quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Wagner Tiso


De Três Pontas, onde nasceu, ao Rio de Janeiro, onde vive atualmente, Wagner Tiso faz uma caminhada digna dos grandes mestres da MPB...

A troca do piano pela sanfona, para compensar a ausência do primeiro instrumento na maioria dos clubes em que fazia bailes no interior das Minas Gerais, acabou contribuindo para Wagner Tiso trilhar uma carreira sui generis no cenário da música brasileira, como autodidata com trânsito livre entre o popular e o erudito. Reconhecido principalmente como autor do hit Coração de Estudante, composta em 1983 em parceria com Milton Nascimento.

Coração de Estudante”, uma das músicas prediletas do ex-presidente Tancredo Neves, foi executada incansavelmente por todas as emissoras de TV nos momentos que acompanharam a comoção nacional com a doença e morte do presidente. Mesmo sem nunca ter tomado posse, Tancredo Neves é, por força de lei, elencado entre os ex-presidentes do Brasil, pela lei nº 7.465, de 21 de abril de 1986, que diz: "O cidadão Tancredo de Almeida Neves, eleito e não empossado, por motivo do falecimento, figurará na galeria dos que foram ungidos pela Nação brasileira para a Suprema Magistratura, para todos os efeitos legais".  Em 2010 comemorou-se o centenário de nascimento de Tancredo Neves. A música "Coração de Estudante" marcou o episódio na memória nacional.

**Leia mais curiosidades sobre a música "Coração de Estudante" no site Museu da Canção.

CORAÇÃO DE ESTUDANTE
Wagner Tiso / Milton Nascimento



Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor

Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora, cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor flor o o e fruto

Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração,
Juventude e fé.

VIDA E OBRA

Wagner Tiso Veiga (Três Pontas, 12 de dezembro de 1945) músico, arranjador, regente, pianista, tecladista, compositor, arranjador, maestro e diretor musical, começou a estudar música por conta própria em Minas Gerais, onde tocava com Milton Nascimento. Mais tarde teve auxílio e instrução do clarinetista, saxofonista, flautista, compositor e maestro Paulo Moura. Concentrou-se em piano e teclados e integrou as primeiras bandas em Belo Horizonte.

Wagner Tiso - CHORO DE MÃE (solo de piano)



Tendo, pelo lado paterno (Correia de Figueiredo), ascendência na antiga aristocracia lusitana; pelo lado materno (Tiso), ascendência cigana.

Wagner Tiso aprendeu teoria musical com Paulo Moura e especializou-se em teclados. Participou do conjunto Sambacana em 1964 e dois anos depois foi trabalhar com o antigo mestre. Acompanhou diversos artistas, como Cauby Peixoto, Ivon Cury, Maysa e Marcos Valle. Em 1970 entrou para a banda Som Imaginário, que acompanhava os shows de Milton Nascimento.

Wagner Tiso e Milton Nascimento - FAZENDA

Milton Nascimento (voz e violão) e Wagner Tiso (piano) interpretam Fazenda, em show acústico na Suíça em 1980.

Integrante do Clube da Esquina, logo começou a fazer sucesso no exterior, apresentando-se em Atenas e Montreux, e também acompanhando não só Milton, como também Flora Purim, Ron Carter e Airto Moreira.

Nos anos 70, fez arranjos para Gonzaguinha, Paulo Moura, Johnny Alf, MPB-4, Dominguinhos, Milton e outros.

Em 1978, Wagner Tiso lançou seu primeiro disco solo, "Wagner Tiso", pela EMI.

Nos anos seguintes gravou muitos outros discos e compôs trilhas sonoras para cinema, teatro e televisão, recebendo muitos prêmios nessa área. É bastante conhecido no exterior, principalmente na Europa, onde se apresenta com freqüência. Atua também na área da música erudita, e já compôs e orquestrou suítes sinfônicas.

Um de seus lançamentos mais recentes foi o álbum “Tocar a Poética do Som”. Trata-se de uma parceria com o guitarrista e violonista Victor Biglione. Gravado ao vivo em 2003, durante dois de seus shows realizados na Casa de Cultura da Universidade Estácio de Sá (RJ), o álbum apresenta ótimas releituras de grandes clássicos da MPB.

Entre as composições mais conhecidas de Wagner Tiso, estão: "Coração de Estudante" (com Milton Nascimento), "Bolero", "Mar Azul", "Nova Estrela", "Armina", "Matança de Porco", "Trem Mineiro" e "Baobab".

Genealogia

Ascendência: Wagner é filho de Francisco Ribeiro Veiga e de Walda Tiso; neto materno de Sério (Severino) Tiso e de Isaura Cândida Correia; neto paterno de Clara Costa Ribeiro (Pimenta da Veiga) e de Francisco Correia de Figueiredo e, por este, bisneto de Francisco Correia de Carvalho e de Ana Eufrosina de Figueiredo. Ana Eufrosina era filha do Capitão Francisco Garcia de Figueiredo e de sua prima Maria Teresa de Figueiredo, neta paterna do Capitão Diogo Garcia da Cruz e de Inocência Constância de Figueiredo; neta materna de João Rodrigues de Figueiredo e de Felícia Cândida de Figueiredo. Inocência Constância e Felícia Cândida eram irmãs, filhas do Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo - o fundador de Boa Esperança - e de Maria Vilela do Espírito Santo, esta neta da Ilhoa Júlia Maria da Caridade.

Descendência: Wagner Tiso Veiga casou-se, a primeira vez, com Sílvia Costa, com quem teve a filha Índia Indira Tiso da Costa Veiga; a segunda vez, com Gisele Goldoni, com quem teve a filha Joana Goldoni Tiso. Desde 2007 está casado com Fernanda Farina.

Colaterais: É primo de diversas personalidades, como: Antônio Aureliano Chaves de Mendonça, Danton Mello, Eduardo Carlos Figueiredo Ferraz, Ester de Figueiredo Ferraz, José Carlos de Figueiredo Ferraz, Fátima Freire, Geraldo Freire da Silva, Morvan Aloísio Acaiaba de Resende, Newton Freire Maia, Ricardo Gumbleton Daunt, e Selton Mello, dentre outros.

Wagner Tiso - Nos Bailes da Vida/Coração de Estudante

- Tributo a Milton Nascimento - Programa Mosaicos - TV Cultura - Wagner Tiso ao piano

Discografia


1978 Wagner Tiso EMI/Odeon

1982 Toca Brasil Ariola

1983 Todas as Teclas PolyGram

1986 Preto e Branco Polygram

1987 Giselle Verve

1989 Manu Çaruê Phillips

1989 Cine Brasil Phillips

1991 Profissão: Música Phillips

1992 Baobab Polygram

1995 Rio Cello Ensemble JazzMania

1999 A Ostra e O Vento Rob Digital

2002 Wagner Tiso & Zé Renato: Memorial Sarapuí

2003 Wagner Tiso & Nana Caymmi: Só Louco EMI

2004 Cenas Brasileiras Iris

2004 A Poética do Som Trama

A Nova Estrela

- Curta de André José Adler sobre um tema musical de Wagner Tiso e um poema de Frederyko (Fredera), com o Som Imaginário.


Trilhas sonoras
1969 Os deuses e os mortos, filme de Ruy Guerra.
1977 A lira do delírio, filme de Walter Lima Júnior.
1980 Poema sujo, peça de Ferreira Gullar.
1981 Inocência, filme de Walter Lima Júnior.
1984 Chico Rei, filme de Walter Lima Júnior.
1986 Besame mucho, filme de Francisco Ramalho Jr. e Dona Beija, telenovela da TV Manchete.
1988 O grande mentecapto, filme de Oswaldo Caldeira e O primo Basílio, minissérie da TV Globo.
1989 Seis documentários para um projeto educacional do governo de Portugal e diversos documentários de Silvio Tendler, como Memórias do aço e Olhar do fotógrafo.
1993 Regência de orquestra em 5 faixas do primeiro (e melhor) disco em formato acústico no Brasil com a banda gaúcha Engenheiros do Hawaii, no disco, "filmes de Guerra, canções de Amor".
1994 O sorriso do lagarto, minissérie da Globo.
1995 O guarani, filme de Norma Bengell.
1997 A ostra e o vento, filme de Walter Lima Júnior.
1999 Tiradentes, filme de Oswaldo Caldeira

Prêmios
Ordem dos Músicos do Brasil
Melhor álbum instrumental (1974)
Prêmio Melhor Música Golden Metais (1991)- pelo filme O grande mentecapto

FONTE
Cliquemusic

Wiquipédia

Wagner Tiso

Nenhum comentário: