terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Flávio Venturini


Flavio Venturini canta Céu de Santo Amaro que é a adaptação de uma música clássica de Bach (Sinfonia da Cantata 156 em fá maior). Tem uma versão em inglês "If You Could Remember”, interpretada por Jessé, quando ele usava o pseudônimo de Tony Stevens e cantava em inglês, como era moda nos anos 70.

Compare as duas letras...

If you could remember (Tradução)
Se Você Pudesse Lembrar
 Tony Stevens (Jessé)
Se você pudesse lembrar
Lembras os dias de nossas vidas
Que passamos nas alturas
Como um amor que nunca morre
Se você pudesse lembrar
Lembrar dos lábios quentes se tocando
Transformando-se numa única lembrança
Das estrelas cadentes de amor
Mas lembre-se que o amor é dor
Meus olhos estão cheios de lágrimas que caem
Lembranças estão voltando
Trazendo as canções do passado
Amor você lembra
Como a grama era verde
O céu era tão azul
Não havia chuva
Rindo, amando, assim era a nossa vida
Por favor diga-me que você
Se lembra amor...

Céu de Santo Amaro
by Flavio Venturini e Caetano Veloso
Olho para o céu
Tantas estrelas dizendo da imensidão
Do universo em nós
A força desse amor
Nos invadiu...
Com ela veio a paz, toda beleza de sentir
Que para sempre uma estrela vai dizer
Simplesmente amo você...

Meu amor..
Vou lhe dizer
Quero você
Com a alegria de um pássaro
Em busca de outro verão
Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
Eu me coloco em tuas mãos
Para sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei

VIDA E OBRA

Flávio Venturini (Belo Horizonte, 23 de julho de 1949) é um cantor, músico e compositor brasileiro. Aos 3 anos de idade, já demonstrava seu gosto pela música. Aos 15 anos começou sua formação musical. Acordeon foi o seu primeiro instrumento. Logo depois ganhou de seu pai um piano, e assim começou seus estudos na Fundação de Educação Artística" de Belo Horizonte,onde estudou percepção musical e piano.

Nos anos 60 e 70 estudou harmonia, composição e arranjo e participou de festivais, tocando também em bailes e festas. Neste período estudou composição e arranjos com mestres como Walter Smetak, Ernest Widmer, Bruno Kiefer, Ailton Escobar, Cláudia Cimbleris e Rogério Duprat.

Quando Você Chegou

Paralelamente, manteve movimentação ativa no caldeirão cultural de Belo Horizonte. Nos anos 70, além de ter tocado em bailes (grupos The Shines, Os Turbulentos e Crisalis), participou de vários festivais, entre eles o Festival Estudantil da Canção, Festival Universitário de Belo Horizonte (2° lugar), e Festival Internacional da Canção de 1970 (FIC) no Rio de Janeiro.

Na década de 70, Flávio Venturini juntou-se a outros cantores-compositores mineiros Beto Guedes, Lô Borges, Milton Nascimento, Tavinho Moura,Toninho Horta, Vermelho, Zé Eduardo, entre outros, para realizar o show "Fio da Navalha".


Três anos depois, deixa o grupo, e grava com Beto Guedes o LP "A Página do Relâmpago Elétrico". No ano seguinte participa do disco "Clube de Esquina 2", de Milton Nascimento, com diversas participações. 1979 é o ano da formação do 14 Bis, grupo que se popularizou nacionalmente e com que gravou oito discos, fazendo sucesso entre 1980 e 1987.


Venturini deixou o 14Bis em 1988, partindo para a carreira solo, que já havia começado antes, com a gravação de "Nascente" em 1982 e de "O Andarilho", três anos depois.


Compôs trilhas para filmes, animações e peças teatrais, participou do Free Jazz Festival em 1991, gravou com Toninho Horta e outros compositores mineiros, dando origem ao espetáculo "Minas em Concerto".


Excursionou nos anos 90 pela América do Norte e Europa e em 1994 ganhou o Disco de Ouro pelo álbum "Noites com Sol". Um de seus principais parceiros é Ronaldo Bastos, com quem compôs "No Trem do Amor", "Todo Azul do Mar" e "Noites com Sol".

Flávio Venturini - Noites com sol

Em 1999 completa 50 anos de idade e realiza um grande show no Metropolitan/RJ com lotação esgotada. Show que teve a presença de amigos ilustres como Marcus Viana, Zé Renato, Leila Pinheiro, 14 Bis, Paulo Ricardo, Paulinho Moska, Beto Guedes, Lô Borges. Este show virou um super especial de TV (Multishow) e também saiu em CD, VHS e DVD pela gravadora Som Livre.



Neste ano participa também de dois super tributos: Tributo aos Beatles e a Renato Russo.

Em 2003 funda a gravadora independente TRILHOS.ARTE, onde lança e produz novos talentos como Renata Gebara e Aggeu Marques, além de lançar um CD de músicas inéditas: Porque não tínhamos bicicleta.


Neste CD têm as músicas "Pra Lembrar de Nós", "Céu de Santo Amaro" e "Prenda Minha", incluídas nas novelas da Rede Globo; e a música "Sonho e Pedras", na novela do SBT.


Com o lançamento do CD Flávio percorre com sucesso todo o país com shows nas principais casas, como DirecTv Hall, Canecão, Palácio das Artes e Teatro Castro Alves.


Entre seus principais sucessos, como compositor ou intérprete, estão "Todo Azul do Mar", "Linda Juventude", "Planeta Sonho", "Nascente" (a canção que mais foi regravada, por artistas brasileiros e estrangeiros), "Nuvens", "Caçador de Mim", "Espanhola" (parceria com Guarabyra, da dupla Sá & Guarabyra), que é sua música mais conhecida e foi um grande hit entre 1986 e 1987; e "Mais Uma Vez" (parceria com Renato Russo, líder da Legião Urbana, que foi gravada originalmente pelo 14 Bis em 1987; e ganhou nova versão em 2003, apenas com a voz de Renato e foi incluída na trilha sonora da telenovela Mulheres Apaixonadas). Da carreira-solo, destacam-se, entre outras músicas: "Princesa", "Besame" e "Céu de Santo Amaro".


Flávio Venturini canta "Um Novo Amor", de autoria de Wander Peixoto, tema de abertura da novela do SBT "Vende-se um Véu de Noiva".


Discografia

O Terço
1974 - Criaturas da Noite (Underground/Copacabana)
1975 - Casa Encantada (Underground/Copacabana)
2007 - O Terço Ao Vivo (Som Livre)


14 Bis
1979 - 14 Bis
1980 - 14 Bis II
1981 - Espelho das Águas
1982 - Além Paraíso
1983 - A Idade da Luz
1985 - A Nave Vai
1987 - Sete
1987 - Ao Vivo
Nota: todos os álbuns do 14 Bis ainda com a participação de Flávio Venturini foram lançados pela EMI-Odeon.


Solo
1982 - Nascente (EMI/Odeon)
1984 - O Andarilho (EMI/Odeon)
1990 - Cidade Veloz (Chorus/Som Livre)
1992 - Ao Vivo (Som Livre)
1994 - Noites com Sol (Velas)
1996 - Beija-Flor (Velas)
1997 - Flavio Venturini e Toninho Horta no Circo Voador (Dubas)
1998 - Trem Azul (EMI/Odeon)
1999 - Linda Juventude (Som Livre) (lançado em CD e DVD)
2003 - Porque Não Tinhamos Bicicletas (Trilhos)
2005 - Luz Viva (Trilhos)
2005 - Aquela Estrela (Trilhos)
2006 - Canção Sem Fim (Trilhos)
2009 - Não Se Apague Esta Noite (Trilhos/Som Livre) (lançado em CD e DVD)


FONTE


Nenhum comentário: