domingo, 27 de fevereiro de 2011

Blitz



BLITZ é uma banda de rock brasileiro. Foi uma das bandas precursoras do rock nacional. O grupo foi formado no Rio de Janeiro, em 1980. Integrado por Evandro Mesquita, guitarra e voz; Fernanda Abreu, backing vocal; Marcia Bulcão, backing vocal; Ricardo Barreto, guitarra; Antônio Pedro Fortuna, baixo; William "Billy" Forghieri, teclados; e Lobão (depois substituído por Juba), bateria.

Em 1982, o primeiro compacto, "Você Não Soube Me Amar", alcançou um sucesso estrondoso, logo seguido pelo álbum "As Aventuras da Blitz", consolidando a banda como fenômeno de massa.



Em 1984 a Rede Globo leva ao ar o musical "BLITZ conta o Gênio do Mal", representado por Oswaldo Loureiro (Kid Babalu, o Gênio do Mal) e com Patricya Travassos (Rapsódia Blue, comparsa de Kid Babalu). Nesse musical são executadas algumas músicas dos primeiros dois discos da banda.

Dois anos após o lançamento do terceiro LP — "BLITZ 3", de 1984 —, a banda se desfez, voltando a se reunir ocasionalmente para shows ou eventos.

Com um rock leve, letras bem-humoradas e performance teatral no palco, a BLITZ tocou no Rock In Rio de 1985.



Em 1994 teve sua música "Mais uma de amor(geme geme)" como tema da novela a viagem,da personagem interpretada por Fernanda Rodrigues.


Em 1997, alguns ex-integrantes se reuniram e gravaram o CD "Línguas".

Em 1999, veio outro, intitulado “Últimas Notícias”.



Em novembro de 2008, a Banda Blitz: Ícone dos anos 80 ganhou biografia ilustrada, livro escrito pelo jornalista Rodrigo Rodrigues, pela Ediouro.

Grupo que revelou Fernanda Abreu foi pioneiro do rock nacional há duas décadas. Eles viraram revista em quadrinhos, álbum de figurinhas e serviram de inspiração para o roteiro da cultuada série “Armação Ilimitada”. Não só venderam um milhão de álbuns como também emplacaram jargões tirados das letras de suas músicas, como “ok, você venceu, batata frita”.


Tudo isso numa época em que nem se falava em internet. Das reuniões na praia aos shows performáticos no Circo Voador, sete amigos – Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e Márcia Bulcão (vocais), Ricardo Barreto (guitarra), Billy Forghieri (teclados), Antônio Pedro (baixo) e Lobão (bateria) – fizeram da Blitz um dos maiores fenômenos pop do Brasil nos anos 80 com seu new-wave bem-humorado.



A banda - que está na ativa até hoje, mas com outra formação, e até lançou um CD e um DVD ao vivo no ano passado – ganhará em novembro sua primeira biografia, “As aventuras da Blitz“. Escrita pelo jornalista Rodrigo Rodrigues, apresentador do programa “Vitrine”, da TV Cultura, a obra será lançada pela Ediouro em forma de almanaque ilustrado, com fotos antigas e objetos de arquivo pessoal dos músicos, como as credenciais de quando foram à União Soviética representar o Brasil em um encontro de jovens. Além da parte visual caprichada, o livro está recheado de boas histórias e raridades, como trechos da primeira resenha sobre a banda, publicada na revista “Pipoca Moderna” e assinada por ninguém menos do que Paulo Ricardo muito antes do RPM surgir.


“Foi um lance espontâneo”, diz o autor. “Tinha muita gente bacana rodando pelo Rio naquela época, e acho até que foi a última safra dos cariocas dessa espécie. A praia nos anos 80 era um local muito fértil, não era só a galera querendo mostrar os corpos esculpidos na academia, era um caldeirão cultural. O Circo Voador foi montado pela primeira vez ali, entre Copacabana e Ipanema. A Blitz foi a banda que inaugurou o que ficou conhecido como Rock Brasil dos anos 80, e ninguém tinha contado essa história ainda.


Márcia Bulcão e Ricardo Barreto trabalham juntos na banda DJambotrio que conta também com o Pedro Lima,criador do bloco Carnavalesco. Os 3 se reuniram em torno de um objetivo: realçar as influências da música africana no repertório brasileiro. Algumas canções são cantadas em Wolof, dialeto africano, feitas em parceria com os músicos senegaleses Mamour Ba e Jean Pierre Senghor. Recentemente a banda lançou o álbum o "Eskute Blitz", em 2009.

 
Em 2010, A banda Blitz, liderada por Evandro Mesquita, ficou responsável pelo encerramento do Prêmio Extra de TV 2010, que aconteceu no Vivo Rio, Rio de Janeiro, no dia 07/12.
 

 
Discografia
1982 - As Aventuras da BLITZ 1
1983 - Radio Atividade
1984 - BLITZ 3
1990 - Todas as Aventuras da BLITZ
1994 - BLITZ ao Vivo
1997 - Línguas
1999 - BLITZ 2000 Últimas Notícias
2006 - BLITZ - Com Vida
2008 - BLITZ - Ao Vivo e a Cores
2009 - Eskute Blitz
2010 - DVD Ao Vivo Eskute e Veja Blitz


*vídeos históricos da Blitz (aqui)

FONTE
Wikipédia

G1

Nenhum comentário: