domingo, 27 de fevereiro de 2011

Renato Teixeira


Renato Teixeira se diz: "Um Caipira Teórico"...Almir Sater é prático: vai pro mato. Tavinho Moura pega o barco, vai para dentro do rio pescar. Eu gosto de ficar ouvindo os passarinhos, assim sentado numa boa poltrona..." (Rosa Nepomuceno, em seu livro "Música Caipira - Da Roça ao Rodeio" - pg. 377).

Músico e poeta, Renato Teixeira trilhou uma carreira baseada na sinceridade de suas composições. Nos dias 25 e 26/02, ele apresentou em Jaguariúna um dos seus shows mais recentes, “Renato e Filhos”, com participação de Chico Teixeira, voz e violão, e João Lavraz, no contrabaixo.

Na época em que surgia a Tropicália e os grandes festivais estavam repletos de canções com letras de protesto contra a repressão da ditadura, Teixeira preferiu esperar a poeira baixar e dar outro rumo à sua carreira.

Avesso a rótulos, ele reinventou a música caipira, dando ao estilo uma nova roupagem ao adaptar a música feita na roça para o ambiente em que vivia. “Eu não podia fazer uma música como a de Tonico e Tinoco porque não morava na roça e decidi aplicar à música caipira à bossa nova e fazer letras sem a pretensão de ter a seriedade das letras de Vinícius [de Moraes]”, avalia o cantor.



A honestidade das composições baseadas na cultura caipira conquistou o público e consagrou o compositor como um dos mais importantes na história da música brasileira. O músico conta que percebeu a relevância do trabalho que começava a fazer durante um encontro num show com Luiz Gonzaga, que se referiu à “Romaria” como a “Asa Branca de Teixeira”.

Asa Branca para mim é um oráculo. Eu tinha 28 anos na época e achei que ele estava gozando com a minha cara. Quando percebi que ele estava falando sério, senti que tinha feito uma coisa realmente boa”, lembra.

O amor pela profissão fica evidente durante a conversa de quase meia hora ao telefone, gentilmente concedida pelo músico, que fala com a naturalidade de alguém que conta histórias numa roda de amigos. “Se não fizesse música eu seria mentiroso porque adoro contar causos”, brinca.

Compositor desde os 9 anos, Teixeira retrata a emoção popular como poucos e acredita que existe música para todos os momentos da vida. “Não se pode confundir tristeza com emoção. Se a vida fosse só alegria, o mundo ia morrer de tristeza. Essas músicas ajudam a superar momentos difíceis da vida.”

As comparações entre a música caipira e a música sertaneja, que sempre causam divergências, não são problema para ele, que considera os dois gêneros “primos-irmãos” e recentemente trabalhou ao lado de Victor, da dupla Victor & Leo. “A música caipira não vem sozinha, ela faz parte de uma cultura. A diferença que sempre existiu é que a música sertaneja sempre foi muito comercial, mas também sempre foi muito artística, muito poética”, afirma.


Para Teixeira, a música brasileira passa por um período de crise e resta aos compositores se adaptarem às novas linguagens para reverter esta situação. “Antigamente se compunham músicas que conquistavam o espírito das pessoas. No Brasil já não se consagra mais nenhum compositor. Estamos em baixa, mas estamos em processo de andamento, de adaptação. Logo aparece".

Sobre a nova safra da música sertaneja, ele afirma que "a melhor música de todos os tempos é a que se faz hoje" e enfatiza: "essa nova geração é muito mais culta. Não podemos cometer o erro de jogar o preconceito contra ela."

Em sua atual turnê, Renato Teixeira toca seus grandes sucessos como “Romaria”, “Tocando em Frente”, “Amanheceu, Peguei a Viola”, "Frete" e "Um Violeiro Toca" ao lado dos dois filhos: Chico Teixeira e João Lavraz, uma alegria para o músico, que tocava violão para os dois na infância. “Tocando juntos, nossa relação transcende a rotina que existe dentro de casa e passa a ser uma relação de estrada, o que é muito prazeroso.



Renato Teixeira de Oliveira (Santos, 20 de maio de 1945) é um compositor e cantor brasileiro.

É autor de conhecidas canções, como: Romaria (grande sucesso na gravação de Elis Regina), Tocando em frente (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), Dadá Maria (em dueto com Gal Costa) e Frete (tema de abertura do seriado Carga Pesada, da Rede Globo, além de Amanheceu, entre outros.



Em 1990, apresentou o programa Tom Brasileiro na Rede Record, onde além de cantar, apresentava artistas que valorizavam a música nacional.

Renato Teixeira compôs a música Rapaz caipira, como crítica à atual música sertaneja de consumo, fazendo renascer a expressão música caipira. É um defensor aberto da música de raiz, caipira, que ainda sobrevive apesar dos desvios da música sertaneja.

Discografia

1971 - Album de Família

1973 - Paisagem

1978 - Romaria

1979 - Amora

1980 - Garapa

1981 - Doce Canção

1982 - Um Brasileiro Errante

1985 - Terra Tão Querida

1986 - Renato Teixeira

1991 - Ao Vivo em Tatuí

1993 - Aguaraterra

1993 - Sonhos Guaranis

1995 - Azul

1996 - Um Poeta e Um Violão

1997 - Ao Vivo no Rio

1999 - Alvorada Brasileira

2000 - Um Novo Amanhecer - Renato Teixeira e Zé Geraldo

2002 - Cantoria Brasileira

2003 - Cirandas, Folias e Cantigas do Povo Brasileiro

2004 - Renato Teixeira e Rolando Boldrin

2007 - No Auditório Ibirapuera

2010 - Amizade Sincera
 


CURIOSIDADES

*Em 1977, por insistência do filho ainda pequeno Pedro Camargo Mariano, Elis Regina gravou "Romaria" e convidou o Grupo Água para acompanhá-la na gravação. Tal sucesso mudou a carreira de Renato Teixeira e estava criado um "novo espaço" para que a música do interior paulista invadisse o mercado. Além de Elis Regina, muitos outros já gravaram "Romaria", como por exemplo, Pedro Bento e Zé da Estrada, Pena Branca e Xavantinho, Sérgio Reis, Passoca e muitos outros excelentes intérpretes. (aqui)

*Renato Teixeira está em três turnês diferentes pelo Brasil, uma acompanhada de sua banda e mesclando os grandes sucessos de sua carreira com hits da música folk e caipira nacional; outra acompanhada por seu grande amigo Sérgio Reis por conta do lançamento DVD “Amizade Sincera” (2010), que acaba de receber disco de ouro; e outra acompanhado apenas de seus filhos em show apresentado no Teatro Municipal de Jaguariuna, nos dias 25 e 26 de fevereiro/2011.





FONTE

SITEOFICIAL
EPTV
Wikipédia

Nenhum comentário: