domingo, 5 de dezembro de 2010

Frejat


Roberto Frejat (Rio de Janeiro, 21 de maio de 1962) é um cantor, compositor e guitarrista brasileiro. Mais conhecido no Brasil apenas como Frejat, é um vocalista e um dos fundadores da banda Barão Vermelho. Foi também o principal parceiro de Cazuza em composições.

3 Minutos
by Frejat

Eu não tenho nem mais 3 minutos pra você.
Eu não tenho nem mais meia palavra pra te dizer.
Se nenhum amor dura pra sempre,
nenhuma dor também.
Eu não tenho nem mais 1 segundo pra você,
eu não tenho a cabeça no lugar pra te dizer...
A gente acha o que procura,
existe sempre um outro alguém.
Eu já me cansei dessa história,
não vou viver de memórias...
viver é bem mais.
Eu não quero mais saber de você.
Eu não tenho mais vontade de te ter.
Se nenhum amor dura pra sempre
nenhuma dor também.
Não quero mais sentir teu cheiro,
não quero mais ouvir tuas palavras.
Eu já me cansei dessa história,
não vou viver de memórias...
Viver é bem mais.

Frejat iniciou sua carreira musical em 1981 como guitarrista do grupo de Rock Barão Vermelho. Ao longo dos anos, além de gravar e produzir os discos de sua banda, Frejat consolida-se como produtor e cultiva importantes parcerias com Cazuza, Luís Melodia, Waly Salomão, Chacal, Gabriel O Pensador, Dulce Quental e Evandro Mesquita.

Quando Você Não Está Por Perto
Frejat - Barão Vermelho

Eu quero ficar nu diante dos seus olhos
Falar bem perto do seu ouvido
Decifrar tua alma e os gemidos
Temos tempo pra viver
Quero descobrir o amor de novo
Encontrar em alguém o que eu procuro
Livrar o amor do escuro
E destruir o muro
Que cerca meu coração

Refrão
Vai ser bom pra mim
Ficar só‚ é tão ruim
Vai ser bom pra mim
Ficar só‚ é tão ruim

Refrão
A vida me sorriu, permitiu você nascer
Estrela pra dar sorte
Por tudo o que a gente fez
É pura tua luz, teu rosto, teu olhar
Quando voce está longe
A mim só resta lembrar

Repete: Refrão (2x)
Quando você não está por perto
Meu mundo é um deserto no fim

V I D A   E   O B R A

Sua mãe é de origem judaica e seu pai de origem Árabe. Frejat gostava de Janis Joplin, Ângela Rô Rô, além de se interessar por Música Popular Brasileira; e pelo brasileiro que emergia: Cazuza. Com Cazuza, compartilhava o Barão Vermelho e a afinidade musical. Casado com Alice Pellegatti.

Em 1981, Frejat fundou o Barão Vermelho junto com Maurício Barros e Guto Goffi. E depois Dé e Cazuza. A princípio, o Barão Vermelho se limitava a tocar músicas conhecidas de outras bandas. Foi aos poucos que Frejat e Cazuza começaram a compor suas próprias canções e montar um repertório próprio.

O primeiro LP, entitulado "Barão Vermelho", não foi sucesso de vendas. Contudo, a banda continuou produzindo e a partir do albúm "Maior Abandonado" a banda ganhou projeção ao emplacar "Bete Balanço", tema de filme homônimo.


Em 1985 o Barão Vermelho se apresenta no Rock In Rio, mesmo ano em que Cazuza deixava a banda para dedicar-se a carreira solo. Frejat assume os vocais e a parceria com Cazuza se mantém. Em 20 anos de carreira e treze álbuns lançados, são músicas de grande sucesso: "Todo Amor Que Houver Nessa Vida", "Pro Dia Nascer Feliz", "Maior Abandonado", "Bete Balanço" e "Eu Queria Ter Uma Bomba","Pedra, Flor e Espinho", "O Poeta Está Vivo", "Pense e Dance" e "Por você".


Ao longo dos anos, a banda sempre se manteve ativa, atraindo novos fãs além daqueles que os acompanhavam desde o início. A liderança carismática de Frejat e apoio mútuo dos integrantes manteve o Barão coeso ao longo dos anos.

C A R R E I R A   S O L O


Em 2001, lançou seu primeiro album solo Amor pra Recomeçar. Obteve sucesso com a faixa-titulo, "Homem não Chora", além de "Segredos" e "Quando o Amor Era Medo". Participaram vários artistas, incluindo Caetano Veloso, Gal Costa, Cássia Eller e Ney Matogrosso.


Em 2003 lança seu segundo álbum Sobre Nós Dois e o Resto do Mundo.


Em 2008, lançou Intimidade entre Estranhos. Nesse momento, realizou uma turnê pelo Brasil para divulgação do trabalho.


Roberto Frejat foi eleito por uma revista britânica o melhor guitarrista brasileiro dos anos 80.

M A I O R E S   S U C E S S O S

2001 - "Amor pra Recomeçar"
2002 - "Homem Não Chora"
2002 - "Segredos"
2002 - "Quando O Amor Era Medo"
2003 - "Eu Preciso Te Tirar Do Sério"
2003 - "Sobre Nós Dois E O Resto Do Mundo"
2004 - "Uns Dias" (com Os Paralamas do Sucesso)
2004 - "Caleidoscópio" (com Os Paralamas do Sucesso)
2004 - "Exagerado" (com Zélia Duncan)

2004 - "Túnel do Tempo"

TÚNEL DO TEMPO
by Frejat

Nosso encontro aconteceu como eu imaginava
Você não me reconheceu, mas fingiu que não era nada
Eu sei que alguma coisa minha, em você ficou guardada
Como num filme mudo antes da invenção das palavras
Afinei os meus ouvidos pra escutar suas chamadas
Sinais do corpo eu sei ler nas nossas conversas demoradas
Mas há dias em que nada faz sentido
E o sinais que me ligam ao mundo se desligam
Eu sei que uma rede invisível irá me salvar
O impossível me espera do lado de lá
Eu salto pro alto eu vou em frente
De volta pro presente
Sozinho no escuro nesse túnel do tempo
Sigo o sinal que me liga à corrente dos sentimentos
Onde se encontra a chave que me devolverá
O sentido das palavras ou uma imagem familiar
Mas há dias em que nada faz sentido
E os sinais que me ligam ao mundo se desligam
Eu sei que uma rede invisível irá me salvar
O impossível me espera do lado de lá
Eu salto pro alto eu vou em frente
De volta pro presente...

2008 - "Dois Lados"
2009 - "Nada além"


D I S C O G R A F I A

Solo

2001: Amor Para Recomeçar
2003: Sobre Nós Dois e o Resto do Mundo
2009: Intimidade Entre Estranhos


C O M   O   B A R Ã O   V E R M E L H O

1982 - Barão Vermelho
1983 - Barão Vermelho 2
1984 - Maior Abandonado
1986 - Declare Guerra
1987 - Rock'n Geral
1988 - Carnaval
1989 - Barão ao vivo
1990 - Na Calada da Noite
1991 - Acústico MTV - Barão Vermelho
1992 - Barão Vermelho 1985 - Rock in Rio 1
1992 - Supermercados da Vida
1994 - Carne Crua
1996 - Álbum
1998 - Puro Êxtase
1999 - Balada MTV - Barão Vermelho
2004 - Barão Vermelho
2005 - MTV ao vivo - Barão Vermelho


V I D E O G R A F I A

Participação Especial

1988 - "Ideologia" (VHS)
2008 - "Pra sempre Cazuza" (DVD)

Com o Barão Vermelho

1994 - Carne Crua (VHS)
1999 - Balada MTV (DVD)
2005 - Ao Vivo MTV (DVD)
2006 - Box com três shows: Acústico MTV, Balada MTV, Ao Vivo MTV (DVD)
2007 - Rock in Rio 1985 (DVD)


Nenhum comentário: