quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Claudette Soares


Claudette Soares teve grande destaque nos anos sessenta, quando participou dos festivais musicais, eventos que dominaram a cena artística brasileira na época. Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, sempre esteve mais vinculada ao núcleo "bossa-novista" de São Paulo, o que lhe valeu o Título de Cidadã Paulistana, dado em 1996 pela Câmara Municipal.


VIDA E OBRA

Claudette Cloubert Soares, Claudete Soares ou Claudette Soares (Rio de Janeiro, 31 de outubro de 1937) é uma cantora brasileira. Começou sua carreira muito cedo: foi revelada no programa A raia miúda, de Renato Murce, na Rádio Nacional. Apresentou-se no programa da Rádio Mauá chamado Clube do Guri, de Silveira Lima. Depois também se apresentou no programa Papel Carbono, de Renato Murce.


Na Rádio Tupi, Claudette Soares participou do programa Salve o Baião!, conhecendo Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Ele a apelidou de Princesinha do baião. Ainda na década de 1950, na Rádio Tamoio, ela apresentou ao lado de Ademilde Fonseca o programa No mundo do baião (programa de Zé Gonzaga, irmão do Luís).

Silvinha Telles chamou-a para substituí-la como cantora na boate do Plaza, no final da década de 1950. Dividiu o palco com Luiz Eça, João Donato, Baden Powell e Milton Banana e outros músicos.


Participou do programa de TV - Brasil 60, da apresentadora de TV e atriz Bibi Ferreira, pela TV Excelsior - canal 9, de São Paulo. Divulgou as canções da Bossa Nova em São Paulo, nas casas noturnas Baiúca, Cambridge e João Sebastião Bar. Inaugurou a boate Ela, Cravo e Canela, junto com o pianista Pedrinho Mattar, apresentando o espetáculo Um show de show.




Em 1967, compareceu ao programa de TV Jovem Guarda, da TV Record, (Rede Record), canal 7 de São Paulo, ocasião em que interpretou Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos/Erasmo Carlos).



Casou-se com o músico Júlio César Figueiredo, em 1972.

Seu grande sucesso "De tanto amor", foi um presente de casamento dado por Roberto Carlos, que foi seu padrinho. Claudette se divorciou em 1990.


Tinha um projeto junto com Dick Farney de gravar uma série de músicas brasileiras, mas, com a morte do amigo, isso foi abandonado. Claudette retomou à sua carreira artística, depois do seu divórcio. Fez turnês por Paris e Lisboa.

Claudette Soares - Vivo Sonhando

Prêmios
1966 - Troféu Euterpe de "melhor cantora do ano"
1990 - Recebeu o título de Cidadã paulistana.

Festivais de música
1966 - I Festival Internacional da Canção - fase nacional - cantando "Chorar e cantar" (Vera Brasil/Sivan Castelo Neto)
1970 - V Festival Internacional da Canção (Fic) - fase nacional - interpretando a música "Mundo novo, vida nova", de Gonzaguinha


Espetáculos
1960 - "A noite do amor, do sorriso e da flor" - Faculdade de Arquitetura do Rio de Janeiro;
1966 - "Primeiro tempo 5x0" - junto com o cantor e compositor Taiguara e o Jongo Trio - direção: Miele/Bôscoli - realizado na casa noturna Rui Bar Bossa, e depois no Teatro Princesa Isabel;
1971 - "Fica combinado assim" - com Agildo Ribeiro e Pedrinho Mattar, no Teatro Princesa Isabel;
1991 - "Nova leitura" - Teatro Rival, no Rio de Janeiro;
1992 - "Não há mulheres iguais" - de Chiquinha Gonzaga à Rita Lee. Uma homenagem´`as maiores compositoras brasileiras;
1993 - "Claudette Soares interpreta Vinicius" - Homenagem à Vinicius de Moraes;
1996 - "Claudette encanta Taiguara: Geração 70" - com acompanhamento da orquestra de cordas Cellos em Sampa - Memorial da América Latina, em São Paulo;
2000 - "Claudete Soares ao vivo" - gravado na casa noturna carioca Mistura Fina. Em comemoração aos seus 50 anos de carreira. Convidados: Roberto Menescal, Claudia Telles, Velha guarda da Mangueira, Lucinha Lins, Paulinho da Viola, Jorge Benjor, Fábio Júnior, Fafá de Belém, e outros mais;
2002 - "Claudette Soares & Leandro Braga, na casa noturna Mistura Fina, em Copacabana, no Rio de Janeiro;
2003 - "Pano de fundo" - com o pianista Marco Tommaso e do saxofonista Chico Costa, no Vinicius Piano Bar;
2005 - Retrospectiva da carreira, se apresentando no Botafogo Praia Shopping, Bingos Méier, Centro e Tijuca, no Rio de Janeiro, e Bingo Icaraí, em Niterói, e Sesc Teresópolis.


Em 2008, Claudette Soares completou 50 anos de carreira e para comemorar ela fez um show no Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina. O repertório do show foi composto pela fina flor da bossa nova, além de sucessos de Roberto e Erasmo Carlos, Gonzaguinha e Taiguara.

Claudette Soares - Entrevista Sem Censura 2010

Claudette Soares comemora seus mais 50 anos de carreira com o lançamento da biografia "A Bossa Sexy e Romântica de Claudette Soares", escrita pelo jornalista e pesquisador Rodrigo Faour. Aqui, eles são entrevistados por Leda Nagle no programa "Sem Censura", em Nov/2010 - 2ª e última parte.


FONTE

Wikipédia

claudetesoares

cifrantiga

Nenhum comentário: