quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Erasure


O Erasure é uma dupla britânica de synthpop, formado na cidade de Londres em 1985 pelo tecladista e guitarrista Vince Clarke (ex-Depeche Mode e ex-Yazoo) e pelo vocalista Andy Bell.

Seus maiores sucessos são "A Little Respect", "Blue Savannah", "Stop!", "Drama!", "Chorus", "Love To Hate You", "Oh L'Amour", "Always", "Sometimes", "Ship of Fools" e "Star". Eles já venderam mais de 30 milhões de discos em todo o mundo.


Andrew Ivan Bell (Peterborough, 25 de abril de 1964), conhecido como Andy Bell, é um cantor britânico. Ele é o vocalista da dupla de synthpop Erasure, que conta também com Vince Clarke (ex-Depeche Mode e ex-Yazoo). A dupla foi formada em 1985, após um anúncio no jornal Melody Maker postado por Vince, que procurava por um vocalista para um novo projeto musical. Andy, que até então havia tido experiência em corais e em outra dupla chamada Dinger, foi o 43° candidato a fazer uma audição e acabou sendo aprovado. Começava o Erasure, que acumulou grandes hits ao longo da carreira, principalmente no final dos anos 80 e no início dos 90, como "Oh L'amour", "A Little Respect", "Stop!", "Blue Savannah", "Love To Hate You" e tantos outros.


Andy Bell é um vocalista que se destaca na música pop, principalmente no estilo eletrônico, em que são raros aqueles que têm formação clássica. É um excelente cantor. Sua voz é ao mesmo tempo potente e muito versátil, capaz de cantar desde os falsetes mais agudos até a tons muito graves. Andy é ainda o letrista do Erasure. Suas canções falam principalmente sobre o amor, mas já tratou de outros temas mais polêmicos como religião e guerra, principalmente no álbum Chorus, escrito na época da guerra do Golfo.

Além de seus vocais característicos, Andy Bell é reconhecido pela sua postura extravagante nos palcos: seja por suas coreografias ou pelos seus figurinos extravagantes, principalmente os que usava até meados dos anos 90. Essa postura e o fato de falar abertamente sobre sua homossexualidade, tornaram Andy também conhecido como um dos grandes defensores dos direitos dos gays. Em 1998, ele foi diagnosticado como portador do vírus da AIDS. Além de já ter lançado 13 álbuns com o Erasure, Andy Bell já lançou dois trabalhos solo: Electric Blue (2005) e Non-Stop (2010), que possuem um som electro que os de sua famosa dupla.


Vincent John Martin (Londres, 3 de Julho de 1960), mais conhecido pelo nome artístico de Vince Clarke, é um músico e compositor britânico. Ele se envolveu com vários grupos pop de sucesso tais como Depeche Mode, Yazoo, The Assembly e Erasure. Além ser especialista em sintetizadores e um dos pioneiros em música eletrônica dos anos 80, foi e continua sendo o principal compositor dos grupos que participou.

Criado em Basildon, Vincent começou a estudar violino e depois piano.

Nos anos 70, Vincent e seu colega de escola Andrew Fletcher formaram a banda No Romance in China. Em 1979 eles formaram o The French Look, uma prévia do Depeche Mode que foi chamada mais tarde de Composition of Sound, seguindo a entrada de Martin Gore (Vocal) na banda. O Depeche Mode fez muito sucesso com a musica "Just Can't Get Enough" que Vincent compôs junto com Gore, mas mesmo assim Vincent Clarke saiu do grupo logo após o primeiro álbum e formou o duo britânico Yazoo (conhecido nos Estados Unidos como Yaz) junto com a cantora Alison Moyet (vocal).


A dupla foi um grande sucesso onde tiveram algumas músicas no Top 10 britânico no entre 1982 e 1983 como "Only You", "Situation" e principalmente "Don't Go". Pouco depois, Moyet e Clarke decidiram romper com a dupla. Moyet seguiu uma carreira solo, enquanto Clarke fundou o The Assembly (com o produtor Eric Radcliffe) e, logo depois, o Erasure em 1985, outra dupla de synthpop (desta vez, com o cantor Andy Bell).

O Erasure foi o grupo de maior sucesso de Vince Clarke, foi até mais sucesso que o Depeche Mode na década de 80 já que fazia um som mais comercial. Emplacaram com várias músicas como "Oh L'amour", "Sometimes", "A Little Respect", "Stop", "Blue Savannah","I Love to Hate You" e "Always".


Erasure entrou também nas paradas de sucesso no Brasil no final dos anos 80 e inicio dos anos 90 e apesar do atraso, "A Little Respect" (1987) e "Oh L'amour" (1986) estão entre 100 mais tocadas no Brasil no ano de 1990. Andy Bell e Vince Clarke já vieram ao Brasil 3 vezes, e o Erasure segue em ativa até hoje, apesar de sua popularidade ter diminuído a partir da metade dos anos 90.

Em 1985, ninguém acreditaria que o Erasure, formado por um tecladista tido como arrogante e um vocalista performático e exibicionista, daria certo. Ainda mais que Vince Clarke, o tecladista em questão, foi um dos fundadores do Depeche Mode e abandonou a banda após o sucesso de “I Just can’t get enough”. Não satisfeito, bombou nos anos seguintes com o “Yazoo” (do hit “Don’t go”), mas também não seguiu adiante com a dupla.


O insatisfeito Vince Clarke decidiu então partir para um novo projeto. Após colocar um anúncio em um jornal de música, ele entrevistou 41 rapazes, tentando encontrar um cantor. Mas só aprovou o 42º: era Andy Bell, de personalidade excêntrica, que contrastou perfeitamente com o perfil low profile de Clarke. Ambos formaram o Erasure, que assim como Depeche Mode (nos anos 80) e Yazoo, tinha como base os sintetizadores. Porém, com uma pegada mais pop e dançante. 

O primeiro disco do Erasure, “Wonderland” (1986), não foi bem recebido pela crítica. Vince, já acostumado com o sucesso por conta das bandas anteriores, quase pensou em desistir. A recepção foi melhor no segundo álbum, “The Circus”, que conseguiu chegar ao sexto lugar nas paradas britânicas. Mas foi com o terceiro álbum, “The Innocents”, que o Erasure alcançou o primeiro lugar, com músicas como “A Little Respect”.

Ícone gay 

Vince, sério, ao lado de Andy: sem pudores

A dupla manteve o sucesso nos álbuns seguintes com hits como “Blue Savannah”, “I love to hate you” e uma versão ao vivo de “Oh, L’Amour”.


Os shows do Erasure, cada vez mais performáticos, consagraram Andy Bell, com suas fantasias de penugens e purpurinas, em ícone gay (em 2005, Andy anunciaria que era HIV positivo desde 1998). "Preparem-se para o mais gay de todos os tangos", diz Andy Bell, antes de cantar "I love to hate you". Assista ao vídeo!


Em 1992, decidiram homenagear o ABBA, de quem eram fãs, lançando “ABBA-esque”, com covers do grupo sueco. Segundo os críticos, Bell conseguiu reproduzir perfeitamente as vozes de Frida e Agnetha, as duas musas do ABBA.


Ao longo da década de 90 e 2000, o Erasure lançou 21 discos, entre álbuns inéditos, ao vivo, coletâneas e remixes. O último disco de estúdio foi lançado em 2007, “Light At The End Of The World”.

Em 2009, o Erasure planeja o lançamento de um álbum triplo em homenagem aos 21 anos de “The Innocents”, considerado o 14º disco mais gay da história. No dia 12 de outubro, Vince e Andy também lançam o EP “Phantom Bride”, que inclui uma versão remasterizada da música e remixes de algumas faixas de “The Innocents”, como “A Little Respect”.



FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Andy_Bell_(cantor)

Nenhum comentário: