quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Altemar Dutra de Oliveira Júnior


Diário da Música: Altemar Dutra de Oliveira Júnior: Filho de dois grandes nomes da música popular brasileira, Altemar Dutra e Martha Mendonça, Altemar Dutra Júnior, teve a música como cenário principal para sua infância e adolescência. Acompanhava o pai em suas turnês quando em férias escolares. “A minha casa sempre foi muito movimentada, almoçavam e jantavam muitas pessoas, todos os dias”, recorda.

Adolescente ainda, seu pai viaja para uma turnê nos Estados Unidos. Resolvido a levar a família definitivamente para Miami, Altemar manda uma foto na frente da casa escolhida para ser o novo lar. Sonho este que nunca chegou a ser realizado, pois vem a falecer, em 1983, três dias após sofrer um aneurisma cerebral, quando se apresentava em Nova York.


Além dos sucessos "Sentimental Demais", Que Queres tu de Mim", "O Trovador" e "Brigas", entre outros, Altemar Dutra o Rei do Bolero deixou quem seguisse embalando as canções que interpretou. Seu filho
Altemar Dutra Júnior já vem a um bom tempo sustentado o legado romântico de seu pai.

Tanto com a semelhança física quanto com um timbre incrivelmente similar ao do pai... a comparação com o seu pai é inevitável. "Essas comparações não me abalam, nem me desanimam. Eu tenho o meu pai como um exemplo, e antes mesmo de ser cantor, eu sou seu filho", esclareceu Altemar Jr.


Em 1995, Altemar Jr. gravou uma fita cassete cantando e tocando violão, e levou para a mãe. Martha, ao escutar a fita, questionou onde o filho havia encontrado aquela gravação do pai, tamanha semelhança da voz. “Sou eu mãe”, e começou a busca de um produtor, alguém que pudesse encaminhar Altemar para o profissionalismo, já que era a vontade dele naquele momento.

“A música sempre esteve presente em minha vida, mas parece que precisei superar a dor de ter perdido meu pai de maneira tão brusca e também amadurecer, até me sentir preparado para encarar as cobranças, que eu sabia que viriam.”

Em 1995, Altemar canta pela primeira vez, profissionalmente, no bar Barravento, em São Paulo. De início, canta as músicas que consagraram seu pai, agradando e emocionando o público. Começou então a busca pela sua própria identidade musical.


Em 1996, Altemar mudou-se para Atibaia, com a família. “Adoro Atibaia.”diz. Com a banda formada, Altemar começa a viajar pelo país, pelos lugares aonde o pai passou e deixou boas recordações. “As histórias que escuto, ainda hoje, são de muito amor; as canções de Altemar Dutra emocionaram muitos casais apaixonados.”conta, orgulhoso.

Por todos os clubes, bares e casas noturnas, por onde passa, Altemar Dutra Jr. só ouve falarem bem de seu pai por parte daqueles que o conheceram e trabalharam com ele. Altemar começa a participar de programas de televisão, e passa por Gugu, Jô Soares, Raul Gil e Hebe Camargo.

Esta acaba por se tornar sua madrinha, ao pedir, no ar, que a gravadora Velas, então de propriedade de Ivan Lins e Victor Martins, contratasse Altemar Dutra Jr.. No dia seguinte, recebe um telefonema de Victor Martins e alguns dias depois assina seu primeiro contrato.

Escolhido o repertório, Altemar embarca para Havana, em Cuba, para gravar seu primeiro CD, já que a gravadora mantinha uma parceria com a gravadora daquele país. “Foram 40 dias inesquecíveis. Havia a saudade da família, sofri muito. Mas a experiência de ter vivido o dia-a-dia daquele povo, guardarei comigo para sempre. O povo cubano é muito alegre e musical, há salsa em todas as esquinas”. Seu primeiro CD, Transparente, carrega um tempero cubano.

De volta ao Brasil, começa o trabalho de divulgação e as apresentações.

Em 2002, Altemar Dutra Jr. realiza dois shows beneficentes no Cine Atibaia: em 13 de junho, com o conjunto Pedra 90, arrecadando quase 1 tonelada de alimentos para a Santa Casa de Atibaia, e em 13 de novembro, com o músico Elder Monteiro e o Coral Bel Canto, em prol da reforma da Igreja do Rosário.

Em 2003, Altemar realiza, em abril, um show no clube Grêmio, em Atibaia, beneficente para a igreja de São Benedito, evento que reuniu desfile de modas e a apresentação de Altemar, homenagem para o Dia das Mães. Em novembro, realiza um baile beneficente para as obras da lavanderia da Santa Casa de Atibaia.

Em 2004, canta no retiro das Irmãs São Camilo.


Em setembro de 2005, Altemar Dutra Jr. recebeu o Título de Cidadao Benemérito da Câmara de Atibaia, projeto de autoria do vereador Luiz Fernando Pugliesi e Paulo Patara. Em uma cerimônia carregada de muita emoçao, amigos e fãs lotaram a câmara para assistir a cerimônia e em seguida houve a comemoração no Bar Dioniso.

Em 2008, apresenta-se em Jacareí, no JAM, projeto de assistência ao menor e ao portador de nesessidades especiais.


Em Atibaia, ajuda a puxar o samba-enredo da Escola Independência." Desde 2006, Altemar se apresenta no coreto da Igreja da Matriz em Atibaia, interpretando durante quase 4 horas, marchinhas de carnaval, que começam assim que o tradicional desfile de Bonecões chega a praça.



O evento vem num constante crescimento e, em 2008, foi calculada uma população de 6 mil pessoas por tarde, sendo que não há registros de ocorrencias policiais, e é uma festa que está se tornando cada vez mais famosa justamente por atender o público de todas as idades, de crianças pequenas a jovens e idosos, buscando resgatar o ato de “brincar” o carnaval.

Com quatro CDS gravados, participações em álbuns de mais de cinco artistas e em trilhas sonoras de novelas, Altemar Dutra Junior é reconhecido em todo o País e já recebeu diversos prêmios durante sua carreira.


"Amapola", "En aranjuez con tu amor" e "Granada" na voz marcante de Altemar Dutra Jr. Acompanhamento no violão de Rafael Cardoso. Essa apresentação aconteceu no dia 21/10/10 no Centro de Convenções Victor Brecheret em Atibaia/SP. Imagens: Alex Natal - A&C vídeos
Altemar Dutra Jr. é um jovem de talento e coragem, que sempre buscou enfrentar os obstáculos da música romântica no Brasil. Filho do conhecido cantor romântico Altemar Dutra, resolveu seguir o caminho de seu coração e de seu pai, transformando-se em um dos grandes cantores românticos do País. O talento, misturado a um timbre, uma técnica e uma sinceridade para passar seus recados, retratam a forma peculiar de Altemar Dutra Jr.


FONTE

SITE OFICIAL

Nenhum comentário: