sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Geraldo Vandré


Diário da Música: Geraldo Vandré: "Você sabia que Vandré defendeu a música "Sonho de um Carnaval", de Chico Buarque no 1° Festival de Música Popular Brasileira, em 1965? E que em 1966, os dois dividiriam o prêmio do Festival da Música Popular Brasileira? 'A Banda', de Chico, e “Disparada”, de Vandré e Théo de Barros, dividiram a torcida. 'A Banda' ganhou no júri, mas a torcida aclamava os dois. Então, Chico optou pela divisão do prêmio...


Geraldo Vandré, aos 75 anos, foi entrevistado pelo repórter Geneton Moraes Neto - (Globo News - setembro/2010). Vandré falou dos festivais, da massificação da cultura, do Brasil que inspirou suas composições; e também de seus novos projetos...


PÁTRIA AMADA IDOLATRADA, SALVE, SALVE...


Perguntado por que ele tomou a decisão de interromper uma carreira de tanto sucesso, Vandré respondeu: “Decidi sair do Brasil naquele ano de 1968. Eu tinha uma programação para fazer fora do Brasil. Tinha um contrato com a televisão Bavária,na Alemanha, para fazer um filme sobre Geraldo Vandré. Fui fazer. Passei um ano e meio pela Europa. Depois, voltei para o Chile – para onde eu tinha ido do Brasil. Havia muitos brasileiros lá ainda. De lá, fui para o Peru. Ganhamos um festival em Lima em 1972 com uma canção que era a única não cantada em espanhol. Era cantada em “brasileiro” mesmo.

O Brasil não conhece a canção. Chama-se “Pátria Amada Idolatrada, Salve, Salve – Canção terceira. É uma canção que foi feita para ser cantada por um homem e uma mulher. Existe de caso pensado – coincidentemente – uma confusão de sentimentos entre a ideia da pátria e a ideia da mulher amada.

"O homem canta: “Se é pra dizer-te adeus/ pra não te ver jamais/Eu – que dos filhos teus fui te querer demais-/no verso que hoje chora para me fazer capaz da dor que me devora/quero dizer-te mais/ que além de adeus/ agora eu te prometo em paz levar comigo afora o amor demais. E a mulher, cuja imagem se confunde com a noção da pátria, responde: “Amado meu sempre será quem me guardou no seu cantar/ quem me levou além do céu/além dos seus/e além do mais/ amado meu/ que além de mim se dá/não se perdeu nem se perderá”. Os dois cantam juntos um para o outro. É um contraponto”.




A título de curiosidade posto aqui o vídeo que traz a música "Samba em prelúdio", de Baden Powell e Vinícius de Moraes, que Geraldo Vandré gravou com Ana Lúcia , pela Áudio Fidelity.




FONTE



BlogSidneyRezendeEntrevista Globo News

Nenhum comentário: