sábado, 18 de dezembro de 2010

Manu Santos


A cantora e compositora Manu Santos, além de dedicar-se a sua carreira solo, ela também é cantora do grupo vocal Seresta Moderna, que conta a história da música popular brasileira, com novos arranjos, em shows realizados em teatros do Rio.

Manu Santos - A flor e o Espinho

Em 2006, Manu Santos realizou uma temporada de 12 apresentações na Livraria Letras & Expressões em Ipanema. Destes shows, surgiu a amizade com George Israel, saxofonista do grupo Kid Abelha e com Rodrigo Santos, baixista do Barão Vermelho.

George Israel presenteou a cantora com uma de suas músicas Chão de Jardim escrita em parceria com Marcelo Camelo, ex-vocalista do Los Hermanos, e transformada por ela em um jongo.

Manu Santos - Chão de Jardim, de George Israel e Marcelo Camelo

A cantora Manu Santos apresentou um dos espetáculos do evento mundial Pangea Day, produzido pela Nokia - uma simultânea de música e curtas-metragens em seis cidades - Londres, Los Angeles, Paris, Rio, Cairo, Mumbai e Kigali, difundido para 180 países ao vivo em canais de TV. O evento teve participantes ilustres como Gilberto Gil e a atriz americana Cameron Diaz.

Foi destaque no Mahmi - Mostra Alternativa em Homenagem aos Movimentos Independentes, realizado no Circo Voador, na Lapa, RJ, patrocinado pela Petrobrás, com fechamento de Marcelo D2. Trouxe ao palco a participação especial de George Israel em uma canção inédita. Dentre os artistas, Manu Santos tocou a platéia, e saiu ovacionada.

Foi também vencedora da II Mostra de Talentos do Carioca da Gema, referência entre as casas de show da Lapa, no Rio de Janeiro. Tem em seu repertório diferentes estilos de samba, baião e coco, interpretando canções inéditas e clássicos de Noel Rosa, Cartola, Nei Lopes, Dona Ivone Lara, Ivan Lins entre outros. Manu já dividiu o palco com artistas como Oswaldo Montenegro, Lô Borges, George Israel, João Roberto Kelly, Moacyr Luz, Edu Krieger, Cambada Mineira, Ana Costa, João Pinheiro entre muitos outros.

Manu Santos possui canções inéditas de sua autoria e músicas de George Israel com Marcelo Camelo, João Roberto Kelly, Roberto França, Sérgio Santos, Fred Martins, Rodrigo Santiago e Luis Oliva, além de integrar também o grupo vocal Seresta Moderna, que conta a história da música popular brasileira com novos arranjos, já apresentados em teatros do Rio, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Em 2003 foi convidada por Oswaldo Montenegro e Madalena Salles para participar dos espetáculos Noturno e Aldeia dos Ventos, em uma seleção dentre 200 cantores inscritos, onde toda a expressão de palco da jovem cantora emergiu.

Em 2004, bateu recorde de público na Lona Cultural Hermeto Pascoal, com mais de mil pagantes.

Em 2005, foi apresentada ao pianista, compositor e produtor musical brasileiro João Roberto Kelly. A simpatia entre os dois foi tanta que Kelly compôs para ela um maravilhoso samba-canção chamado "Hoje Eu Acordei". Manu Santos tem uma voz intensa, um timbre profundo e uma interpretação emocionante. Segundo João Roberto Kelly, “o público gosta porque ela canta fácil!”.

Manu Santos e João Roberto Kelly - Hoje eu acordei

Entre 2006 e 2007 eles realizaram uma série de shows no Teatro Gláucio Gil e na Sala Baden Powell, em Copacabana/RJ, em um grupo que integrava também o sambista Ronaldo Júnior. No espetáculo chamado Papo Piano Bar, João Roberto Kelly lançou dois jovens cantores, Ronaldo Jr e Manu Santos, presenteada por Kelly com uma nova composição, chamada "Hoje Eu Acordei". Durante o show, Kelly contou algumas histórias de sua carreira e dos antigos carnavais cariocas, enquanto executava seus grandes sucessos juntamente dos novos cantores.

O set list do show Papo Piano Bar era: "Rancho da Praça Onze" (Kelly, Manu Santos e Ronaldo Jr), "Samba do Teleco-Teco" (Kelly, Manu Santos e Ronaldo Jr), "Dor de Cotovelo" (Canção do primeiro disco de Elis Regina, interpretada no show por Manu Santos), "Zé da Conceição" (Ronaldo Jr), "Rancho do Rio" (Kelly, Manu Santos e Ronaldo Jr), "Hoje Eu Acordei" (Nova música lançada no espetáculo, interpretada por Manu Santos), "Boato" (Ronaldo Jr) "Mormaço" (Kelly e Manu Santos), "Depois da Novela" (Kelly, Manu Santos e Ronaldo Jr), "Bate-Papo Com Cartola" (Kelly, Manu Santos e Ronaldo Jr), "Barraquinho" (Ronaldo Jr), "Mistura" (Manu Santos), "Samba de Branco" (instrumental, tema da Times Square), "A viagem" (O Sonho) (Manu Santos e Ronaldo Jr), "Partido Alto" (Nova música, com Kelly, Manu Santos e Ronaldo Jr).

Ao final do show, Kelly convidou a platéia a participar de um mini-carnaval, com direito a confete e serpentinas, onde lançou duas novas marchinhas: "Bin Laden" (nova), "Um Índio Falando Inglês" (nova), "Cabeleira do Zezé", "Joga a Chave Meu Amor", "Israel", "Mulata Iê Iê Iê", "Colombina" e "Cidade Maravilhosa".

Até hoje, Manu e João Roberto Kelly são parceiros de palco.

Em 2006, Manu Santos realizou uma temporada de doze apresentações na Livraria Letras & Expressões em Ipanema. Destes shows, surgiu a amizade com George Israel, saxofonista do grupo Kid Abelha e com Rodrigo Santos, baixista do Barão Vermelho. George Israel presenteou a cantora com uma de suas músicas, Chão de Jardim, escrita em parceria com Marcelo Camelo.

Após vários shows feitos em Lonas Culturais, em 2006, recebeu duas homenagens da Prefeitura do Rio de Janeiro pelo seu talento musical: Expressão Cultural de 2006 e Dia Internacional da Mulher.

Manu Santos participou da festa de lançamento do automóvel Voyage da Volkswagen em 2008, onde apresentou o espetáculo de violão e voz Canções de Minas. O evento também teve a presença do Monobloco, do DJ Marcelinho da Lua e do instrumentista Renato Borghetti.

Foi destaque no Mahmi - Mostra Alternativa em Homenagem aos Movimentos Independentes, realizado no Circo Voador, na Lapa/RJ, patrocinado pela Petrobrás, com fechamento de Marcelo D2. Trouxe ao palco a participação especial de George Israel em uma canção inédita. Dentre os artistas, Manu Santos tocou a platéia, e saiu ovacionada.

A cantora grava seu primeiro cd "Amigos" pela gravadora Saladesom Records, lançado em 2010 com composições (algumas inéditas) de Gilberto Gil, Caetano, Ivan Lins, George Israel, João Donato, Marcelo Camelo, Fito Paez, Moacyr Luz, Fred Martins, Giana Viscardi, e Rodrigo Santiago.
Visite http://www.manusantos.com.br/ e se inscreva para ganhar de presente a música inédita "Canto pro Mar".

Manu Santos - Canto Pro Mar

Manu Santos - Mulher Jangadeira
Compositor: Rodrigo Santiago

Eu danço na areia
Dos rios de ouro
De leitos de barro

Água que corre na beira
Mulher jangadeira
Tem os pés descalços

Ê, é cacimba de Eira
Ê, são segredos de mar
Sacode, sacode, ribeira!

Feito sereia eu desço
Pois não tenho medo
Nem de Caninana

Vou de peixeira e terço
São meus adereços
De guarda e de calma

Oi, são panos modestos
Que uso de vestes
Mas tenho o perfume
Que a mata me cede

Sou tipo rasteira
Ninguém me domina
Que eu sou Jangadeira
Sacode, sacode, ribeira!

Arranjo e direção: Tuca Alves

Manu Santos tem passagens em programas de rádio e TV, dentre os quais se destacam MPB FM, Rádio Manchete, Senhor Brasil, com Rolando Boldrin, e jornais e programas de TV em Foz do Iguaçu.

FONTE/CONTATOS

Nenhum comentário: