , cantora intérprete de Noel Rosa, Ricardo Serpa começou a estudar musica aos oito anos de idade, quando ganhou seu primeiro instrumento, um violão. Apaixonado por este instrumento passou a freqüentar a Rádio Rio de Janeiro no programa Conversa de Violões apresentado por um amigo dele, tornando-se profissional em 1986.

Músico de vasta experiência, já gravou e tocou com grandes nomes do cenário musical como Raul de Souza, Paulo Moura (orquestra), Cidade Negra, Nó brasileiro, Might Reggae Beat do João Barone e Bi Ribeiro (Paralamas do Sucesso), Nivaldo Ornelas, Robertinho Silva, Guto Goffi (Barão Vermelho), Ney Conceição, J. Moraes, Xangai e Jatobá, Toninho Vargas (cd “Outro Sim”), Cláudio Guimarães, Sergio Barrozo, Fernando Moraes, Chico Chagas, Elcio Cáfaro, Arthur Maia, Claudinho Infante, Jimmy Duchowny, Delia Fisher, Nana Caymmi, Leo Gandelman, Pascoal Meireles, Mauro Senise, Elza Soares, Carlos Malta entre muitos outros.

Após cursar arquitetura paralelamente a música, largou tudo para se dedicar a sua paixão, tornando-se profissional em 1986. Estudou musica na Calouste Gulbenkian, Pró-Arte, Uni-Rio, faculdade Estácio de Sá e no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (CIGAM), formando-se em harmonia e improvisação com Nelson Faria.

Após um longo tempo na estrada, tocando e gravando com diversos músicos e artistas, Ricardo Serpa sentiu que algo se perdia dentro dele, a música que tanto sonhava, o sons de sua infância e adolescência, as influências tão marcantes que resultaram em um estilo muito próprio e inconfundível de sua sonoridade e linhas melódicas.

Há dois anos, o músico decidiu mudar seu rumo profissional, pessoal e emocional, iniciando um processo de resgate de si mesmo, suas origens e seu amor pela música, ao se deparar com imagens de um artista e fotógrafo, que é seu duplo homônimo, Ricardo Serpa.

Os dois já se conheciam há alguns anos, através da Internet, justamente pela coincidência de nomes, quando decidiu que era hora de dar o primeiro passo para a carreira solo e convidou o fotógrafo para clicá-lo em seu primeiro CD.

Logo veio o encontro com o guitarrista, produtor e arranjador Flavio Goulart de Andrade, dono do selo Ethos Brasil que abraçou seu projeto e sua música, viabilizando assim a realização desta obra, lhe trazendo a coragem, a inspiração e a ousadia de parar tudo para desenvolver seu primeiro projeto solo, intitulado Aquariando.

Com a proposta de mostrar um pouco de seu universo musical, regido por seu signo de aquário, uma personalidade que necessita se expressar através dos sons da natureza, de suas raízes musicais com influências marcantes da música brasileira com toda sua riqueza, e da universalidade da música sem fronteiras, numa viagem sonora por todas as etnias de nosso planeta, um passeio musical por todos os continentes, desde a música negra, passando pela européia, oriental e principalmente a brasileira, compartilhando-as com todo o zodíaco, rompendo fronteiras com a música de forma muito sensível, de bom gosto e principalmente, com muito amor à arte e à musica instrumental, resultando no belíssimo trabalho do CD Aquariando.



Ricardo Serpa faz parte de uma geração de músicos brasileiros inteiramente identificados com seu tempo, sua cultura, suas raízes e seu povo! Talento, disciplina, seriedade são a marca registrada no trabalho deste saxofonista, flautista, compositor e arranjador. Seu toque é suave, elegante,refinado e revela a alma sensível de um artista completo e inovador, um músico do mundo.”
(Nivaldo Ornelas )

CURIOSIDADES

-Solista convidado a inaugurar o memorial TOM JOBIM em 25 de janeiro de 1997 no horto do Jardim Botânico do RJ. Grande presente de aniversário, pois o artista comemora aniversário nesta data.

-Participou da trilha sonora de duas novelas da Rede Globo: “Direito de Amar” e “Chocolate com Pimenta”.

-Enciclopédia MUCOFLUX da biblioteca da MERCK DO BRASIL – Autor do volume 1 (instrumentos musicais série sopros)

-Idealizador do projeto MAMBEMBE INSTRUMENTAL, que excursionou por todo país em 1986 e 1987

-Autor, diretor musical e produtor do CD do espetáculo "NOS EMBALOS DA FAMA" de Milton Prado.

-Diretor, músico e arranjador do espetáculo "RIO JAZZ" do coreógrafo JOSÉ ROBERTO FERREIRA.



Nos shows é acompanhando por:

Flavio Goulart (guitarra), Áurea Regina (piano e pads) , Victor Bertrami (bateria) e Augusto Mattoso (baixo).

Participação especial: Robertinho Silva e orquestra de percussão, Nivaldo Ornelas (sax e flauta) , Pascoal Meireles (bateria) e Altair Martins (trumpete).

FONTE

Conexãovivo

Nenhum comentário: