terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dalto


Dalto Roberto Medeiros (Niterói, 22 de junho de 1949), conhecido apenas como Dalto, é um cantor e compositor brasileiro. Filho adotivo de Niterói, o cantor e compositor Dalto, se mudou do bairro da Tijuca, no Rio, para a cidade na infância e não saiu mais. “Hoje vivo caçando sonhos. Vivo o dia a dia e isso me dá o maior prazer. Meus sonhos agora são coletivos: quero o povo com um salário melhor, que as pessoas tenham segurança e que o Brasil seja um país decente”, reivindica.


Filho de um poeta e uma professora, aos 15 anos aprendeu a tocar violão e decidiu virar músico. Depois decidiu dar um tempo na música e se dedicar à faculdade de medicina. Mas logo que se formou, Dalto se entregou de vez à sua eterna paixão. Lançou-se na carreira solo em 1974... e hoje diz: “Não consigo mais associar minha vida sem a música. Assim como a medicina preventiva, a música não deixa as pessoas adoecerem, tem um alento, faz bem”, completa.

VIDA E OBRA

No início da década de 1970, Dalto atua como vocalista do grupo niteroiense de rock ""Os Lobos", com o qual gravou compactos, como: "Miragem" e  "Fanny", pela gravadora "Top Tape" em 1971. Após esse breve início de carreira, sai do grupo para estudar Medicina, formando-se médico.


Em 1974, lança-se em carreira solo gravando um compacto simples para a Odeon. O sucesso, contudo, só apareceria mesmo nos anos 80, mais precisamente em 1981, quando obteve seu primeiro êxito como compositor com a canção "Bem-te-vi", parceria com Cláudio Rabello mas gravada por Renato Terra, a qual vendeu 250 mil cópias.


No ano seguinte, já como intérprete, obteria o seu maior sucesso de sua carreira: "Muito estranho" (cuida bem de mim), "Espelho d'agua", lançada em compacto e LP pela EMI-Odeon, que vende mais de um milhão e meio de cópias, e leva o cantor ao topo das paradas. 





Também em 1982, compõe "Leão ferido", em parceria com Byafra, que a interpretou.


No segundo disco “Pessoa”, a música com esse nome, uma das primeiras a ter um arranjo direcionado e com execução totalmente eletrônica, e as músicas “Espelhos D’Água” e “Anjo”, asseguraram sua posição na música brasileira tanto como compositor quanto como cantor.


A música "Anjo", composta em parceria com Cláudio Rabello e Renato Correa, foi regravada em 1983 pelo grupo Roupa Nova e tornou-se um grande sucesso. 

                                                           Anjo
Se você vê estrelas demais
Lembre que um sonho não volta atrás
Chega perto e diz anjo
Se você sente o corpo colar
Solte seu medo bem devagar
Chega perto e diz anjo
Se alguma coisa louca
Sai do seu olhar
Fica em silêncio
Deixa o amor entrar
Pra que tanta pressa de chegar
Se eu sei o jeito e o lugar
se eu sei seu jeito e o lugar...


A canção "Espelhos D'Água" ficou conhecida na voz de Patrícia Marx.


E a música "Pessoa", também em parceria com Cláudio Rabello, fez sucesso na interpretação de Marina Lima, em 1993, sendo trilha sonora da novela "Fera Ferida", da Rede Globo.


Após alguns anos longe da mídia, Dalto grava, em 1994, o álbum "Guru", cujas músicas principais são a faixa-título e "Quase não dá para ser feliz".

Em 2000, grava "Cachorro fujão", pelo selo "Casa Jorge Discos".

A canção "Faça um Pedido", entrou para trilha sonora da novela 'Viver a Vida', em 2009. 


Os amigos e fãs do cantor e compositor Dalto compareceram em peso ao show de Natal, que teve participação na abertura e no final do cantor Rodrigo Chaudon, no Restaurante Academia de Niterói, em São Francisco, no dia 23 de dezembro/2010.

No repertório, todos os sucessos da carreira, incluindo a música "Faça um pedido" tema da novela Viver a Vida. Integrantes e amigos do ex-grupo "Os Lobos! subiram ao palco e relembraram sucesso como "Fanny".


E por falar em SAUDADE "Virei cantor na marra, minha onda era ser compositor. Mas aí meu disco fez sucesso, e segui em frente", lembra o artista a Radio Globo.



FONTE

Wikipédia

Nenhum comentário: