quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Esperanza Spalding



Uma das boas novas do jazz, a cantora, compositora e baixista americana Esperanza Spalding, 26 anos, tem uma ligação estreita com o Brasil. Como cabelo assumidamente armado e pele mulata, Esperanza já declarou várias vezes seu amor à música brasileira, de Egberto Gismonti a Hermeto Pascoal, passando por Baden Powell e Vinicius de Moraes.

Esperanza já namorou o músico brasileiro João Brasil. Gravou com Ana Carolina a música "Traição".



E não é figura estranha por essas bandas: já se apresentou algumas vezes por aqui, entre elas, no Tim Festival, em 2008, e no show de abertura de George Benson, em 2009, em São Paulo.

Uma relação já esboçada no primeiro álbum, Junjo (2005), e que ela estende agora, com força e segurança, para seu terceiro CD Chamber Music Society, com produção dela e de Gil Goldstein. Muitas são as referências brazucas no novo trabalho autoral da cantora, dada aos improvisos vocais e ao primor sonoro. O jazz é a matriz de sua música, isso é uma certeza irrefutável. Mas Esperanza, uma curiosa por outras sonoridades, amplia o leque de suas influências musicais.

A tal referência brazuca está muito clara em, ao menos, dois momentos de Chamber Music Society. Na canção "Apple Blossom", ela chamou Milton Nascimento para um belo dueto em inglês.



"Obrigada, Milton, por sua gratificante e mágica contribuição nesta gravação. Você tornou meu sonho realidade. Te amo", endereçou Esperanza ao cantor brasileiro no encarte do álbum.

Além disso, ela dá versão personalizada a "Inútil Paisagem", de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira, cantando num português quase perfeito. Fora os indícios de bossa nova dispersos ao longo das faixas. Uma cantora de poucas palavras e muito virtuosismo.

Esperanza Spalding (Portland, Oregon 8 de outubro de 1984) é uma contrabaixista e cantora de jazz estadunidense.

Foi criada sozinha pela mãe, que a influenciou grandemente e que a apoiou totalmente quando decidiu-se pelo mundo da música. Aos 4 anos depois de assistir uma apresentação do violoncelista Yo-Yo Ma apaixonou-se pela música. Depois de um ano, já tocava violino - instrumento que estudou com dedicação total até os quinze anos. Nessa época assumiu como primeira violinista de uma orquestra comunitária no Oregon, "The Chamber Music Society Of Oregon".

Esperanza canta em inglês, espanhol e português. Tocou acompanhada por grandes nomes do jazz, como Pat Metheny, Joe Lovano, Michel Camilo e Donald Harrinson. Foi mencionada pela revista [Down Beat] como "a melhor baixista em ascensão". Compõe e leciona no Berklee College Of Music em Boston, sendo a mais jovem professora da instituição.

Esperanza Spalding esteve no Brasil em 2006, acompanhada pelo pianista cubano Roberto Fonseca. Gravou com a cantora e compositora Ana Carolina a música Traição. Apresentou-se no Tim Festival, em 2008, e no show de abertura de George Benson, em 2009, em São Paulo.







*As informações são do Jornal da Tarde.



FONTE

ESTADÃO.COM
Wikipédia







Nenhum comentário: