quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Aldir Blanc


Diário da Música: Aldir Blanc: "Aldir é um compositor e escritor brasileiro. Notabilizou-se como letrista a partir de suas parcerias com João Bosco, criando músicas como 'Bala com Bala' (sucesso na voz de Elis Regina), 'O Mestre-Sala dos Mares', 'De Frente Pro 'e 'Caça à Raposa'.

Uma de suas canções mais conhecidas, em parceria com João Bosco, é 'O Bêbado e a Equilibrista', que se tornou um hino contra a ditadura militar, também tendo sido gravada por Elis Regina. Em um de seus versos, 'sonha com a volta do irmão do Henfil', faz-se referência ao sociólogo Hebert de Souza, o Betinho, que na época estava em exílio político no exterior."

O Bêbado e o Equilibrista
Elis Regina em 1979


E um bêbado trajando luto
Me lembrou Carlitos
A lua, tal qual a dona do bordel,
Pedia a cada estrela fria
Um brilho de aluguel
E nuvens, lá no mata-borrão do céu,
Chupavam manchas torturadas, que sufoco!
Louco, o bêbado com chapéu-coco
Fazia irreverências mil pra noite do Brasil.
Meu Brasil
Que sonha com a volta do irmão do Henfil.
Com tanta gente que partiu num rabo de foguete.
Chora a nossa pátria mãe gentil,
Choram Marias e Clarisses no solo do Brasil.
Mas sei que uma dor assim pungente
Não há de ser inutilmente, a esperança
Dança na corda bamba de sombrinha
E em cada passo dessa linha pode se machucar
Azar, a esperança equilibrista
Sabe que o show de todo artista
Tem que continuar...

ALDIR BLANC E JOÃO BOSCO: 40 ANOS DE PARCERIA

João Bosco e Aldir Blanc se conheceram no início dos anos 70, quando moravam em cidades diferentes. Eles só se encontravam pessoalmente durante as férias da faculdade de João, que durante o ano letivo enviava as letras por carta para Bosco. A união das duas mentes logo fez sucesso, as canções que fizeram juntos chegaram às rádios, nas vozes de: Elis Regina, Simone, Gal Costa, Clara Nunes, Djavan e muitos outros.

Em 1983, a parceria foi interrompida. Aldir e João seguiram rumos diferentes, tiveram outros parceiros musicais e só voltaram a trabalhar juntos a partir de 2001.

Em 2010, quatro décadas da parceria entre os compositores Aldir Blanc e João Bosco foi comemorada com shows em três fins de semana, começando no dia 11 de setembro (2010).

O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília apresentou "Dois pra lá, dois pra cá", uma homenagem aos 40 anos de parceria entre Aldir Blanc e João Bosco. O evento durou três fins de semana e trará vários artistas que interpretaram composições fruto do trabalho conjunto da dupla.

A série de shows começou com o próprio João Bosco. O músico apresentou, nos dias 11 e 12, os grandes sucessos que escreveu com o companheiro Blanc, além de alguns trabalhos inéditos. "Tenho composto bastante com ele, muitas letras e músicas são enviadas por e-mail, outras vezes conversamos por horas ao telefone ou nos encontramos em sua casa", afirmou Bosco, em comunicado à imprensa.


O segundo fim de semana (17, 18 e 19 de setembro) foi dedicado ao início da trajetória dos dois. Pedro Mariano e Leila Pinheiro se encarregam de relembrar clássicos como "Siameses", "Agnus Sei", "Corsário", "Transversal do Tempo". Para encerrar, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, Elza Soares e Moacyr Luz - amigo pessoal dos compositores - relembraram os sambas. No repertório, "Incompatibilidade de Gênios", "Rumbando" e as politicamente engajadas "O Mestre Sala dos Mares" e "O Bêbado e o Equilibrista".




FONTE

Rollingstone

Nenhum comentário: