domingo, 5 de dezembro de 2010

Qual é a Música?!


Como é mesmo o nome dessa música?! Hummm... Sei que vou acabar lembrando... As músicas contam histórias que marcam a nossa vida. Tem aquela música que nunca esquecemos e ela toca o dia todo e completa em nosso coração. No meu coração tocam várias músicas neste momento, um verdadeiro playlist, em especial "Endless Love", com Lionel Richie e Diana Ross, gosto também na interpretação de Mariah Carey e "Um Dia de Domingo", com Tim Maia, mas acho ela mais inspiradora na interpretação de Ana Carolina e Celso Fonseca; mas meus pensamentos teimam em me fazer lembrar o trecho de várias outras.

Algumas músicas eu sei exatamente quem canta e posso até escrever a letra toda, outras eu lembro apenas partes, às vezes uma frase ou outra, mas a música fica ali insistindo ser cantada... Sempre acontece comigo. Às vezes eu fico cantarolando parte de uma música quase o dia todo e não consigo lembrar de toda a letra ou mesmo quem é o cantor ou qual é o nome da música.

Descobri que se eu souber um pedacinho da letra e o ritmo da melodia alguns sites tem progamas que são capazes de descobrir a música pra mim. Abaixo vou indicar três aplicativos:

Midomi

Isso mesmo! Basta cantar parte da música que o site localiza o nome. Contudo, não é tão fácil assim, ás vezes o site não encontra nada, culpe o site ou você estar um pouco fora do ritmo da música, mas não custa tentar...

Você precisa apenas de um microfone para realizar a tarefa. Ao entrar no site clique na função “Click and Sing or Hum” para você mesmo cantar ou fazer o famoso “nananá”, que muitas vezes surte em bons resultados.

Você também pode posicionar o microfone em frente a qualquer saída de áudio - televisão, aparelho de som ou as próprias caixas do computador – quando a música estiver tocando. Em geral com apenas alguns segundos o Midomi encontra o resultado exato, ou algo muito próximo dele.

Tunatic

Este é outro bom exemplo de aplicativo para encontrar faixas de áudio desconhecidas. O processo de utilização do Tunatic é muito parecido com o Midomi. Ele é baixado e instalado no computador em poucos segundos e não pesa nada para rodar.

O processo de funcionamento dele também consiste em usar um microfone para que o programa capte os sons e tente identificar as músicas. Ao encontrar resultados favoráveis, ele também indica onde comprar as faixas ou visualizar as letras das composições.

Audiggle

O Audiggle é indicado para quem não conta com um microfone no computador, pois o programa pode ser configurado para captar o áudio diretamente da máquina. Dessa forma você encontra os nomes de músicas em vídeos do YouTube, rádios online e qualquer outra aplicação em instantes.

Basta deixar o programa captando o áudio durante alguns segundos para que ele encontre os resultados. A eficácia do Audiggle é bastante alta e ele também informa lojas online e sites de letras para as músicas encontradas.

Os três aplicativos são algumas das melhores opções para encontrar aquela música que fica cutucando a sua memória.... Todos eles são muito leves para baixar e o Midomi funciona diretamente no navegador.


Q U A L  É  A  MÚSICA?!?

Qual é a Música? foi um programa de competição de auditório da televisão brasileira, apresentado por Silvio Santos a partir dos anos 1970. A atração promovia no palco uma gincana musical com a presença de três artistas do sexo feminino e três do sexo masculino.

Ao longo do programa, ambos os trios têm de mostrar seu conhecimento musical em uma série de provas. Quando eles não sabem a música quem participa é o auditório que canta e ainda sai com um prêmio em dinheiro do programa.

Como a música é uma das estrelas, o "Qual é a Música?" conta com uma orquestra ao vivo no palco com a presença do coral do SBT e de dubladores.

E D I Ç Ã O   O R I G I N A L

A primeira versão estreou em 1976 como parte do Programa Silvio Santos, pouco depois da saída de Silvio da Rede Globo (o Programa Silvio Santos seguiu sendo gerado pela TV Record de São Paulo e exibido nacionalmente pela TVS e pela Rede Tupi). O jogo era disputado entre dois cantores (ou conjuntos). Os artistas com as participações mais famosas no programa foram Ronnie Von, recordista de vitórias, Sílvio Brito e Gretchen.

Os artistas jogavam menos pelos prêmios do que pela notoriedade; os valores (começando com um milhão de cruzeiros, sucessivamente reajustados conforme a inflação e as reformas monetárias) exibidos no cenário em grandes algarismos se referiam aos prêmios do Baú da Felicidade que eram disputados entre os quadros regulares do Qual é a Música?

Também faziam parte do programa as entregas simbólicas de prêmios (por exemplo, através de placas representando geladeiras) a dezenas de clientes do Baú e os números musicais dos competidores. Com essas atrações paralelas, Qual é a Música?, ao lado do Domingo no Parque e do Show de Calouros, se tornou um dos quadros de mais longa duração do Programa Silvio Santos em seu tempo.

E D I Ç Ã O   C O N T E M P O R Â N E A

Depois de um longo intervalo nos anos 1990, o programa voltou em 2000, numa versão mais breve (sem as disputas do Baú da Felicidade) e com cenários também foi flexibilizada: o Qual é a Música? passou a admitir equipes formadas por renovados, mas os mesmos jogos básicos da versão anterior. A escalação de competidores cantores e personalidades de TV variadas. Em 2001 a Tec Toy lançou uma versão para Windows.

Depois de cancelado como atração regular do Programa Silvio Santos, o programa retornou a programação do SBT em 2007, saindo do ar um ano depois.

Q U A D R O S   A N T I G O S

Corrida Musical

Consistia de uma tabela com pontos luminosos (lâmpadas).

Vitrola Musical

Consistia em uma vitrola com quatro opções. Cada uma das opções levaria a um videoclipe de uma música. Sílvio pergunta a uma das equipes três coisas: o nome de quem canta o clip, o nome da música, e uma curiosidade (sobre o cantor, a música, ou sobre um tema que tem relações com o videoclipe)

Sabatina Musical

Era considerado o quadro mais difícil e de menor compreensão deste programa de TV. Ele durou pouco tempo. Era um misto de Leilão de Notas Musicais com Vitrola Musical.

Consistia de um painel no fundo e à frente da orquestra, com fotos por baixo de suas tabuletas numéricas de 1 a 6. Cada casa equivalia a uma foto de uma fase da carreira ou da vida de uma pessoa famosa (artista). Havia também algumas fotos de outras pessoas.

Assim como esses dois quadros havia as charadas musicais e perguntas sobre quem interpretava as canções. Ganhava pontos quem acertava que pessoas estavam nas fotos, habitualmente oito ou dez, as charadas e as perguntas e perdia quem não acertava, ao contrário dos outros quadros.

Q UA D R O S   A T U A I S

Sistemática de Início.
Antes do Jogo dos Versos, há o par-ou-ímpar. A partir daí, sempre quando vai para o auditório, ou quando há outro quadro começando, começa sempre com quem está perdendo, exceto quando há empate, da primeira vez a equipe que não iniciou o quadro empatado anterior começa o quadro empatado seguinte e, assim, sucessivamente.

Jogo dos Versos

Nesta prova, os participantes têm de completar o verso da música cantada pelo coral do programa. São cinco músicas para cada time. Quando os artistas erram, as chances vão para o auditório.

Atualmente o coral é formado por Kiki, Josias e Andressa, que chegou a se apresentar no Quem Sabe, Canta; Quem Não Sabe, Dança, quadro do Programa Raul Gil.

Outrora participavam como cantores do quadro: Djalma Lúcio, Ary Sanches, Vera Lúcia, Maíra, Sula Miranda, Roney e Leninha.

Vitrine Musical

São quatro temas com referências musicais e cada um, com as notas DÓ, RÉ, MI e FÁ. Depois que o (a) participante escolhe a nota, uma canção é tocada, e ele deverá dizer quem cantou e o título da respectiva canção. O quadro estreou na versão de 1999.

Segredo Musical

Os artistas competidores do programa deverão, a partir de uma palavra qualquer, cantar músicas que a contenham. Coincidindo com a canção escolhida pela produção, marca-se o ponto. É o único quadro do programa que nunca deixou de ser exibido.

Relógio Musical

Cada equipe de artistas participantes tem trinta segundos para adivinhar o nome de seis canções, sendo tocadas só as melodias. Quando as equipes no palco erram, a chance vai para o auditório, que ganha prêmios e marca pontos para os artistas pelos quais estão torcendo. Antigamente ele se alternava com o extinto quadro "Corrida musical"

Não Erre a Letra

Cada participante da equipe tem que escolher uma música ou uma canção que deverá cantar durante um minuto sem errar nenhuma parte dela (nem mesmo um mero artigo). Nesta prova o que é testado é a memória dos artistas para se ganhar pontos. Esse quadro estreou na versão de 1999.


Leilão de Notas Musicais

Chamado apenas de Leilão de Notas no antigo letreiro do palco, é a etapa final da disputa entre celebridades. Sílvio Santos dá charadas e a partir delas os participantes tentam dizer o título das músicas com 10 a 5 notas tocadas ao piano, pelo maestro Alailton Assunção.

Atualmente os dubladores são Patrícia Salvador e Alberto. O programa já teve como dubladores Pablo, Carlos, Aníbal, Felipe, Virgínia, Fernanda e Ellen Roche.

Antigamente se alternava com a Sabatina Musical.

E agora há uma novidade, não é só o auditório que participa do Qual é a Música?, os telespectadores participam se inscrevendo na Internet, tendo o direito de concorrer a R$ 3 mil reais.

Diferenças com relação ao Name that Tune

Tanto no estilo do cenário quanto no mecanismo dos jogos, Qual é a Música? era uma versão bastante aproximada do game show americano Name that Tune, com algumas diferenças:

A versão brasileira é disputada somente por celebridades.

No quadro final Qual é a Música? da edição original, o candidato ouvia um trecho da própria canção, com letra e melodia. No Name that Tune o concorrente ouvia só a melodia, numa versão para piano.


FONTE

WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: