terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Alaíde Costa


Diário da Música: Alaíde Costa: "Uma das grandes referências musicais do movimento surgido em 1957, a Bossa Nova, Alaíde Costa frequentava a boemia do Beco das Garrafas, em Copacabana." Não há como negar que cada canção interpretada por Alaíde Costa representa um burilado trabalho de ourivesaria.

Milton Nascimento - Alaíde Costa - Me Deixa Em Paz


Me Deixa Em Paz
[Monsueto / Aírton Amorim]

Me deixa em paz

Se você não me queria
Não devia me procurar
Não devia me iludir
Nem deixar eu me apaixonar

Se você não me queria
Não devia me procurar
Não devia me iludir
Nem deixar eu me apaixonar

Evitar a dor
É impossível
Evitar esse amor
É muito mais
Você arruinou a minha vida
Me deixa em paz

Se você não me queria
Não devia me procurar
Não devia me iludir
Nem deixar eu me apaixonar
Não devia me iludir
Nem deixar eu me apaixonar

Desde o final da década de 1950, quando começou a cantar profissionalmente, a notável vocalista chamou a atenção de público, crítica e, principalmente, dos músicos por sua impecável técnica. Dona de uma das mais vigorosas vozes do país, Alaíde Costa, ícone da bossa nova, comemorou em 2010 seus 75 anos de uma vida dedicada à música.

Alaíde celebrou a data com uma apresentação gratuita no auditório Simon Bolívar, do Memorial da América Latina, na Barra Funda (zona oeste). O show, comemoração oficial de seu aniversário, aconteceu no teatro Castro Alves, o principal da Bahia. Alaíde contou com a participação de outras seis cantoras: Margareth Menezes, Daúde, Rosa Marya Colin, Paula Lima, Mart'nália e Luciana Mello.

Alaíde reinou absoluta. E, para agradar aos seus fãs, ela preparou um repertório que considera especial, com músicas de seus compositores prediletos, aqueles que ela cantou ao longo de 55 anos de uma carreira que foi iniciada como crooner da boate Dancing Avenida, no Rio de Janeiro.

"Como esse show é especial, vou cantar algumas das minhas canções favoritas, quase todas feitas por amigos", disse Alaíde.

Entre os destaques, estão "Demais", de Tom Jobim e Aloísio de Oliveira; "Estrada do Sertão", de João Pernambuco e Hermínio Bello de Carvalho; "Ana Luiza", de Tom Jobim; "Quem Sou Eu", de Johnny Alf; "Retrato em Branco e Preto", de Tom Jobim e Chico Buarque; e "Amigo Amado", que ela compôs com Vinícius de Moraes.

Ela diz que não acompanha a nova geração. Questionada sobre o que toca na sua casa, lista apenas nomes antigos. "Gosto muito de ouvir Johnny Alf, Tom Jobim, Milton Nascimento e Ivan Lins", revela a cantora. O desinteresse tem a ver com o tipo de música que predomina hoje. "A indústria fonográfica não produz mais tantas canções de qualidade. O público não tem culpa."

Sobre sua carreira artística, ela define: "Foi difícil. Não sei se teria sido menos problemática, caso eu tivesse feito concessões. Mas não sou assim. Prefiro cantar músicas de harmonias mais sofisticadas, mais elaboradas."

Em 2010, Alaíde Costa volta aos estúdios, para gravar o CD “Johnny Alf Por Alaíde Costa” (Lua Music), um tributo ao amigo e parceiro saudoso, Alf, com lançamento previsto para o início de 2011.

Em Agosto de 2010, celebrando o 22º Aniversário da Fundação Palmares, Alaíde Costa, participa do Concerto Mães D’Água – Yeyé Omó Eiá, no Teatro Nacional de Brasília, ao lado das cantoras: Rosa Maria Colyn, Daúde, Margareth Menezes, Martinália, e Luciana Mello, cantando músicas de Dorival Caymmi, Lenine, Vinicius de Moraes, Baden Powell e outros.

Este trabalho resultou num DVD, que foi apresentado pela TV Brasil, como ponto alto das comemorações do Dia da Consciência Negra em 20 de Novembro de 2010, num pré-lançamento.

Em 08 de Dezembro de 2010, lançamento oficial do referido DVD no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA) com a presença destacada de Alaíde Costa.

Em 07 de Outubro de 2010, Alaíde Costa, participa do show comemorativo dos 100 anos de Noel Rosa, no teatro SESC Ginástico (RJ) ao lado dos extraordinários músicos, Gilson Peranzzetta e Mauro Senize.

Ainda em Outubro de 2010, Alaíde Costa recebeu o Prêmio Divas da MPB, promovido pela Icatu Seguros e Elas & Lucros, na cidade de São Paulo, juntamente, com suas companheiras de profissão, as excelentes Ademilde Fonseca e Dóris Monteiro, pelo conjunto de suas obras; e, para celebrar o fato, de continuarem ativas, após, tantos anos de dedicação a MPB.

Disco novo

Alaíde é considerada a melhor intérprete do compositor, cantor e pianista Johnny Alf (1929-2010). Quem lhe deu esse título foi o próprio "Genialf" (apelido dado por Tom Jobim), que a conheceu em 1956.

A cantora lança em janeiro/2011, um disco com 12 canções de Alf. "Umas cinco são inéditas. As outras foram cantadas, mas são menos conhecidas", afirmou Alaíde, que pretende fazer um show com as músicas, entre elas, "Tema da Cidade Longe".

Negros no universo quase que exclusivamente branco da bossa nova, a afinidade entre Alaíde e Alf ia além da parceria profissional. "Era um grande amigo e músico incomparável", disse. Ela estava ao lado dele em seu último show, em agosto de 2009, em São Paulo.



Alaíde Costa 5º Concerto da Série Recitais

O Recital da cantora Alaíde Costa foi um mega sucesso. A casa estava lotada. Em plena forma Alaíde presenteou a todos com a sua intensidade e dramaticidade que traz na sua arte de cantar. Os amigos viveram momentos de êxtase com essa diva da MPB.

Absinto - Fátima Guedes

 FONTE

JornalAgora

Nenhum comentário: