quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Veronica Sabino


A música "Lágrimas e Chuva", interpretada pela cantora e compositora Veronica Sabino fez sucesso no seriado "Mulher" exibido pela Rede Globo de 02 de abril de 1998 a 07 de dezembro de 1999. O seriado mostrava o cotidiano da Clínica Machado de Alencar, especializada em atendimento a mulheres.

Os episódios mostravam a vida de duas médicas, Martha Corrêa Lopes (Eva Wilma) e Cristina Brandão (Patrícia Pillar). Ambas motivadas pela mesma paixão pelo trabalho e ética, salvando e protegendo vidas, muitas vezes deixando de lado a vida pessoal. Abordava questões como gravidez na adolescência, síndrome de Down, frigidez, aborto, eutanásia, violência contra a mulher e câncer.

Verônica Sabino - Lágrimas e Chuva

Eu perco o sono e choro
Sei que quase desespero
Mas não sei porque
A noite é muito longa
Eu sou capaz de certas coisas
Que eu não quis fazer

Será que alguma coisa
Nisso tudo faz sentido
A vida é sempre um risco
Eu tenho medo do perigo

Lágrimas e chuva
Molham o vidro da janela
Mas ninguém me vê
O mundo é muito injusto
Eu dou plantão dos meus problemas
Que eu quero esquecer

Será que existe alguém
Ou algum motivo importante
Que justifique a vida
Ou pelo menos esse instante

Eu vou contando as horas
E fico ouvindo passos
Quem sabe o fim da história
De mil e uma noites de suspense no meu quarto

Outra música de Veronica Sabino que merece destaque é "AGORA". A letra fala de uma pessoa que sem-amor se sente um desabrigado, ou seja, sem-abrigo. Os desabrigados do amor estão presentes em praticamente todo o mundo, como um indicador de desajuste nas áreas sentimentais, de como a pessoa sente sem o outro, sem carinho, amizade, cumplicidade... e a letra da música ainda ensina: "É que o tempo desfaz tudo o que um dia fez sentido." E eu acrescentaria no lugar da palavra tempo: distância, traição, ausência...

AGORA  by Veronica Sabino - Clipe

Onde está você agora?
Apesar de estar aqui comigo
Já faz tempo que eu fui embora
O teu amor não me serviu de abrigo

Eu já nem leio mais

Aquela tua carta antiga
É que o tempo desfaz
Tudo o que um dia fez sentido

E já não faz agora
E já não faz mais agora

Por que é que tudo se evapora
Quando você não entende o que eu digo
Faz tanto frio aqui fora
Já nem entendo bem como me sinto sem você

Eu já nem levo mais
A tua foto na carteira escondida
É que o tempo desfaz
Tudo o que um dia fez sentido

Sem você, agora
Sem você, agora
Mas tanto faz, agora
Já tanto faz, agora

VIDA E OBRA

Verônica Estill Sabino (Rio de Janeiro, 4 de outubro de 1960) é uma cantora brasileira. A cantora é filha do escritor Fernando Sabino e ex-integrante do grupo vocal Céu da Boca. De 1979 a 1984, integrou o grupo vocal Céu da Boca, com o qual gravou os discos "Céu da Boca" (1981) e "Baratotal" (1982).

Com direção artística de Roberto Menescal, Verônica gravou seu primeiro disco solo, “Metamorphose” com composições de João Bosco, Tom Jobim e Caetano Veloso entre outros.

Em 1986, com a inclusão, na trilha sonora da novela "Selva de pedra" (Rede Globo), da faixa "Demais", versão de Zé Rodrix e Miguel Paiva para "Yes, it is" (John Lennon e Paul McCartney), seu trabalho individual ficou conhecido nacionalmente. A música tornou-se um dos maiores sucessos radiofônicos do ano.

Demais - Verônica Sabino

Em 1987, gravou o LP "Como eu sei". Depois se destacou com a canção "Todo Sentimento" (de Chico Buarque e Cristóvão Bastos, gravada em 1988 para a novela Vale Tudo).

Todo o sentimento - Verônica Sabino

Veronica Sabino faz dueto com Emílio Santiago na música "Tudo o Que Se Quer" (Versão de Nelson Motta para All I Ask Of You, gravada em 1989 para a novela Tieta).

Tudo que se quer - Emilio Santiago e Veronica Sabino

Depois de percorrer o Brasil com o show “Ontem de Novo” em dedicado à Silvinha Telles, Dolores Duran e Maysa, lançou o CD "Verônica" produzido por Zé Nogueira e lançado também no Japão.

Em 1993, lançou o álbun “Verônica”, “Vênus” em 1995.
 
Veronica Sabino lançou em 1997 “Novo Sentido” com inéditas de Adriana Calcanhoto e Herbert Viana entre outros, produzido por Celso Fonseca, lançado também na Europa com show no Midem, em Cannes.
 
Em 1999 lançou a coletânea "Passado a Limpo", reunindo as canções mais significativas de sua trajetória. E no ano seguinte tem sua gravação de "Lua branca" (Chiquinha Gonzaga), foi incluída na trilha sonora da novela "O cravo e a rosa" (Rede Globo).
 
Participou de alguns projetos de outros artistas entre eles a série de songbooks lançados pela Lumiar Discos tendo gravado com Baden Powel – SB Vinícius de Moraes, Carlos Lyra – SB Noel Rosa, Menescal- SB Dorival Caymmi, Wilson das Neves- SB Tom Jobim e Gilson Piranzeta-SB Chico Buarque entre outros.

A seguir “Vênus” com canções assinadas somente pela compositora, novamente produzido por Zé Nogueira e Leandro Braga.

Verônica Sabino e Leoni - Melhor pra mim

Em 2003, lançou “Agora” produzido por Paul Ralphes mostrando pela primeira vez canções de sua autoria e canções inéditas de Zeca Baleiro e Vítor Ramil, tendo como convidado o ícone da Jovem Guarda, Márcio Greyk no show de lançamento no Teatro Rival- RJ.

No decorrer de 2007 e 2008 se apresenta dentro do projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” e faz shows no Palácio das Artes em Belo Horizonte e no centro CCBB em Brasília, juntamente com Wagner Tiso, e Vítor Biglione.

Lança em 2009 o primeiro DVD de sua carreira “Que Nega é Essa”, canção de BenJor que dá nome ao show gravado ao vivo numa parceria do Canal Brasil / MPB.

Nele Verônica Sabino revisita sua trajetória musical em leituras atualizadas, mesclando canções inéditas e composições próprias, com clássicos da MPB. Recebe como convidados Vítor Ramil e Rodrigo Maranhão com participação especial de Marcos Suzano, Marcelo Caldi, Sérgio Chiavazzoli e Pedro Braga. O DVD teve seu lançamento no Teatro Tom Jobim em Maio de 2009.

VERÔNICA SABINO e MÁRCIO GREYK - Preciso de Você

DISCOGRAFIA

Carreira solo
Que Nega É Essa (2009) — CD
Agora (2002) - CD
Novo sentido (1997) — CD
Vênus 1995) — CD
Verônica (1993) — CD
Como eu sei (1987) — vinil
Metamorfose (1985) — vinil

Extras
Brasil Romântico — Série Academia Brasileira de Música, Volume 2 (1991) -

CD

Coletâneas
Passado a limpo' (1999) — CD

Participações
Baratotal (1982) — vinil
Céu da boca (1981) — vinil

Verônica Sabino e Wagner Tiso - Por causa de você


FONTE



Nenhum comentário: