domingo, 12 de dezembro de 2010

Almir Sater


Almir Eduardo Melke Sater (Campo Grande/MS, 14 de novembro de 1956) é um violeiro, compositor, cantor e ator brasileiro.

Jeito de Mato
Almir Sater
Composição: Paula Fernandes/ Maurício Santini

De onde é que vem esses olhos tão tristes?
Vem da campina onde o sol se deita
Do regalo de terra que teu dorso ajeita
E dorme serena, no sereno e sonha

De onde é que salta essa voz tão risonha?
Da chuva que teima, mas o céu rejeita
Do mato, do medo, da perda tristonha
Mas, que o sol resgata, arde e deleita

Há uma estrada de pedra que passa na fazenda
É teu destino, é tua senda onde nascem tuas canções
As tempestades do tempo que marcam tua história,
Fogo que queima na memória e acende os corações

Sim, dos teus pés na terra nascem flores
A tua voz macia aplaca as dores
E espalha cores vivas pelo ar...
Ah, ah, ah ...

Sim, dos teus olhos saem cachoeiras
Sete lagoas, mel e brincadeiras
Espumas, ondas, águas do teu mar...
Ah, ah, Elaia ...

BIOGRAFIA

Nascido em Mato Grosso do Sul, desde os doze anos Almir Sater já tocava viola. Aos vinte anos mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito, mas desistiu da carreira de advogado, tornando-se um músico, motivado inicialmente por escutar no Largo do Machado uma dupla tocando viola caipira . Então dedicou-se ao seu estudo, tendo Tião Carreiro como mestre.



Almir Sater retornou à Campo Grande onde formou a dupla Lupe e Lampião com um amigo, adotando Lupe como nome artístico. Em 1979 foi para São Paulo, onde iniciou um trabalho com sua conterrânea Tetê Espíndola, acompanhando também a cantora Diana Pequeno.


Gravou seu primeiro disco em 1980, contando com a participação de Tetê Espíndola, Alzira Espíndola e Paulo Simões. Fez parte da geração Prata da Casa, no início dos anos 80, sendo uma das principais atrações do movimento que juntou os maiores expoentes da música sul-mato-grossense.

Tocando em frente - Almir Sater

COMITIVA ESPERANÇA

Juntamente com o parceiro Paulo Simões, com o maestro e violinista Zé Gomes, o jornalista, crítico e pesquisador Zuza Homem de Mello e do fotógrafo Raimundo Alves Filho, inicou uma comitiva que explorou o Pantanal, realizando registros fotográficos, pesquisando o modo de vida dos pantaneiros enquanto percorriam o Paiaguás, Nhecolândia, Piquiri, São Lourenço e Abobral. Esse projeto resultou em um documentário co-produzido por Almir Sater e Paulo Simões.


CARREIRA NA TELEVISÃO

Estreou como ator na telenovela Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, pela Rede Manchete em 1990. Em 1991 protagonizou, ao lado de Ingra Liberato a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, de Marcos Caruso, pela mesma emissora. Paralelamente, Almir estabeleceu duas ricas parcerias com Renato Teixeira e Sérgio Reis criando verdadeiras pérolas do cancioneiro regional-popular.


Exímio violeiro, seu estilo caracteriza-se pelo experimentalismo, a utilização de diversas afinações diferentes e o resgate da música regional. Suas influências vão de Al Jarreau e Beatles às músicas mineira, andina e caipira/sertaneja tradicionais. Também toca violão e charango.

Os personagens vividos pelo ator possuíam essas características, como pode ser visto em O rei do gado, de Benedito Ruy Barbosa, pela Rede Globo, em 1996, onde seu personagem fazia dupla com o personagem de Sérgio Reis, "Pirilampo & Saracura", tendo gravado, inclusive, músicas na trilha sonora da novela.


Sua última aparição como ator foi na telenovela Bicho do Mato, de Bosco Brasil e Cristianne Fridman, pela Rede Record, em que interpretava a personagem Mariano. Foi um remake da telenovela homônima, de Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro exibida pela Rede Globo em 1972.

CHALANA by Almir Sater

TELENOVELAS - TRABALHO COMO ATOR

Bicho do Mato (2006/2007) - Mariano (Rede Record)
O Rei do Gado (1996) - Aparício Pirilampo (Rede Globo)
A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991) - Zé Trovão (Rede Manchete)
Pantanal (1990) - Xeréu Trindade (Rede Manchete)

CINEMA

Almir Sater participou antes das novelas de dois trabalhos no cinema como ator. As Bellas de Billings,[1987].de Ozualdo Candeias como protagonista. Caramujo flor [1988] participação no curta metragem de Joel Pizzini.

Caramujo flor

Curiosidades sobre a carreira de Almir Sater:

Almir Sater foi vencedor de dois Prêmios Sharp em meados de 1990 com as canções Instrumental Moura e Tocando em Frente, defendida na voz de Maria Bethânia.

O artista foi o único brasileiro a cantar em Nashville- USA(1988),considerado o berço da música country americana. A sua música é descrita como folk brasileiro,agrega uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas,o folk norte-americano e com influências das culturas fronteiriças do seu estado,como a música paraguaia e andina e o resultado é único,ao mesmo tempo reflete traços populares e eruditos,despertando a atenção de públicos diversos.


O seu mais recente Álbum, o CD 7 Sinais, traz um repertório eclético e inovador, conta com participações especiais dos sanfoneiros Dominguinhos e Luiz Carlos Borges;

Recentemente,o artista,foi um dos convidados para o especial e gravação do DVD "Emoções Sertanejas", em homenagem aos 50 anos de carreira de Roberto Carlos.

Logo após,a exibição do especial pelo Globo,em Abril,o nome de Almir Sater liderava os trending topics Brasil, ou seja, a lista dos dez termos mais citados no Twitter, a rede social do momento na internet.

Sua interpretação na canção,"O Quintal do Vizinho", contida e suave, recebeu diversos elogios, sendo apontada por vários internautas como a mais bonita apresentação e um dos vídeos mais acessados no Youtube desde então.





DISCOGRAFIA

Álbuns
7 sinais (2006)
Caminhos me levem (1997)
Terra de sonhos (1994)
Almir Sater Ao Vivo (1992)
Instrumental 2 (1990)
Rasta Bonito (1989)
Cria (1986)
Instrumental (1985)
Doma (1982)
Estradeiro (1981)

Especiais
Um violeiro toca (2006)
Varandas (1990)
Pantanal - Alerta Brasil (1987)

Participações
Chitãozinho & Xororó - Clássicos Sertanejos (2004)
Pantanal 2000 (2000)
Rei do Gado 2 (Trilha sonora da novela Rei do Gado da Rede Globo, 1996)
A História de Ana Raio e Zé Trovão (trilha sonora da novela na rede Manchete 1991)
Pantanal (trilha sonora da novela na Rede Manchete, 1990)
Meu Reino Encantado - Daniel
Rodrigo Sater
Prata da Casa (1981)

Maneira Simples
Composição: Almir Sater e Paulo Simões

Nada é mais real
Que aprender maneira simples de viver
Tudo é tão normal
Se a gente não se cansa nunca de aprender
Sempre olhar como se fosse a primeira vez
Se espantar como criança a perguntar por quês?
Vamos flutuar em um balão
Que sobrevoa o amanhecer
Vamos navegar
Entre os navios no horizonte a se perder
Nos lembrar
Que tudo tem sua razão de ser
E afinal eu quero apenas estar com você
Sombras no céu já vem
O anoitecer também com seus milhões de estrelas
Que iluminarão mais uma vez
Com a palidez da sua luz
A imensidão que a gente vê

OUTROS SUCESSOS

Almir Sater - Vida bela, vida


Almir Sater - Tennessee Waltz

FONTE

Nenhum comentário: