sábado, 5 de fevereiro de 2011

Diogo Nogueira


Diogo Nogueira participou do show de Ivete Sangalo no Festival de Verão Salvador 2011. O sambista Diogo em dueto com Ivete cantou "Maracangalha", em homenagem a Dorival Caymmi, e "O dia em que o Sol declarou o seu amor pela Terra”, de Jorge Ben Jor.

Depois de participar da apresentação de Ivete Sangalo, ele foi atender aos amantes do samba de raiz na Casa do Samba, no repertório, Diogo incluiu: “Aquarela do Brasil”, “Espelho”, “Pedra que nasce”, “Deixa eu te amar”, entre outros.

Vazio
Diogo Nogueira


Está faltando uma coisa
Em mim
E é você amor, tenho
Certeza sim
Nossos momentos foram
Algo mais
Sem eles hoje eu não
Tenho paz
Eu vou parar num canto
E me perguntar se vais
Compensar
Todo esse pranto que
Carrego
E eu nego que eu dou
Ah esse amor está fazendo
Tanta falta no meu
Mundo
Vou me perguntar
Está?

Eu não sou de aço
Pois o laço forte
Um bom viver, o bom
Em seu lugar
E como a vida passa
Me resta somente tomar
A decisão
De levantar o pano do
Meu barco
E navegar juntinhos


Neste sábado, 05/02/211, Diogo Nogueira lança em São Paulo o show da turnê 'Sou Eu'. Entre os mais vendidos do Brasil, o disco tem a participação de Chico Buarque, Ivan Lins, Alcione, Hamilton de Holanda, e também dos dançarinos da Companhia de Dança Carlinhos de Jesus.

No repertório do show estão previstas todas as músicas do DVD, além de canções do disco CD "Tô fazendo a minha parte"; e releituras de sambas.

“É um recado maravilhoso.
Se cada um fizer o seu,
o Brasil pode mudar.
Basta acreditar em Deus,
ter fé e força.
Esse é o meu momento”,
avisa Diogo que participa como compositor em três músicas.

Nos 47 minutos do segundo tempo, quando o CD já estava quase finalizado, Diogo foi surpreendido com uma música inédita de Chico Buarque e Ivan Lins. Motivo suficiente para entrar no estúdio e incluir a canção ‘Sou Eu’ no repertório. “O Chico disse que a música tinha o meu estilo. Ele ainda se convidou para fazer coro”, brinca o sambista, tirando onda. O disco também traz composições de Arlindo Cruz e Neguinho da Beija-Flor.


Em ‘Tô Fazendo a Minha Parte’, Diogo resgata suas memórias de infância através de fotos no encarte e um mini-pôster. Ora ele aparece jogando bola, ora brincado com bolinha de gude. “São recordações da infância que coloquei ali. O samba tem muita coisa do subúrbio e esse universo se formou dentro de mim”, conta ele que não teme comparações com o pai. “Sou filho dele e bato no peito” (risos). O segundo trabalho precede o badalado CD/DVD ao vivo com regravações de alguns clássicos do João Nogueira.

Dono de um sorriso malandro, Diogo, 28 anos, também é foco de atenção da ala feminina. E foi por causa das fãs que o sambista resolveu dar um trato na forma física.

“Emagreci 15 Kg, parei de beber há oito meses. Só bebo água e refrigerante. Estava realmente inchado, as pessoas vinham falar comigo, principalmente as fãs” (risos), entrega ele, que passou por dieta rigorosa para também aguentar a maratona de shows.

“A estrada vai ser bem forte, vou depender do meu preparo físico. Imagina beber todos os dias? Não vou aguentar. Dependo da minha voz para sobreviver. Era bastante boêmio”, ri o sambista que voltou a malhar.


Em três anos de carreira, Diogo já foi premiado com o Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba pelo CD Tô fazendo a minha parte, no último novembro.

Dois meses antes, o mesmo disco rendeu a ele o Vídeo Music Brasil 2010, na categoria Melhor Álbum de MPB. Em outubro 2010, Diogo já se apresentou em por diversos países da Europa como Portugal, Itália, Inglaterra, França e Suíça.

A nova geração do samba pede passagem


Diogo Nogueira tem 28 anos, é cantor e compositor e vem de uma nobre linhagem do samba. Filho do saudoso João Nogueira, acostumou-se desde cedo a ser embalado por choros e sambas.

João costumava levar Diogo para cantar em seus shows e logo vieram os convites para participar de rodas de samba do Rio, hábito que lhe rendeu respeito e aprovação dos bambas da música.

No final de 2005, participou do antológico show realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, comemorando 40 anos de carreira da cantora Beth Carvalho. Naquela noite, Diogo emocionou a platéia do Municipal ao interpretar “O Poder da Criação”.

Em 2007, Diogo Nogueira gravou seu primeiro DVD no Teatro João Caetano (RJ), com clássicos do samba e músicas inéditas, ao lado dos convidados Marcelo D2, Xande de Pilares (Revelação) e o violonista Marcel Powell. CD e DVD foram lançados pela EMI Music no final de 2007, confirmando Diogo Nogueira como a maior revelação do samba de sua geração.

Nos últimos meses, Diogo Nogueira vem lotando teatros e levando o samba para platéias cada vez mais numerosas, em todo Brasil. Foram temporadas com casas lotadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Brasília.

Depois de promover a mistura de samba com rock ao cantar com Pitty no projeto Estúdio Coca-Cola, Diogo foi um dos indicados ao Prêmio Multishow de Música Brasileira de 2008, na categoria "revelação".

Em outubro de 2008, Diogo Nogueira se sagrou Tri Campeão na Portela, co-assinando, pelo terceiro ano consecutivo, o samba-enredo da Portela, escola do coração da família Nogueira. Tanto em 2007 quanto em 2008, o samba-enredo feito por Diogo recebeu notas máximas de todos os jurados no desfile da Portela, totalizando 8 notas 10.

Em novembro de 2008 Diogo fez sua primeira viagem internacional, ao Texas (EUA), onde participou da festa do Grammy Latino 2008, prêmio que foi indicado na categoria principal, como “Artista revelação”, e aproveitou para fazer shows em Los Angeles e San Diego.

Em junho de 2009 Diogo voltará aos Estados Unidos, onde fará uma pequena turnê com shows em Miami, Houston, Los Angeles, San Francisco e Newark .


Além dos shows, Diogo vem dividindo seu tempo com as gravações do Programa Samba na Gamboa ( TV Brasil), onde estreou como apresentador, e vem sendo muito elogiado.

O programa vai ao ar em rede nacional, todas as terças-feiras, sempre as 20 horas. Entre os convidados, bambas como Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, entre outros.

Em junho de 2009 Diogo Nogueira lançou, pela EMI Music, o segundo cd de sua carreira, “Tô fazendo a minha parte”, onde apresenta músicas inéditas, de sua autoria e de compositores como Arlindo Cruz, Almir Guineto, Xande de Pilares, entre outros.


Diogo Nogueira esteve nas rodas de samba do pai ao longo de toda a infância e adolescência, mas virou jogador de futebol, seguindo uma vontade do pai.

Nogueira chegou a atuar pelo Cruzeiro, de Porto Alegre, em 2005, após se destacar em jogos da várzea carioca. Ele assinaria um contrato com o empresário Baidek, mas teve uma lesão no joelho e voltou ao Rio de Janeiro. Novamente na sua terra natal, Diogo passou a frequentar rodas de samba e formou uma banda própria. Também assinou contrato com a gravadora EMI.

Com a álbum "Poder da Criação", Diogo se lançou na carreira de cantor solo. O álbum conta, em sua maioria, com sambas compostos por João, como "Espelho", "Poder da Criação" e "Clube do Samba". Mas possui também canções compostas por Diogo, como "Samba pros Poetas".

Diogo Nogueira emplacou o samba que foi cantado na avenida no Carnaval 2008. Ao lado de outros nomes, Diogo compôs "Reconstruindo a natureza, recriando a vida: o sonho vira realidade". A agremiação tirou o 4º lugar e voltou para o Sábado das Campeãs, após 10 anos ausente. Desde lá ganhou várias vezes consecutivas na Portela.

Em 2010, ganhou o prêmio de Melhor Artista ou Banda de MPB no VMB 2010.


FONTE

Nenhum comentário: