domingo, 14 de novembro de 2010

Marion Duarte


Marion Pereira de Carvalho Gonçalves, ou simplesmente Marion Duarte, nasceu em Bento Ribeiro/RJ no dia 18 de março de 1938. Em 1957, Marion iniciou sua carreira na Rádio Solimões de Nova Iguaçu/RJ, no programa Valores Novos, comandado por Marcos Alexandre, usando o pseudônimo Valéria Duarte.

Cantora e compositora, Marion Duarte passou também a apresentar-se em vários outros programas da Rádio Nacional e Rádio Mayrink Veiga, entre os quais: o Programa César de Alencar, Programa Paulo Gracindo e Programa Raymundo Nobre de Almeida (onde recebeu a faixa de "Favorita da Associação de Cabos e Soldados do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro").

Marion Duarte participou da Caravana da Alegria, comandada pelo então comunicador da Rádio Globo Luiz de Carvalho. Devido à grande semelhança entre seus olhos verdes e os da cantora Maysa Matarazzo, expressivo cartaz da época, Marion ganhou da Imprensa Carioca o apelido de Maysa dos Pobres.

Contratada pelas Emissoras Associados (Rádio Tupi e TV Tupi de todo o Brasil), Marion Duarte foi capa de várias revistas, como: Rouxinol, de Porto Alegre, Canta, Moçada e Moda e Penteado, do Rio de Janeiro, e Radiolândia, ao lado do Velho Guerreiro Chacrinha.

Marion Duarte recebeu vários prêmios, como: "Troféu Revelação" (1958) da Revista do Rádio (Rio de Janeiro); "Troféu Zé da Zilda" (1962), do programa Discoteca do Chacrinha; "Troféu Sua Majestade o Cartaz" (1963), da TV Jornal do Commercio (Recife); "Troféu Sete Dias em Destaque" (1964), da TV Marajoara (Belém, Pará), e tantos outros.

Nas décadas de 1950 e 1960, Marion gravou pelos selos Copacabana Discos, Continental, Sondomar e Hot, obtendo sucesso com a toada "Quando Corre uma Estrela" (H. Simões, L. Lemos e A. Correia), o samba "Triste Palhaço" (A. Cruz e C. Silva) e o tango "Milagre" (Umberto Silva e Barbosa da Silva). Nesta última gravação, fez dupla com Albertinho Fortuna. "Preciso de Você Urgentemente" (Luiz Araújo e Oldemar Magalhães), fez sucesso no final dos anos 60.

Em 1979, Marion foi convidada a defender o samba "Praia de Amaralina", de Tião do Pandeiro e Orlando Coto Dominguez, no Primeiro Festival de Música da Associação Atlética Banco do Brasil (a AABB do Rio de Janeiro), que chegou em quinto lugar. Marion também participou do LP "Só pra Começar", que reuniu as finalistas.

Marion gravou um compacto simples, com as faixas: "Em Nome do Povo" e "Galera do Mengão" — que lhe valeu o "Troféu Pererê", criação do escritor e cartunista Ziraldo, recebido na Festa de Aniversário de 88 anos de existência do Clube de Regatas do Flamengo, ao lado de Nana Caymmi e Elizete Cardoso que também foram agraciadas com o mesmo prêmio.

Em 1985, Marion gravou um compacto duplo: “Mulher de Verdade” (G. Martins, Walter Coragem e Verinha).

Em 1986, gravou seu primeiro LP — Marion Duarte —, obtendo sucesso com o samba "Sou Pagodeira" (Silas de Andrade e Café).

Nessa segunda fase de sua carreira, Marion também recebeu várias honrarias, como o “Diploma de Homenagem” do GRES Estação Primeira de Mangueira e o “Diploma de Melhor do Ano” do programa Recordar é Viver, da Rádio Capibaribe (Recife).

Também foi grande a ligação da cantora com Collid Filho (do Salão Grenat), de quem foi parceira em algumas composições, destacando-se "Doce Amor" (1999), que integrou o CD de mesmo título.

Em 2003, Marion apresentou o CD Fonte de Energia, com destaque para a gravação do samba-canção "A Grande Verdade" (Marlene e Luiz Bittencourt), do foxtrot "Não Troquemos de Mal" (R. Brito e Jorge Faraj) e de seu antigo sucesso "Quando Corre uma Estrela".

"Fonte de energia" teve apresentação de Bidu Reis, nele Marion interpretou músicas como "Fonte de energia", de Motta Vieira, "Bata devagar", de Hércio Expedicto, "Amor incoerente", de Kleber Sayão, "Dói demais", de Motta Vieira e Criz, "Regras da vida", de Arildo de Souza, "Tempestade", de Ivan Salvador, "Só agora", de Kleber Matos, "A grande verdade", de Luiz Bittencourt e Marlene, "Quero você junto a mim", parceria sua com Niége, "Não troquemos de mal", de R. Brito e Jorge Faraj, "Vida a dois (Es-quim-dim dim)", de Arildo de Souza, "Cavaleiro de Deus", sua e de Motta Vieira, e "Folhas mortas", de Bidu Reis e Motta Vieira. Apresentou ainda as regravações de "Quando corre uma estrela", de Hilton Simões, Luiz Lemos e Antônio Correia, e "Eu sou assim", de Lina Pesce, além de três parcerias como Collid Filho, "Só ficou a lembrança", "Eu sei bem que não me amavas", e "Doce amor". Essas duas últimas contaram com declamações do radialista Collid Filho.

Em mais de 40 anos de carreira, Marion gravou discos pelas gravadoras Copacabana, Continental e Top Tape e participou de momentos áureos de grandes Rádios, especialmente a Rádio Nacional.

Em janeiro de 2006, Marion lançou o samba carnavalesco, de sua autoria com Motta Vieira, "Bola Preta Sensacional", um tributo ao bloco Cordão da Bola Preta, importante instituição carioca.

Ainda em 2006, Marion Duarte foi homenageada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, recebendo do então vereador Brizola Neto, a moção pelo Dia Internacional da Mulher.

Em 2007, ao lado do cantor Luiz Henrique, Marion gravou o medley Homenagem Concisa a Noel e a Maysa, faixa produzida pelo baterista Jorge Quartarone (vindo d'Os Cariocas). Tendo sido citada também na biografia de Maysa "Só Numa Multidão de Amores", de Lira Neto.

Marion Duarte - Fiz Muito Bem - Hilton Simões e Jair do Pandeiro


**Discografia

(2007) CD "Homenagem concisa a Noel e a Maysa"

(2003) Fonte de energia • Independente • CD

(1986) Marion Duarte • Top Tape • LP

(1985) Mulher de verdade • Compacto Duplo

(1979) Em nome do povo/Galera do mengão • Compacto simples

(1964) Cara de palhaço • Ritmos • 78

(1963) Sem você...não tenho nada/Vida minha • Continental • 78

(1962) Milagre/O amor nasce de um beijo • Continental • 78

(1960) Simples mortal/Si tu partas • Copacabana • 78

(1959) Criatura/Triste palhaço • Copacabana • 78

(1958) Eu sou assim.../Eu acuso • Copacabana • 78


**Obra

Cavaleiro de Deus (c/ Motta Vieira)

Doce amor (c/ Collid Filho)

Eu sei bem que não me amavas (c/ Collid Filho)

Quero você junto a mim (c/ Niége)

Só ficou a lembrança (c/ Collid Filho)


Em 2007, Marion Duarte gravou com o cantor e compositor Luiz Henrique o CD "Homenagem concisa a Noel e a Maysa" com produção musical de Jorge Quartarone, o Quartera, integrante da primeira formação do grupo Os Cariocas. O disco contou com as participações dos músicos Quartera na bateria, Antenor Luz no violão, Romildo Cardoso no contrabaixo, Clarice Kamliot nos teclados, e Carlos Moura no sax e flauta.

Nesse disco ela interpretou as músicas "Escuta Noel", "Ouça", "Resposta" e "Adeus", todas de autoria de Maysa. O CD foi lançado em show ao vivo no programa da cantora Dorina "Ponto de samba" no auditório da Rádio Nacional com a participação especial do grupo Chapéu de Palha.



CURIOSIDADES:

*Na canção "Doce Amor", ouvi-se a declamação do comunicador Collid Filho (do Salão Grenat), amigo da cantora e parceiro em algumas composições. Collid em várias ocasiões, afirmou ser Marion sua intérprete preferida.

* No dia 15 de abril de 2010, a cantora Marion Duarte foi uma das homenageadas na ACLERJ - ACADEMIA DE LETRAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, recebendo certificado e troféu pelo Dia Nacional da Voz. (16-04-10).

FONTES:

Nenhum comentário: