domingo, 13 de dezembro de 2009

Damien Rice


Damien Rice (Celbridge, 7 de dezembro de 1973) é um cantor, compositor, produtor musical e músico multi-instrumentistairlandês. Ex-integrante da banda Juniper. Embora com poucos álbuns gravados e sem fazer muitos shows por ano, tornou-se mundialmente conhecido com o sucesso "The Blower's Daughter" que integrou a trilha sonora do filme Closer, e com a qual o público brasileiro está familiarizado devido a uma versão em português, intitulada "É isso aí", gravada pelos cantores brasileiros Seu Jorge e Ana Carolina. Além dessa, outras canções de Damien Rice estiveram presentes na trilha sonora de outros filmes e séries para televisão.

The Blower's Daughter

É isso aí

O cantor também contribui em causas humanitárias e ambientais, que inspiram várias composições.Filho de Maureen e George Rice, Damien Rice nasceu em 7 de dezembro de 1973, em Celbridge, no condado de Kildare, no interior Irlanda. Durante a infância, passava longo tempo ao ar livre, em companhia de seu cachorro de estimação e pescando. O contato com a música em casa não era grande, mas seu interesse por música sim.

Desde cedo cantava nos coros da escola e seu interesse foi ainda mais aguçado quando conheceu um namorado de sua irmã que tocava guitarra. O violão foi companheiro de Damien durante um longo período de sua adolescência, e ele passava muito tempo tocando em seu quarto. Tanto tempo de treino e dedicação levaram-no ao seu primeiro conjunto musical.

Em 1991, quando ainda frequentava a escola secundária no Salesian College, formou junto com alguns colegas a banda Juniper. Além de Rice, que na época utilizava o pseudônimo de Dodi Ma, a banda era composta inicialmente por Brian Crosby, Paul Noonam e Dominic Phillips. Nesse período faziam apresentações em eventos e bares locais. Com a chegada do guitarrista Dave Geraghty, a banda modificou seu conceito musical. O trabalho do grupo foi crescendo e eles assinaram contrato com a PolyGram, com previsão de gravar 6 álbuns.

Damien, porém, não permaneceu com a banda tanto tempo para isso, e saiu logo após o segundo trabalho. Os outros integrantes continuaram juntos, formando o grupo Bell X1, dando prosseguimento aos planos traçados, enquanto Damien abria outros caminhos para sua música.

A liberdade de Rice e sua relação com a natureza são características do músico desde sua infância. Ainda menino, por volta dos seis anos, quando saía para pescar no rio próximo à sua casa, Damien observava a natureza, realizava comparações e registrava as alterações que percebia então. Essa preocupação com o ambiente e o modo de vida que acabou assumindo devido ao sucesso crescente, geraram conflitos que ele precisava resolver.

Em março de 1999, Damien Rice deixou tudo para trás mudou-se para a Toscana, na Itália, vivendo de maneira simples e viajando pela Europa tocando e cantando nas ruas e estações de trem, onde conseguia dinheiro para se manter.

No ano seguinte, ele voltou para Dublin, com ânimo revigorado e repleto de idéias novas. Juntou-se, então, a um grupo de músicos (Lisa Hannigan, que compartilha os vocais com ele; Vyvienne Long, que toca piano e violoncelo; Shane Fitzsimons no baixo; e Tomo na percussão), e lançou, em meados de 2002, seu primeiro álbum: O".

Damien Rice cantando no Villa Arconati, em Milão

O CD foi gravado em um estúdio caseiro, com poucos instrumentos devido ao pequeno orçamento – o que justifica o tom acústico que o disco adquiriu. O cantor admite que esperava que o CD não vendesse mais que mil unidades - o que explica a sua surpresa pelo fato de O ter batido a marca de 2 milhões de álbuns vendidos.

Em 2007, Damien Rice e Lisa Hannigan deixaram de trabalhar em conjunto, seguindo cada um o seu caminho profissional. O cantor divulgou uma nota de esclarecimento informando que Lisa não estaria mais presente nos próximos shows, o que foi publicado na imprensa e pode ser encontrado no arquivo do site oficial de Lisa.

Em 2006, Rice lançou seu segundo trabalho, o álbum intitulado 9. O disco, apesar de ter feito menor sucesso que o seu predecessor, ainda conseguiu vender bastante e foi bem recebido pela crítica. O cantor então saiu em turnê pelo mundo.

Depois de anos fazendo shows e colaborações (além de ter tomado um tempo de folga), Damien Rice voltou em 2014 e lançou o álbum My Favourite Faded Fantasy. O disco foi um sucesso de público e crítica.

A música de Damien Rice no cinema

A música "The Blower's Daughter" do álbum "O" foi o tema central da trilha sonora do filme Closer, e foi ouvida em todo o mundo, sendo uma das responsáveis pelo sucesso do CD que vendeu mais de 20.000 cópias apenas no ano de lançamento (2002).


Embora seja a música mais famosa do cantor, não foi a única música dele presente em trilhas sonoras. Do mesmo álbum, a canção "Delicate" foi presença no filme Dear Frankie (2004).

Delicate

Ainda em 2004, a canção "Cannonbal" fez parte da trilha sonora de Em Boa Companhia.

Cannonbal

"Cold Water" esteve presente na trilha de I Am David, (2003), e também no filme A Passagem(2005).

Cold Water

Em 2007, "9 Crimes" foi um dos temas tocados em Shrek Terceiro.

9 Crimes

No início do ano de 2009, o músico esteve no Brasil, onde realizou shows em São Paulo e em Florianópolis, sendo esse último show beneficente, com toda a arrecadação revertida para a Associação Saúde Criança Recontar. A Associação foi fundada em 2008 por Bebhinn Ramsay, amiga de adolescência de Damie Rice.

FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Damien_Rice

Nenhum comentário: