quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tavinho Moura


Tavinho Moura - nome artístico de Otávio Augusto Pinto de Moura (Juiz de Fora, 9 de agosto de 1947), instrumentista, cantor e compositor mineiro da geração do Clube da Esquina - gravou vários discos e trilhas sonoras de filmes, com notável expressividade no meio musical e cinematográfico. Participou de festivais de música em Minas Gerais, onde conheceu Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Milton Nascimento e outros compositores mineiros ligados ao Clube da Esquina.

Sua obra é principalmente composta por pesquisa e adaptação do folclore mineiro e brasileiro como por exemplo em "Calix Bento", adaptado da Folia de Reis, ou "Peixinhos do Mar", uma canção tradicional de marujada.

PEIXINHOS DO MAR  by Tavinho Moura


Começou a carreira compondo trilhas sonoras para filmes, o que lhe rendeu diversos prêmios. Lançou seu primeiro disco "ComoVai Minha Aldeia", em 1978 pela RCA; e, dois anos depois, o LP "Tavinho Moura".

Em 1981, a EMI-Odeon lançou em disco a trilha sonora do filme "Cabaret mineiro", assinada pelo compositor.

No ano seguinte, gravou o LP "Engenho trapizonga", que incluiu composições de sua autoria como "Paixão e fé" (c/ Fernando Brant) e "Dança de coco" (sobre poema de Guimarães Rosa), entre outras, bem como canções de outros compositores.

Lançou, em 1992, o CD "Caboclo d’água - Instrumental de viola", com canções de sua autoria como "Mato Grosso" e "Encontro das águas", além da faixa-título, entre outras.

Dois anos depois, gravou o CD "O aventureiro do São Francisco", contendo composições próprias como "Noites do sertão" (c/ Milton Nascimento) e "Cadê o boi" (c/ Gonzaguinha), entre outras, e canções de outros autores.

Em 1995, lançou o CD "Diadorado", que registrou músicas de sua autoria como "Pegada da onça", "Capitão-do-mato" e a faixa-título, entre outras, além de canções de outros autores.

Trabalhou com temática do folclore, produzindo canções como "Calix Bento" (adaptação da Folia-de-Reis), "Peixinhos do mar" (adaptação de uma canção de marujada), "Dona Mariana", "Meu semblante é teu sentido", "Rio abaixo" e "Suíte do quelemeu", entre outras.

Em 2001, lançou o CD "Cruzada", contendo suas composições "Lágrimas de um guarda-chuva", "Serra da maravilha" (c/ Fernando Brant), "Saudade eu canto assim" (c/ Murilo Antunes), "Jeep", "Espanta coió", "Reis de Janeiro" (c/ Nivaldo Ornelas) e "Walkeriana", além da faixa-título e de "Viagem das mãos" e "Salve o grande rei", essas três em parceria com Márcio Borges.

Tavinho Moura já teve suas composições interpretadas por Milton Nascimento, Sérgio Reis, Beto Guedes, Almir Sater, Boca Livre, Simone, Zizi Possi, Pena Branca e Xavantinho, 14 Bis entre outros.

ORAÇÃO DO CAMPONÊS - de Xavantinho


Noites do sertão - Milton Nascimento e Tavinho Moura


Banda de Pau e Corda - O trem tá feio (Tavinho Moura / Murilo Antunes)


ENCONTRO DAS ÁGUAS - Tavinho Moura & Beto Lopes - V Festival Internacional de Violão.mpg


Encontro das Águas - Tavinho Moura (viola caipira) e Beto Lopes (violão) apresentação no 5º Festival Internacional de Violão em 05 de novembro de 2010 no Teatro Dom Silvério em Belo Horizonte - MG


DISCOGRAFIA


Orquestra Sinfônica de Minas Gerais- Palácio das Artes (2004)

Cruzada (2001)

Diadorado (1995)

O Aventureiro do São Francisco (1994)

Caboclo D'Água - INSTRUMENTAL DE VIOLA (1992)

Engenho Trapizonga (1982)

Cabaret Mineiro - Trilha Sonora do Filme (1981)

Tavinho Moura (1980)

Como Vai Minha Aldeia (1978)

PARTICIPAÇÕES

Milton Nascimento - Sua Vida, Sua Música (Milton Nascimento)

Violeiros do Brasil (Vários Intérpretes)

Sentinela (Milton Nascimento)


FONTE:
Wikipédia- Tavinho Moura

Nenhum comentário: