segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Esperanza Spalding - 53ª cerimônia dos Grammy Awards


No dia 10 de fevereiro/2010 eu fiz uma postagem aqui no blog Diário da Música sobre a cantora Esperanza Spalding e hoje li que ela levou o prêmio de Artista Revelação na 53ª cerimônia dos Grammy Awards, espécie de Oscar da música, realizada no último domingo (13/02). Talvez a maior surpresa da noite: Esperanza Spalding.



A contrabaixista e cantora de jazz, de 26 anos, desbancou o ídolo teen Justin Bieber - tido como favorito -, Drake, Florence & The Machine e Mumford & Sons, e levou o prêmio de Artista Revelação.

De quebra, a jovem ainda se tornou a primeira artista de jazz a vencer na categoria. "Sinto-me bem sortuda", disse Spalding, com certa surpresa ao receber o prêmio.



Experiente

O motivo que deixou a cantora com esta sensação está relacionado ao fato de que a artista não é uma novata. Spalding já lançou três álbuns, o mais recente, Chamber Music Society, atingiu o topo do ranking de Jazz Contemporâneo da Billboard, em janeiro de 2011.

"Certamente não esperava sequer ser considerada para este tipo de indicação, por ser uma artista de jazz um pouco antiga", disse.

No caminho pelo mundo da música, iniciado em 2005, Spalding já quis tornar sua música mais acessível ao mundo pop, mas se desiludiu com o que a fama poderia fazer com sua criatividade.

"A indústria cercou os artistas com toda essa pirotecnia superficial e creio que isso sugou a vida de seus espíritos criativos. Acho isso muito triste", disse após se apresentar no BET Awards de 2010. E completou: "Quero decidir o que minha arte significa e como é apresentada, mesmo que isso signifique não me tornar uma estrela".



Um pé no Brasil

Com elogios da crítica, Stevie Wonder e do apresentador David Letterman, que a chamou de "absolutamente maravilhosa", a instrumentista e cantora, já passou pelo Brasil. Spalding esteve em São Paulo e Rio para o Tim Festival de 2008 e no show de abertura de George Benson, em 2009.



Mas a artista vai mais longe em sua relação com os brasileiros. "Eu me sinto muito ligada à música brasileira, particularmente à melodia e à harmonia, que contribuíram bastante para meu estilo de compor e tocar", disse, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, em 2008.

Chamber Music Society vem com onze faixas, a grande maioria composta pela artista. Uma das versões do disco é para Inútil Paisagem, clássico de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira.


Esperanza fez dueto em inglês com Milton Nascimento, na canção Apple Blossom - que rendeu uma dedicatória ao cantor no encarte do álbum: "Obrigada, Milton, por sua gratificante e mágica contribuição nesta gravação. Você tornou meu sonho realidade. Te amo" -, e canta, em português, Inútil Paisagem. Colaborou com Ana Carolina, na música Traição.

FONTE

BRNOTICIAS

Nenhum comentário: