terça-feira, 10 de agosto de 2010

Kelly Clarkson



Kelly Brianne Clarkson (Fort Worth, 24 de abril de 1982) é uma cantora e compositora, ocasionalmente atriz, de origem norte-americana. Atingiu a fama em 2002, após vencer a primeira temporada do reality show American Idol. Seu single de estreia, "A Moment Like This", alcançou a primeira posição da Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e na época quebrou o recorde de maior salto para o topo do gráfico musical, além de ter sido o mais vendido do ano nos EUA. Em 2003 tornou-se vice-campeã do World Idol. Ao longo da carreira, foi nomeada em dez categorias ao Grammy Awards, vencendo três delas.

A Moment Like This

Após sua vitória no reality show, em setembro de 2002, imediatamente assinou um contrato com a gravadora RCA Records. No mesmo ano foi lançado seu álbum de estreia, Thankful, obtendo um bom desempenho comercial, e seu primeiro single "Miss Independent" alcançando o nono lugar na Billboard Hot 100.

Thankful

Miss Independent"

Breakaway, seu segundo álbum de estúdio, teve um excelente desempenho comercial e vendeu em todo mundo mais de doze milhões de cópias, sendo que seis milhões destas somente nos Estados Unidos.

Breakaway

As faixas "Since U Been Gone", "Behind These Hazel Eyes" e "Because of You" obtiveram destaque em várias paradas de todo o mundo. A faixa-título do álbum, "Breakaway", foi o tema principal do filme O Diário da Princesa 2: Casamento Real. Dois anos depois, foi premiada com dois Grammy Awards.

Since U Been Gone

Behind These Hazel Eyes

Because of You

Em 2007, lançou seu terceiro álbum de estúdio, My December, soando diferente e menos radiofônico que o anterior. O álbum contou com a sua total direção criativa e composições de sua autoria. A produção deste tornou-se assunto de muita disputa com sua gravadora RCA, já que a mesma não via apelo comercial no álbum e queria substituir alguns de seus temas por outros preparados para as rádios. "Never Again" tornou-se o único sucesso comercial do álbum.

Maybe - My December

Never Again

Em março de 2009, foi lançado seu quarto álbum de estúdio, All I Ever Wanted. O trabalho foi antecedido pelo single "My Life Would Suck Without You", que quebrou o recorde de maior salto para o número em uma única semana na Billboard Hot 100.

All I Ever Wanted

My Life Would Suck Without You

Para a promoção do disco, foram lançados dois outros singles oficiais que obtiveram desempenho razoável: "I Do Not Hook Up" e "Already Gone". Este último chamando atenção pela estrutura semelhante a "Halo", canção de Beyoncé.

I Do Not Hook Up

Already Gone

Halo - Beyoncé

Em outubro de 2011, lançou seu quinto álbum, sob o título Stronger, que gerou dois grandes singles: "Mr. Know It All" e "Stronger (What Doesn't Kill You)". O último é considerado o single mais vendido até a data, por um participante do American Idol.

Mr. Know It All

Stronger (What Doesn't Kill You)

No ano seguinte, ganhou um Grammy por Melhor Álbum Vocal de Pop, fazendo dela o primeiro e único artista a ganhar este prêmio duas vezes.

Durante o ano de 2012, lançou seu primeiro álbum de grandes êxitos, Greatest Hits – Chapter One. Wrapped in Red foi lançado em 2013 como seu sexto álbum de estúdio e primeiro com temas natalinos. A Nielsen SoundScan o considerou como primeiro álbum natalino de uma artista feminina a marcar o número um nas paradas natalinas americanas.


Até 2013, os seus então lançados sete álbuns de estúdio; Thankful, Breakaway, My December, All I Ever Wanted, Stronger, Wrapped in Red, já haviam vendido juntos mais de 25 milhões de cópias, além de cerca de 100 mil cópias de álbuns somente no Brasil. A revista americana de música Billboard elegeu Clarkson como a décima quarta melhor artista da década de 2000 nos Estados Unidos. Na categoria Billboard 200 Artists, se posicionou na 187ª posição nas vendas de discos. A norte-americana também foi considerada uma das 100 Maiores Mulheres Na História da Música, ficando na 19ª posição. A revista Esquire elegeu as 75 Maiores Mulheres de Todos os Tempos e citou Clarkson por ser "A melhor voz na história da música pop".


Além da área musical, Clarkson também está envolvida nas áreas da televisão e do cinema. Sua estreia no cinema veio com o filme From Justin to Kelly. A cantora também fez participações na série American Dreams e foi figurante em That '80s Show, e doou sua voz em episódios nas séries de animação King of the Hill e Phineas e Ferb em 2004 e 2011, respectivamente. No campo televisivo, participou de programas humorísticos como MADtv e Saturday Night Live, também foi mentora no reality show de competição de canto Duets e participou do sitcom Reba Entre 2013 e 2014, fez participações especiais no sitcom americano The Crazy Ones e na série de televisão Nashville.


Atualmente, a cantora é casada com o empresário americano Brandon Blackstock. A cerimônia de casamento ocorreu em outubro de 2013. No dia 12 de junho de 2014, a cantora deu à luz sua primeira filha, com o nome de River Rose Blackstock. Após certo período sem divulgar novos projetos musicais, em 2015 lançou seu sétimo álbum de estúdio, Piece by Piece, que estreou no topo do gráfico da Billboard 200.

Em 31 de janeiro de 2014, Kelly Clarkson revelou que já se havia começado a preparação de músicas para seu sétimo álbum e que a gravação iria começar em breve. Por meio do Twitter, já havia publicado "Meu próximo álbum será pop", mas disse que isso não significaria que ela não continuaria tendo influências nos gêneros R&B, country, dance e pop rock. Em setembro, revelou que o álbum provavelmente seria lançado no início de 2015. Em 7 de janeiro de 2015, revelou que o primeiro single do álbum seria intitulado "Heartbeat Song". Seu lançamento ocorreu em 12 de janeiro, cinco dias após sua divulgação. O single estreou na 37ª posição e atingiu pico na 21ª posição da Billboard Hot 100, além ter se posicionando em 2ª na Hot Adult Contemporary Tracks, 6ª na Adult Pop Songs e ficando em 1º lugar na Hot Dance Club Songs.

Heartbeat Song

Na parada musical inglesa UK Singles Chart, atinge a 7ª posição, logo após adquirindo certificação de prata por suas vendas digitais no país. Durante algumas entrevistas e questionamentos tanto por parte da mídia como dos fãs, Kelly revelou que o título desse novo trabalho seria Piece by Piece e também disse que seria lançado em março de 2015. No mês de fevereiro são reveladas por meio da própria cantora as faixas presentes no alinhamento do disco em sua edição padrão e deluxe, e o dueto com o cantor John Legend, além da capa do álbum.

Piece by Piece

Piece by Piece, que concluía o contrato da cantora com a RCA, foi o terceiro álbum de Clarkson a liderar o ranking da Billboard.

Durante a promoção do disco, a temporada 2015 de American Idol incluiu um programa dedicado às músicas de Clarkson. Enquanto o segundo single, "Invincible", não teve o mesmo sucesso de "Heartbeat Song", a próxima música de trabalho, a faixa-título "Piece by Piece", chegou ao oitavo lugar da Hot 100, a décima-primeira canção de Clarkson no Top 10 e a primeira desde "Stronger".

Invincible

A turnê de Piece by Piece foi interrompida antes do final de 2015 por recomendação médica de que Clarkson descansasse sua voz. Ao longo do ano, Clarkson gravou duetos com Josh Groban ("All I Ask of You"), e Ben Haenow ("Second Hand Heart").

All I Ask of You

Second Hand Heart


FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kelly_Clarkson

Nenhum comentário: