sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Eliana Pittman


Eliana Leite da Silva' mais conhecida como Eliana Pittman (Rio de Janeiro, 14 de agosto de 1945) é uma cantora e atriz brasileira. Fez, então, uma brilhante temporada na Europa, onde passou dois anos atuando em Paris, Alemanha, Suécia, Espanha, Itália, Portugal, além de turnês pela Argentina, México, Venezuela e Estados Unidos.

Nascida no bairro de Botafogo, mas criada em São Paulo, sempre quis ser artista, tendo recebido apoio e grande influência musical do saxofonista Booker Pittman, de quem se tornou enteada aos 11 anos (ele foi o segundo marido de sua mãe, Ofélia).

Quando Ophélia casou com Booker Pittman, Eliana descobriu um mundo novo, sendo apresentada – em discos às deusas do jazz blue Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan, embaladas pela sonoridade do sax de Pittman.

A afinidade do músico pela filha adotiva era muito forte, e foi ele quem começou a lhe transmitir ensinamentos musicais. Logo, passou também a estudar canto, e aos 13 anos ja estreava como crooner, ao lado de Booker Pittman, na boate carioca Little Club, no Beco das Garrafas, cantando musicas norte-americanas e bossa nova, embora não tivesse participado desse movimento.


ELIANA PITMAN & SACHA DISTEL - THE GIRL FROM IPANEMA



Iniciou sua carreira em 1961 ao lado do saxofonista norte-americano Booker Pittman, seu padrasto, mas não demorou muito para seguir carreira solo.

Em 1963, fez sua primeira viagem ao exterior, realizando temporada no Casino Philips, na Argentina. Logo depois, gravou no Brasil, com Booker Pittman, o LP New Sound Brazil Bossa Nova.

Convidada por Jack Parr para participar de seu programa de televisão, em Nova York, foi para os EUA, com Booker Pittman e Ofélia, fazendo estudos de empostação de voz com Fred Steai, professor de cantores como Sammy Davis Jr.

A apresentação no programa de Jack Parr deu-lhe oportunidade de assinar contrato com a agência artística William Morris. Contratada pelo Play Boy Club, realizou uma tournée por 14 Estados norte-americanos, apresentando-se em shows individuais. De volta ao Brasil, em 1965, percorreu o país durante quatro anos, firmando-se assim como cantora.

Gravou, em 1966, Tristeza (Niltinho), samba que foi o seu primeiro sucesso, mas no ano seguinte, quando Booker Pittman adoeceu gravemente, chegou a pensar em abandonar a carreira. Por insistência dele próprio, resolveu continuar, gravando o LP É preciso cantar e apresentando-se no show com o mesmo titulo, no Teatro de Bolso, no Rio de Janeiro.

Durante três anos, a partir de 1968, participou de vários programas especiais em televisões da Argentina, Venezuela, Portugal, República Federal da Alemanha, Suécia, Espanha, Itália e França, onde foi convidada, em 1970, para ser, ao lado de Sacha Distel, a apresentadora oficial do MIDEM, realizado em Cannes.
 
Voltando definitivamente ao Brasil, Eliana Pittman foi escolhida para a homenagem à Rainha Elizabeth II, em sua visita ao país. Foi a primeira cantora brasileira a lançar em disco um samba enredo - O Mundo Encantado de Monteiro Lobato, na Mangueira.

Eliana Pittman  fez shows no Brasil e no exterior e na década de 1970 emplacou vários sucessos, como Mistura de carimbó, e recebeu o título de "Rainha do Carimbó".
 
Fez um show no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro, e, em 1972, gravou Esse mar é meu (João Nogueira), conseguindo grande destaque.
 
ELIANA PITTMAN - ESSE MAR É MEU

 
Teve programas exclusivos na televisão, como o "Eliana Super Bacana", na TV Excelsior. Como atriz, Eliana Pittman atuou na produção norte-americana "Capitães de Areia" e no filme espanhol "A Menor". Foi também protagonista de shows que marcaram época, como "Eliana em Tom Maior", "Positivamente Eliana" e "Eliana Cravo e Canela".


Eliana Pittmann - Vou pular nesse carnaval (1972)

 
Lançou, em 1974, o LP Tô chegando, já cheguei, onde incluiu Mistura de carimbo (Pinduca), ritmo do Pará, ao qual passou a se dedicar.
 


Eliana lançou o disco Minhas Novas Influências, em 2002. O estímulo para voltar a gravar veio em 2000, depois que a mãe, Ofélia, morreu de leucemia. Eliana fazia um show de samba em uma casa de espetáculos do Rio quando foi chacoalhada por um afilhado, que não queria ver a madrinha “cantando para turista”. Ela levantou recursos com a Lei Rouanet para a gravação de Minhas Novas Influências, em que clássicos como “Você Abusou” ganharam arranjos de jazz e dance music.

Não podia cantar as músicas que minha mãe gostava, porque chorava. Mudei o repertório e dediquei a ela”, lembra Eliana, que promoveu o trabalho percorrendo mais de 30 bancas de jornal que vendiam seu disco no Rio. Com um painel desmontável, improvisava um palco, no qual cantava e dava autógrafos para quem parava.

Ao longo de sua carreira, gravou mais de quinze discos, muitos deles lançados em diversos países, e ganhou variados prêmios. Além de cantora, é professora de uma escola do Rio de Janeiro.

Entre 2007 e 2009 participou, no teatro, do espetáculo "7, O Musical".

Em 2010, Eliana Pittman integra o elenco da novela "Tempos Modernos", da Rede Globo.

Novelas
2010 - Tempos Modernos - Miranda
2005 - América - Rainha do Forró
1995 - Malhação - Begaiane

Filmes
1987 - Jubiabá
1977 - La Menor
1971 - Die Lester-Wilson-Show
1971 - The Sandpit Generals - Dalvah
1970 - Der Goldene Schuß - Cantora Singer


O samba da edição 2011 do tradicional baile do Copacabana Palace, que acontece no sábado de Carnaval e terá como tema as oncinhas, já saiu. Como já é tradição, a cantora Eliana Pittman interpreta a música-tema, que homenageia Luiza Brunet, a onça-mor, a rainha da festa deste ano.

Luiza deu entrevista ao programa de Liliana Rodriguez, na TV Bandeirantes, para contar os detalhes do ‘Oncinhas Magic Ball’. A gravação foi na tarde de quinta-feira (10/02) e a atração foi ao ar no domingo de manhã (13/02). A cantora Eliana Pittman também participou da atração.


FONTE

Wikipédia

siteoficial

cifrantiga

Nenhum comentário: